domingo, 4 de abril de 2021

PVC - Kinas Euro 2004 de 10cm...

Esta é, mais uma vez, uma daquelas curiosidades raras que vão aparecendo na minha colecção de tempos a tempos e está, por acaso, até trás algumas recordações.
Já aqui tinha falada da colecção de figuras de PVC do Kinas (para quem não se recorda, esta personagem foi a mascote portuguesa do Campeonato Europeu de Futebol em 2004 que se realizou em Portugal), colecção essa de 4 figurinhas do boneco em diferentes poses e fabricada em por cá na Maia Borges.


O que nem todos os coleccionadores sabem é que existe uma versão desta figurinha com 10cm de altura e que era vendida numa caixinha oficial do Euro 2004 e que não é muito fácil de apanhar em bom estado.
A figura está numa pose que é uma cópia de uma das poses das figuras mais pequenas e que eu conheça, só existiu esta versão ampliada e não as outras.


Como não podia deixar de ser esta é uma figura muito bem feita, com bons detalhes e que representa na perfeição a mascote portuguesa do Euro.
Sei que existem ainda uns bonecos de peluche que são muito difíceis de encontrar e muito caros, principalmente nos mercados internacionais.
Nunca fui grande adepto de clubes de futebol mas o Kinas e o Euro 2004 ficarão para sempre na minha memória como uma grande festa. Nessa época trabalhava nos Restauradores, em Lisboa e ver todos os cafés, explanadas e quiosques cheios de adeptos dos diferentes países foi algo que, estou em crer, não veremos tão cedo.


Sem comentários: