terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Masters of the Universe Classics - Tuskador...

Quando estamos numa fase em que o mundo revira os olhos de contentamento com uma nova linha de figuras de acção que nos diz tanto, não posso deixar de apresentar a minha opinião sobre mais uma figura da maior e melhor linha de Masters of the Universe de sempre.
Claro que estou a habilitar-me a ser achincalhado nas redes sociais pelos mais puritanos coleccionadores de MOTU mas mesmo esses sabem que estou a falar a verdade por isso venham de lá as críticas! Mas pelo menos façam um favor a vocês mesmos e leiam este artigo que não passa de uma opinião pessoal e que irá, com certeza, preencher algumas lacunas de conhecimento que possam existir sobre esta personagem.

Imagem retirada do episódio 31 "Galactic Guardians" da série New Adventures of He-Man

Para quem não se recorda, existiu uma série de animação que, aparece logo a seguir a He-Man and the Masters of the Universe da Filmation, que se intitulava The New Adventures of He-Man. Esta série dos anos 90 teve como objectivo levar o conceito da série animada original para um futuro e com apenas He-Man e Skeletor como referências principais e ignorando praticamente todas as outras personagens e mitologia existente.
A coisa não correu muito bem e a série foi cancelada um ano depois.


No entanto e por muito que os odiosos odeiem, esta série não foi má de todo a trouxe novos conceitos e novas personagens que são uma mistura construtiva, embora bem diferente do que todos estavam habituados. 
Uma das fascinantes e bem conseguidas personagens desta série foi o Tuskador.
Foi uma das personagens que adquiri, na altura, em formato action figure e de que conservo comigo na minha colecção. 
As figuras de acção desta série animada saíram para o mercado também produzidas pela Mattel, mas com um design muito diferente das primeiras figuras de acção de MOTU. Foi uma inovação que também "matou" este novo conceito embora sejam figuras agora muito procuradas por coleccionadores, atingindo preços muito altos nos diversos mercados.


Foi preciso chegarmos a 2015 para que, na colecção Masters of the Universe Classics, aparecesse uma figura de acção de Turskador que realmente fosse digna do seu nome.
Membro dos Galactic Guardians, Tuskador é uma personagem desconhecida e ainda sem biografia atribuída por isso e por enquanto, é um pequeno mistério. Sabe-se que é um guerreiro com semelhanças a Snout Spout, outra personagem que tem parecenças com um elefante, mas que nunca tira a sua armadura ou capacete. Pelo menos nunca o vemos sem o enorme elmo e armadura na série animada.


A figura de MOTUC é qualquer coisa de gigantesco e uma das maiores figuras de toda a linha.
Como seria de esperar os detalhes são assombrosos e baseado no aspecto que a figura de acção original tinha nos anos 90. 
Aqui a articulação é melhor e é uma figura pesada, sólida e com novidade como a capacidade de poder tirar o elmo.


Sem o seu enorme elmo dourado, Tuskador assemelha-se a um astronauta russo de feições austeras e com uma espécie de gorro interior que lhe protege a cabeça.
As presas aqui são gigantescas e seguram mesmo qualquer figura de acção da linha que se atreva a aproximar-se. 
Nas costas existem presas mais pequenas que podem ser substituídas pelas maiores para lhe dar um ar mais pacífico e descontraído...se é que isso é possível numa figura tão grande.
Este Tuskador é mesmo maior do que o Ram Man que saiu nesta colecção anteriormente e quando digo maior é mesmo em altura e largura. 
É uma figura mesmo grande. 


As presas mais pequenas podem ser armazenadas nas costas da figura enquanto está a usar a maiores.
Com a figura vem também a arma, que pode ser armazenada no cinto numa argola que tem para esse efeito.


No geral Tuskador é uma figura que não passa despercebida numa colecção e que enche de orgulho qualquer coleccionador de figuras de acção. Os detalhes, a pintura, a atenção a certos pontos são o que fazem desta enorme figura uma das minhas favoritas da colecção MOTUC Galactic Guardians.
Esteve à venda em novembro de 2015 e foi a última figura de New Adventures of He-Man que saiu nesta linha produzida pela Mattel e integrada no Collectors Choice Oversized Figure.

Sem comentários: