segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Leituras do Best - Los Arquivos de los Masters Vintage Vol.1...

Existem livros que são mesmo essenciais aos coleccionadores de figuras de acção.
Existem livros que, se não fosse pelas suas páginas cheias de informação, nunca saberíamos o que tínhamos nas nossas colecções ou até saberíamos mas sem qualquer prova ou justificação da informação que ouvimos ou que soubemos, só porque falámos com este ou aquele coleccionador ou lê-mos em algum lado.
Existem livros incontornáveis...este não é um deles!


Los Arquivos de los Masters Vintage é um livro modesto, com 301 páginas, só de imagens e muito pouco texto e que apresenta merchandise e figuras de acção vintage que estiveram disponíveis no mercado nos anos 80.
A intensão deste livro de Masters of the Universe seria informar com imagens de arquivo e no entanto é um trabalho mal feito, sem contexto e completamente descabido quando existem no mercado outros livros com muito boa informação sobre o tema e que torna este livro da Force Books, editora  responsável pelo espectacular volume "Yo Tengo El Poder", num livro evitável.


Pode ser estranho estar a escrever sobre este livro de uma forma tão crítica mas o que se passa neste volume é quase um crime.
O livro começa com uma breve apresentação e passa logo às imagens dos blisters e das figuras de acção correspondendo a todas as séries básicas da colecção Masters of the Universe.
Tudo começa bem mas para os coleccionadores atentos logo se detetam erros nas fotos.


Para começar nesta primeira parte, as fotos são de blisters aleatórios e de vários países, com figuras variantes e que depois são apresentadas fora do blister, como se espera. No entanto acontece que muitas destas figuras, para além de estarem e muito maus estado, não são as que estão dentro dos blisters apresentados. Na maior parte não estão apresentados todos os acessórios correspondentes às mesmas. 
Só por este facto é um livro a evitar por coleccionadores que não têm os outros livros em que se basear para completar as suas colecções.


Depois desta secção desastrosa, que ocupa mais de metade do livro e que nem sequer menciona todas as figuras, somos brindados com algumas surpresas na forma de fotos publicitárias que como coleccionador nunca tinha visto anteriormente.
Apresentam-se ainda figuras Knock Off e Bootlegs, artigos de revistas e fotos de catálogos espanhóis, fotos de outros tipos de merchandise, capas de livros para colorir entre muitas outras curiosidades conhecidas e não só.
Penso que estas ultimas páginas são a verdadeira salvação deste livro.
No entanto e depois de tantas páginas apresentadas com figuras em blister, como é que se explicam que estas fotografias, que foram retiradas de arquivos principalmente americanos, sendo o resto das fotos de merchandise, publicidade, assim como outros artigos sejam estritamente espanhóis?


Não se compreende que se apresentem, numa altura que que existem milhões do fotografias em diversos blogues e em sites da internet, fotos de figuras incompletas e com falta de acessórios.
Este foi um livro com uma intensão obviamente gráfica, para mostrar...infelizmente este trabalho de arquivo, como o próprio livro indica no seu título, foi muito mal reunido.
Como escrevi anteriormente, o que salva esta edição é mesmo a parte final com as fotos publicitarias dos artigos e que até à data nunca tinha visto.


Este é uma edição The Force Books, em venda no próprio site da editora, com 301 páginas em muito bom papel. Trata-se apenas do primeiro volume deste arquivo e estou com esperança de que esse segundo volume salve os "arquivos".

Sem comentários: