quarta-feira, 14 de junho de 2023

Leituras do Best - Masters of the Universe Vol. 7 "Die Entführung der Burg der Zeitlosen"....

Todos os coleccionadores de brinquedos, sejam Masters of the Universe ou não e que leem o meu blogue, de certo que têm acompanhado as minhas análises a esta colecção de história alemãs em banda desenhada.
Recuperadas magistralmente dos anos 80 pela Retrofabrik, estes volumes têm sido uma descoberta enorme de histórias, informações e arte que desconhecia totalmente.


É finalmente o momento de apresentar aqui o último volume desta colecção que considero essencial a qualquer coleccionador de Masters of the Universe que queira saber mais e conhecer outras aventuras de He-Man e dos seus companheiros lendários.
Neste volume, intitulado "Die Entfürhrung der Burg der Zeitlosen" (O Rapto do Castelo Intemporal), voltamos a uma Eternia cheia de detalhes e mistérios que, pela mão de Joan Escandell representa os textos de Michael Mann em aventuras cheias de emoção e imaginação.


As seis histórias aqui apresentadas vêm mostrar o que existe de diverso neste universo tão familiar e apresentam uma enorme diversidade de eventos, personagens, veículos e locais que não encontramos na maior parte das histórias de banda desenhada de Masters of the Universe, como aliás já tinha acontecido nos volumes anteriores.


Este volume começa com "Ataque a partir das Fundações" onde Skeletor engendra um plano para atacar o Castelo de Grayskull a partir das suas fundações misteriosas com a finalidade de roubar a poderosa Ophyria, o cristal que encerra muita da magia de sabedoria de Grayskull.



Segue-se uma história mais introspetiva com "Na boca do Vulcão" onde He-Man é obrigado a correr contra o tempo para evitar uma catástrofe que poderá acabar com a vida em Eternia. 


Em "A Invasão dos Xyks" uma nave espacial aparece nas imediações do palácio e o que trás no seu interior poderá ser o fim da vida em Eternia...se Orco não aparecesse para salvar o dia!


Como não podia deixar de ser, os planos malignos de Skeletor são sempre muito imaginativos. Desta vez em "Sob o feitiço das Bolhas do Diabo" a sua imaginação vai mais além e quase consegue o seu objectivo de conquista e destruição.


Hordak é uma presença permanente nestas ultimas histórias e regressa neste volume e em pleno com "No jardim de aromas diabólicos". Uma história deslumbrante e cheia de imaginação com arte sublime e uma dinâmica de acção espectacular.


A última história é a que dá nome a este volume. 
"O Rapto do Castelo Intemporal" é uma das histórias mais fortes e chocantes deste volume.
Skeletor usa um feitiço antigo para deslocar o Castelo de Grayskull, arrancando-o do seu local de origem e enviando-o para a sua destruição


Durante a leitura destas aventuras e dos respectivos artigos no começo de cada capitulo, somos levados para as razões, motivos e desafios do que foi restaurar estas histórias, do contacto com os autores ainda vivos destas aventuras e somos ainda brindados com pequenas pistas do que poderá ainda vir por aí referente a Masters of the Universe ou a algo semelhante. 
Posso estar enganado mas, seria muito bom que as New Adventures of He-Man fossem também alvo de um tratamento semelhante ao investido nestes sete volumes preciosos de banda desenhada alemã.
com o final da revista Masters of the Universe da Ehapa Verlag, ainda foram editadas algumas histórias no universo de New Adventures e eu, como fã incondicional de He-Man, quero ver essas aventuras publicadas!
Seria bom!


O volume sete vem ainda com grandes surpresas.
Para além da galeria de arte, que mostra o processo de criação da capa deste volume por Esteban Maroto, vem ainda com uma biografia do autor e reproduções dos posters e capas dos diversos volumes das revistas originais destas edições alemãs.


As surpresas finais são duas e das mais interessantes.
O capitulo três é dedicado ao restauro e desafios encontrados na produção destes volumes.
As escolhas feitas, as pequenas alterações de arte e cores que tornaram esta colecção no que é e que será por muitos anos para os grandes admiradores de banda desenhada dos anos 80 e de Masters of the Universe.


O quarto e último capitulo brinda-nos com as reproduções das histórias curtas que vinham na revista Mickey alemã que era, na altura, a revista mais vendida na Alemanha.
Estas histórias curtas era mais simples mas tinha também a arte de Joan Escandell, acabando sempre com um desafio para os leitores. Estas histórias tinham como objectivo fazer publicidade à revista Masters of the Universe que a editora Ehapa Verlag também editava.
São um pequeno tesouro com que nos brinda a Retrofabrik no final deste volume. 



No geral, esta é uma grande, grande colecção de banda desenhada de um só tema.
É uma recuperação luxuosa de histórias que não viam o mercado editorial desde os anos 80 e fruto de um esforço titânico de uma equipa extraordinária e dedicada a Masters of the Universe.
Eu como coleccionador e aqui falo apenas por mim, quero agradecer a toda a equipa da Retrofabrik o empenho e sobretudo a coragem de pegarem num projeto desta envergadura que satisfez, claramente os seus desejos e objetivos.


Este volume vem com um pequeno folheto que promete uma caixa arquivadora especial para esta colecção e que estará disponível, assim como todos estes volumes, no site da Retrofabrik em breve!
Trata-se de uma última excelente ideia da editora para conservar e valorizar esta colecção.
Ler este volume em alemão não foi difícil, hoje em dia com os excelentes tradutores e aplicações quase podemos até atribuir vozes diferenciadas a cada uma das personagens.
Este é um volume com 150 páginas, em alemão e encadernado em capa dura pela Retrofabrik (2023)

Danke Retrofabrik für die Gelegenheit und Mühe.
Du hast die Kraft!!


Quanto a mim, espero ter noticias de mais aventuras de He-Man, pela Retrofabrik, em breve...

A colecção completa!