terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Cadernetas - Super Animais 2 do Pingo Doce...Vida Marinha...

Depois de nos trazer logo no principio de 2017 a colecção de cartas coleccionáveis sobre animais, o Pingo Doce apresenta-nos, alguns meses depois, mais uma colecção de cartas sobre animais.
Desta vez, com a colaboração do Oceanário de Lisboa, uma colecção de 120 cartas sobre vida marinha que podem ser reunidas no Grande Álbum do Mergulhador. A colecção é totalmente didáctica e virada para os mais novos, com informações válidas e cientificamente correctas. Informação que pode ser usada por miúdos e graúdos.


Como disse anteriormente, quando mostrei aqui a primeira colecção, falar destas colecções Pingo Doce, depois de terem terminado e tendo em conta que praticamente toda a gente tem estas colecções e cartas e mais cartas lá por casa é um pouco inglório mas, como se trata de uma colecção original e digna de nota, aqui vai o registo da mesma e a minha opinião sobre a mesma.
Mais uma vez, este Grande Álbum do Mergulhador é um álbum solidário e que o comprou contribuiu com 0,20€ para projectos de conservação do Oceanário de Lisboa.

 Folheto da colecção apresentada nos supermercados

O álbum é apresentado novamente pela Rita, a personagem exploradora do álbum anterior que nos leva ao mundo marinho com a ajuda do Vasco, a mascote do Oceanário de Lisboa.
As cartas têm muitas informações sobre os animais marinhos que apresentam e como não podia deixar de ser, existem algumas que são especiais e apresentam texturas, brilham no escuro ou com outras características destes animais representados.


Desta vez a colecção também é subdividida por temas como Oceano Global, Oceano Atlântico, Oceano Antárctico, Oceano Pacífico e Oceano Índico. Cada separador vem com informações sobre os peixes, curiosidades científicas, jogos e ideias para fazer em casa com materiais recicláveis.


O melhor desta colecção, como na colecção anterior, não é uma maquina de sons mas uns óculos em cartão que permite encaixar um smartphone e viver uma aventura virtual. Existem cartas com um símbolo de uns óculos que vão permitir vermos certos animais naquele mundo virtual. Não dá para todos os telemóveis mas é uma excelente ideia (embora a ideia do animalphone, que veio na colecção anterior, seja para mim a melhor ideia de sempre!!)


Os Óculos são em cartão e têm de ser montados de acordo com as instruções anexas ao pacote onde vêm. Como não tenho um desses modernos Smartphones não consigo mostrar aqui o efeito virtual e penso até que não seria possível fotografar tal coisa de modo a poder mostrar. No entanto e agregado a esta bónus vem uma aplicação para tablets e telemóveis que dão uma pequena ideia de como pode ser essa experiência...é só procurar na App Store.


A colecção acabou oficialmente em Outubro de 2017 e foi uma iniciativa de louvar. Tanto no sentido pedagógico, como cultural e no meu entendimento fez crescer ainda mais a sede de coleccionismo em pessoas que já não ligavam a estas "coisas" dos brinquedos e cromos coleccionáveis e que se adivinha proliferarem neste novo ano. Venham mais iniciativas destas, mais colecções para aprender e não só...coleccionar faz bem!

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigado por partilhar a sua caderneta. Os meu filhos adoraram a colecção. Infelizmente a caderneta não passou o teste das brincadeiras cá em casa e agora para completarmos novamente a caderneta na aplicação para telemóvel é possível usar as imagens que estão publicadas no blog.

Parabéns pela sua iniciativa. E concordo que esta colecção e outras do pingo doce foram super educativas. Que venham mais!