sábado, 3 de fevereiro de 2018

Masters of the Universe - Gregos Thomas/Pogo Minifigures (Lego like figures)...

Nunca em tempo algum me passaria pela cabeça que iria possuir uma colecção de figuras Lego dos Masters of the Universe.
Como coleccionador e conhecedor destes meios, nunca pensei que a Lego fosse fazer uma colecção assim só porque algumas centenas de pessoas até gostariam que isso acontecesse. 
Tal coisa nunca aconteceu e duvido que aconteça em breve.
No entanto, devido principalmente à quantidade enorme de séries e peças Lego existentes, alguns costumizadores depressa começaram a apresentar figuras e ideias, que poderiam passar por boas alternativas das personagens de MOTU nas sua versão Lego. Usando peças de várias linhas, foram aparecendo, principalmente nos ultimos anos, versões mais ou menos bem concebidas das personagens mais conhecidas e icónicas como He-Man, Skeletor, Sorceress, entre outras (algumas já apresentadas aqui neste blogue)

Em 2014, Gregos Thomas um designer francês resolve fazer a sua versão do que seria uma colecção de mini figuras Lego de Masters of the Universe. O design era arrojado, diferente, mas captava toda a essência das personagens mais significantes. O artista deu-se ao trabalho de criar o pequeno catálogo desdobrável que costuma vir nas saquetas das colecções Lego, como se estas já fossem uma realidade.

 
Gregos Thomas "Lego" MOTU figure sheet

O seu trabalho foi tão bem feito que enganou meio mundo e de repente, todos pensaram que a Lego tinha finamente perdido a cabeça e iria começar uma linha de mini figuras com 16 personagens.
As redes sociais estavam ao rubro com artigos atrás de artigos sobre estas figuras e sobre quando iam sair, ou se era mesmo verdade que a Lego iria lançar uma colecção tão bombástica para os coleccionadores de MOTU.
Depressa se soube a verdade, mas a esperança é sempre a última a morrer.

No entanto, e ao mesmo tempo a ideia foi esmorecendo naturalmente mas sem nunca ser realmente esquecida, um costumizador (ou equipa de costumizadores) da cidade de Zhejiang, na China, conhecido apenas por POGO, resolve por mãos à obra e fazer destas figuras uma realidade. Usando os seus dotes como escultor, deu-se ao trabalho de fazer de raiz peças que a Lego não tinha para copiar. Foram precisos 2 meses e meio para conceber moldes novos para estas novas ideias e peças exclusivas.
O resultado aparece em Novembro de 2017 com as primeiras imagens publicadas das figuras, que correram as redes sociais e os principais sites e blogues de notícias sobre brinquedos e coleccionismo, que depressa voltaram a inflamar os corações dos coleccionadores de MOTU e até os mais fieis Lego collectors, um pouco por todo o mundo.



A colecção de 16 figuras aparece nos mercados alternativos e é sobre estas personagens genialmente concebidas por Gregos Thomas e POGO, que apresento aqui como coleccionador de brinquedos e principalmente, como grande fã de Lego e de Masters of the Universe.

 Ram-Man

 Faker

 He-Man

 Skeletor

 Sorceress

 Teela

 Tri-Klops

 Zodac

 Evil Lyn

 Man-At-Arms

 Mer-Man

 Trap-Jaw

 Man-E-Faces

 Beast Man

 Stratos

Os sonhos tornam-se realidade nesta série espectacular de figuras MOTU.
Os detalhes são muito bem pensados e a pintura, tirando um ou dois locais mais complicados é de louvar. Atenção que não são figuras perfeitas, faltam detalhes como os Jet Packs de Stratos, uma capa para Skeletor, mais duas faces para Man-E-Faces, olhos para Tri-Klopse principalmente armas para Trap Jaw.
Mesmo assim este é um marco na história da linha de Masters of the Universe. Podem não ser oficiais, mas são dignas de qualquer colecção.

Em conversa com Gregos Thomas, fiquei a saber que continua a "inventar" e a desenvolver outras características para as figuras, embora para ele próprio e não para comércio, pois segundo me disse, estas criações foram apenas por lazer. 
O Gregos cedeu-me gentilmente as seguintes imagens, inéditas até à publicação deste artigo, do que acha que devia ser o blister para estas figuras e como deveriam ser comercializadas para os coleccionadores de MOTU.

Imagens cedidas por Gregos Thomas, da sua concepção para um Blister de Lego Masters of the Universe, se algum dia fossem comercializadas pela marca.
Atenção: estas imagens são apenas de arte conceptual.

Em jeito de conclusão, Grego Thomas e POGO, deram um passo que penso ser histórico na realização de algumas ideias para Masters of the Universe. Todos os fãs de Masters of the Universe, pelo menos os que eu conheço, estão pasmados com a perfeição e possibilidades apresentados nesta colecção de 16 mini figuras. 
Será isto suficiente para que a Lego encontre entusiasmo para avançar com uma linha de MOTU?
Não creio...mas ainda não desisti de sonhar.

Sem comentários: