quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Leituras do Best - Masters of the Universe Vol. 1 "Das Buch des Bösen"...

A Retrofabrik surpreende mais uma vez!!
Esta é uma leitura obrigatória para qualquer grande fã de Masters of the Universe.
Em 2020 a editora põe no mercado alemão um dos mais significativos álbuns de banda desenhada de sempre, com pranchas e cores recuperadas, das edições alemãs dos anos 80 referentes às edições da Interpart.

Agora, o poder está de volta e a Retrofabrik apresenta o primeiro de sete volumes, que vão proporcionar aos fãs espalhados pelo mundo, as aventuras em banda desenhada de He-Man e dos Masters do Universo, das edições Ehapa Verlag.
Cada volume terá 3 edições da revista Masters of the Universe que foi publicada em 1987, apenas para o mercado alemão.


Neste primeiro volume intitulado "Das Buch des Bösen" (O Livro do Mal), poderemos acompanhar as aventuras dos três primeiros números desta revista dos anos 80, numa edição de luxo em capa dura e com capa original, elaborada propositadamente para esta edição por Estaban Maroto e Karsten Klintzsch, numa parceria que nos deu mais uma obra original referente a Masters of the Universe.


Aqui teremos histórias desenhadas por Juan Escandell, com cores de Carlos e argumento de Michael Mann. Pode causar estranheza uma publicação alemã ter artistas espanhóis mas em 1987 os estúdios autorizados mudaram-se para Espanha e foi assim, aproveitando artistas espanhóis, que se produziram estas edições para o mercado alemão com arte única e aventuras originais e inéditas até então.


Como escrevi acima, este primeiro volume reproduz os primeiros três números da revista e inclui até a pequena introdução editorial às histórias.
A primeira história "Das Buch des Bösen" é a história que dá o nome a este volume e apresenta o inicio das aventuras em banda desenhada deste álbum histórico e conta como Skeletor chega acidentalmente à posse de um livro poderoso que pode trazer muitos problemas...


Segue-se a segunda história intitulada "Im Hagel der Meteore!" (Chuva de Meteoros!) que apresenta as personagens Stonedar e Rokkon e o povo Meteoro, numa aventura com uma dinâmica pouco comum para os anos 80.


O segundo número da revista com a história "Der Flush Der Flegenden Furien" (A Maldição das Fúrias Voadoras) vem com arte fantástica, grandes cenários, locais mágicos e protagonistas bem conhecidos, como os Snake Men...


Na segunda história "Im Wahn der Wünshe" (No delírio dos desejos)  He-Man e os guerreiros heroicos enfrentam Hordak, que surge aqui como vilão pela primeira vez e sem qualquer referência a Etheria ou a She-Ra...


A terceira revista começa novamente com Hordak como vilão em "Im Bann des Schattennarren" (Sob o encanto do Jogral das Sombras) e vai levar He-Man e Orko a um desafio sem precedentes...


A ultima aventura em banda desenhada deste volume 1 de Masters of the Universe intitula-se "Hordaks Teuflische Falle" (A Armadilha diabólica de Hordak) e os principais heróis são Teela, Man-At-Arms e He-Man que enfrentam o poderoso Monstroid...


O final do livro é preenchido por um segundo capitulo que é uma galeria de capas e posters que vinham com estes primeiros três números, incluindo alguns dos passos da criação da nova ilustração para este primeiro volume.


Existe muito mais informação neste volume que deixo para descobrirem porque, desta vez, o livro pode ser vendido para todo o mundo e está disponível para aquisição no site da Retrofabrik, onde podem até escolher a capa que mais agrada para este primeiro volume.


Esta é uma obra extraordinária com aventuras inteligentes e arte fora do comum.
Quero agradecer à Retrofabrik, em nome de todos os fãs de Masters of the Universe Portugueses e a oportunidade que me proporcionaram de mostrar em primeira mão e em Portugal, a existência deste volume espectacular.
Vielen Dank Retrofabrik, viel glück für dieses projekt.

Sem comentários: