sábado, 19 de março de 2022

Masters of the Universe Origins - Battle Armor He-Man...

Este é o primeiro conjunto Deluxe da linha Masters of the Universe Origins e não podia ser melhor!
O Battle Armor He-Man sempre foi um favorito e esta versão vem com grande novidades e particularidades que podem ou não ser bastante relevantes, numa colecção que pretende ser um revivalismo melhorado da colecção de figuras originais dos anos 80!


Em arte, um revivalismo é uma tendência estética que "imita" o cânone clássico ou seja é uma intenção de reviver ou restaurar formas, estilos ou mesmo ideias que pertencem ao passado.
Este é um fenómeno estético e artístico recorrente e que, quando acontece é normalmente aplicado à época em que surge evoluindo naturalmente mas mantendo a forma e o estilo. É neste revivalismo que a estilo evolui e se converte em novas formas que, embora mantenham o mesmo aspecto vão-se reinventando naturalmente. 


Neste conjunto especial marcado como Deluxe, voltamos ao Battle Armor He-Man em grande estilo.
A figura é basicamente o que poderíamos esperar de uma figura normal da linha Masters of the Universe Vintage com com design da sua Battle Amor ligeiramente modificado e adaptado.


Rezam as lendas que, sempre que é necessário, o Poder de Grayskull adapta-se e concebe ao escolhido os diferentes meios para combater o mal.
A Battle Amor é uma dessas adaptações, no entanto existem histórias que contam que foi Man-At-Arms que inventa esta armadura para dar mais proteção ao herói de Eternia. Esta armadura tinha o poder de se auto reparar se fosse atingida por qualquer arma sendo que, no início era apenas vulnerável a metal que contivesse prata. Esta fraqueza foi depois resolvida quando Duncan adicionou um raro cristal das Cristal Mountains que a tornou verdadeiramente invulnerável.
No entanto He-Man aprendeu a controlar o Poder de Grayskull e juntamente com a sabedoria dos Anciãos de Eternia consegue sempre invocar as adaptações necessárias a ambientes, situações e ameaças.


Este He-Man vem com uma armadura funcional, que vai apresentando várias modificações de "estrago" assim que a armadura é pressionada ou atingida com algum golpe, tal como acontece com a sua antecessora vintage.
O design é mais amaciado e a "janela" de armadura é muito menor que a original, o que torna o aspecto geral mais atarracado perdendo-se assim a estética peitoral e até o próprio logótipo é menor e atarracado causando uma certa impressão de ideia apressada e mal pensada.
Reconheço ainda que, devido ao encaixe dos braços, que aqui é diferente do vintage, não foi possível fazer esta característica com uma janela maior.
O mecanismo funciona muito bem em ambas as direções e a nostalgia está presente em grande força mesmo assim.


A figura vem com uma cabeça diferente, como se vê nas fotos. A escultura é diferente e apresenta uma expressão que pode ser usada em qualquer figura do He-Man. No entanto este conjunto trás também uma cabeça com escultura original que apresenta a face do He-Man como apresentadas nas figuras dos anos 80.


A espada e o machado não podiam faltar neste conjunto e embora o design destas armas seja o mesmo, podemos contar outra vez com uma meia espada como aconteceu com o primeiro He-Man...o que é uma pequena desilusão!


Uma das grandes inovações deste design da Battle Armor é que se lembraram do armazenamento da espada nas costas da personagem. Ficou muito bom e quase não se nota no geral do desenho da personagem.


No final, para além da mão esquerda fechada em punho que permite à figura segurar armas com as duas mãos e para grande surpresa dos coleccionadores, é incluído neste conjunto um raio ou efeito de explosão, brilho, ou que lhe queiram chamar, que se encaixa na espada com facilidade permitindo uma espécie de efeito especial de energia.


A ultima surpresa é o mini comic que vem com esta figura e que é exclusivo deste Battle Armor He-Man e do Battle Armor Skeletor.
A história chama-se "Battle Armor Reborn" e a versão que apresento aqui é a Europeia que vem sem balões de história, como acontece com os outros mini comics já apresentados em figuras Origins aqui no blogue.


A arte desta história continua excelente e é um grande complemento para esta figura.
Conseguir este conjunto por cá não é fácil embora existam ainda algumas lojas da especialidade com estas figuras ainda em venda ou que podem ser adquiridas por encomenda.

Arte de Axel Gimenez presente no backcard da figura 

O Battle Armor He-Man pertence à série 3 de Masters of the Universe Origins e veio para o mercado em 2021.