sábado, 8 de agosto de 2020

Star Trooper - Laser Workbot I

Existem uma infinidade de colecções de figuras de acção fabricadas na China, nos já míticos anos 90, que é praticamente impossível de conhecer na totalidade. Já aqui no meu blogue tenho apresentado algumas das mais bizarras colecções de ficção cientifica e fantasia, que as diversas fábricas orientais nos presentearam.
Algumas são boas colecções e apelam à nostalgia, seja ela a nostalgia infantil de brincar com figuras deste género, seja a nostalgia das séries de ficção cientifica ou as diversas bandas desenhadas com aventuras espaciais e seres extra terrestres e extra dimensionais, que sempre popularam nas bancas de jornais ou papelarias e que nos levavam para tão longe na imaginação.


Os nomes destas colecções foram sempre muito sugestivos e cheios de uma imaginação limitada, embora a palavra Space ou Dungeon esteja quase sempre presente e a figura que apresento hoje aqui e que é apenas a primeira de uma colecção de três, é um excelente exemplo do que acabei de descrever. Sendo assim a Colecção Star Trooper aparece no mercado pela New-Ray Toys em 1995 e é constituída por figuras articuladas com tratamento cromado e que aparentam ser uma espécie de conquistadores e guerreiros espaciais cujo objectivo é obscuro e que se rodeiam de acessórios ainda mais estranhos. Penso que existe uma divisão entre heróis e vilões mas como não existem praticamente nenhuma informação ou imagens desta colecção específica, só consigo supor uma história observando os desenhos que são apresentados no blister desta figura que aqui apresento.


Supostamente estes Star Troopers (o logótipo é uma cópia quase descarada de Star Wars) tinham ajudantes que eram nada mais que pequenos Laser Workbots, que os ajudavam nas mais diversas tarefas. Este primeiro robô, para além de ter detalhes que raramente vi numa colecção "Made in China" dos anos 90, vem com a característica de cor cromada e metalizada e aparenta ser o equivalente a uma escavadora/perfuradora por tem uma pá um um prumo que aparenta estar pronto para desfazer qualquer pedaço mais resistente de material.


O melhor de tudo é que estes Laser Workbots são movidos a corda.
O movimento é muito mecânico e cómico e é mais uma característica que os torna ainda mais precisos e perfeitos.


Os braços são articulados e são as únicas peças, para além do vidro frontal, que não tem pintura cromada. A semelhança com pequenos sáurios é grande, embora ache que têm muito de insecto devido principalmente às cores.
Só me lembro do Zoids quando olha para estes Laser Workbots e embora não tenham nada , o movimento que fazem ao andar é muito semelhante.

Sem comentários: