terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Masters of the Universe Revelation - Andra...

A última série animada de Masters of the Universe, intitulada Revelation, introduz uma personagem que tem provocado alguma controvérsia e indignação aos coleccionadores e fãs da linha de brinquedos.
Logo no segundo episódio, Teela é acompanhada por uma estranha companheira enquanto procura uma relíquia mágica numa Eternia que perde a magia a pouco e pouco.


Andra apresenta-se como uma mercenária, com algum jeito para o fabrico e invenção de armas e gadjets, e que junta uma vontade e curiosidade que rivalizam com a Teela.

Andra na série Masters of the Universe: Revelation

Não se conhece muito bem a origem desta nova personagem mas, no fundo, não é uma personagem assim tão nova pois, existe uma Tenente Andra que aparece nas histórias de banda desenhada de Masters of the Universe da editora Star Comics, mais precisamente no número 9 da revista e na história "The Hate Stones" de 1987. (Os fãs portugueses podem encontrar esta história do número 25 da revista He-Man and the Masters of the Universe da editora Abril, 1988.)

A Tenente Andra ao lado de Teela numa das vinhetas das páginas de "The Hate Stone" 

Na história, Andra é amiga de Teela, chegando mesmo a servir juntas na academia de Eternos e acaba promovida pelo Rei Randor. Quando Hordak decide atacar Eternia, Andra acaba por salvar Adam e Teela em diversas ocasiões provando o seu valor e ajudando na destruição da nave de Hordak.
Depois desta história, onde teve grande protagonismo, Andra aparece em outras histórias (nos números 11 na história "Whose enemy am i anyway? " e no número 12 em "Lifetime, part 1" da mesma revista, e como personagem secundária e sem relevância.)

Página do comic Injustice vs Masters of the Universe, onde Andra luta contra Teela.

Andra aparece ainda na mini série Injustice vs Masters of the Universe onde se junta a Faker para governar Eternia...não chega a ser revelado o que lhe acontece depois da derrota do vilão.
A personagem é ainda mencionada na biografia de Karg, na colecção Masters of the Universe Classics, como Tenente Andra, sendo responsável pela sua derrota e prisão.


Esta Andra, que aparece na série MOTU Revelation, para além de pertencer a uma raça diferente, não tem a sua origem revelada mas é uma personagem secundária de grande importância e que no final é até promovida a Man-At-Arms de Eternos pelos serviços prestados na Batalha de Grayskull.


Como muitos coleccionadores estavam à espera, Andra acaba por ter uma figura de acção nesta linha MAsterverse: Revelation.
É uma figura muito boa, principalmente porque é novidade.
Embora se apresente como uma figura simples, Andra pode ser exposta de duas maneiras.
A versão escondida, que é o aspecto que tem quando entra no covil de Stinkor, com capa de capuz e máscara de gás, ou simples e sem capa como se apresenta na maior parte do tempo em que aparece na série.


A articulação é espectacular, como já estamos habituados nas figuras desta linha.
Andra vem sem acessórios mas trás 2 pares de mãos, uma cabeça com máscara, um efeito de disparo e a capa negra que é em tecido.


Esta é mais uma figura que, até ao dia da publicação deste artigo, nunca apareceu no mercado português.
Na série e uma das personagens principais e no final da primeira temporada a sua importância é elevada pela sua promoção. 
Acho que Andra ainda vai surgir mais vezes na série animada e no universo de MOTU!