sábado, 20 de março de 2021

Masters of the Universe Classics - Snake Mountain...Evil Stronghold of Skeletor...

Colecciono Masters of the Universe Classics desde o início. 
Quando a colecção surgiu em 2008, por cá era tudo apenas um rumor que podíamos ver na extinta revista Toyfare que trouxe, às poucas tabacarias que a importavam, uma visão única do mercado do Adult Collector que se vive ainda e cada vez mais nos Estados Unidos e restante Europa.
Não quero com isto escrever que em Portugal não se vive o Colecionismo Adulto da mesma maneira, no entanto basta visitarmos um qualquer hipermercado para vermos que o que por lá se vende é tudo muito direcionado para as crianças muito mais pequenas e pouco tem para o coleccionador português avido de novidades e de produtos que, lá fora, existe até em copiosas quantidades e por todo o lado.

Recordo-me que a primeira figura Masters of the Universe Classics que tive, penso que em 2009, foi o Mer-Man e meses depois o agora precioso Scare Glow. Depois disso foi uma autêntica enxurrada de aquisições com figuras a chegar em espaços por vezes demasiado longos. 
Quando, depois de adquiridas mais de 100 figuras desta série a notícia do lançamento do Castelo de Grayskull apareceu nas redes sociais, o mundo do colecionismo tremeu de tal forma que pensei que nunca conseguiria ter um para a minha colecção. No entanto hoje tenho um Grayskull Classics e é uma obra prima, continuando a ser o melhor playset de sempre.
Foi preciso chegarmos a 2019, já numa era em que a Mattel tinha cedido a colecção Masters of the Universe Classics à empresa Super 7 e que a própria Super 7 se preparava também para abandonar a linha e seguir com uma linha diferente, que Aparece o rumor, tornado quase imediatamente oficial, do lançamento da Snake Mountain. 
Confesso que fiquei de queixo caído com os protótipos mostrados nas feiras de brinquedos americanas de um playset gigantesco e que prometia ser muito mais caro do que qualquer coisa que eu alguma vez tivesse adquirido com MOTUC. O Castelo de Grayskull tinha sido uma loucura de preço em 2013 e esta montanha enorme estaria de certeza muito para lá das minhas possibilidades.
Não fiquei muito triste tendo em conta a quantidade enorme de figuras Classics que tinha já na minha colecção mas, um coleccionador é um bicho único e de gostos e ambições muito voláteis e impossíveis. Fiz um contacto com um fornecedor português e arrisquei a compra!
A Snake Mountain atrasou-se um ano e meio...
Felicidade total pois o tempo deu-me alento e consegui economizar para comprar esta maravilha do colecionismo de Masters of the Universe.

Mas, e ainda antes de passar à minha opinião sobre a Snake Mountain desta colecção de Masters of the Universe Classics, convém situar a fortaleza na história de Eternia.
Segundo a biografia que vem com este Playset, a Snake Mountain ergue-se nos confins do hemisfério Negro de Eternia. Iluminada pelo brilho sinistro das Cataratas de Sangue, um dos picos encontra-se rodeado pelos anéis petrificados do corpo de Serpos (antigo Deus Serpente) enquanto a face do demónio Ka se encontra gravada na outra face. Local de imensas armadilhas e perigos esta foi uma fortaleza que em tempos serviu como templo ao King Hsss e aos Snake Men e esteve abandonada durante gerações depois de Hsss ter sido banido.
Poucos tiveram a coragem de se aproximar do local e ninguém teve a ousadia de lhe chamar casa até à chegada de Skeletor. Com Evil Lyn do seu lado, o Senhor da Destruição reclama a Montanha para si e usa os roubados Golden Disks of Knowledge para descobrir todos os segredos da antiga fortaleza. É deste local quase inviolável que Skeletor e os seus Guerreiros do Mal planeiam conquistar Eternia e descobrir os segredos do Castelo de Grayskull.

Poster incluído com o playset

No entanto esta é a história mais "dourada" e normal da Snake Mountain. Segundo a mitologia transmitida na série animada da Filmation, Skeletor foi o responsável pela construção da fortaleza como ela é hoje. Embora o local escolhido seja muito antigo e cheio de mistérios.
Outras história falam da Snake Mountain como O Castelo de Dragonstone, uma fortaleza difícil de localizar pelos Masters of the Universe, devido à sua estranha natureza e que terá sido completamente destruída por Skeletor depois deste ter conquistado Eternia. Suspeita-se que esta fortaleza poderá ter albergado a Horda, anos antes da Princesa Adora ter sido raptada por Hordak e levada para Etheria.
Outras coisas se contam sobre este local terrífico e de imensos segredos obscuros, salas secretas e magias de diversas naturezas e propósitos sempre envoltos e nevoeiros e miasmas venenosos que escondem a sua verdadeira localização. Mesmo assim a parte da história deste local que me parece mais credível é a de que foram os Snake Men que, na pré-histórica Eternia criaram este templo tenebroso com energias mágicas malévolas e na série animada da Mike Young Productions (2002) é revelado que A Snake Mountain é nada mais do que parte do corpo vazio de Serpos (antigo Deus Serpente de Eternia) que foi aprisionado num vulcão há tempos já esquecidos. Foi o King Hsss que a nomeou e transformou e quando foram banidos pelos ancião de Eternia, os Snake Men ficaram aprisionados numa dimensão conhecida apenas por Void, que fica localizada por debaixo da montanha e mantida secreta por milénios.
Nos comics mais recentes da DC Comics e depois de Skeletor ter sido banido para o Netherworld, a Snake Mountain é a morada da nova Sorceress Teela que a usa como base de operações para liderar He-Man, os Snake Men e os restantes Masters of the Universe, contra as forças invasora de Hordak.


Recebi em Fevereiro uma caixa enorme (que eu pensava ser muito maior!?!) e que tinha um peso monstruoso. Entrar com isto em casa não foi fácil e abrir foi ainda mais complicado porque dentro da caixa havia outra e dentro dessa a caixa da Snake Mountain, devidamente protegida e embrulhada em plástico. A caixa é, como tinha sido anunciado em vários locais digitais, uma autêntica obra de arte. Uma ilustração invejável e cheia de detalhes, mostrando Skeletor no domínio total da Snake Mountain e com os seus Evil Warriors em conflito com He-Man e alguns dos seus companheiros invasores.
Todas as faces da caixa apresentam diversas características como a Biografia MOTUC da Snake Moutain, fotos do que podemos esperar e uma espécie de "Blue Print" que mostra o desenho da fortaleza como acontecia nos conjuntos de Playsets vintage.


A Snake Mountain vem mega bem protegida e logo ao abrir, aparece-nos o mega poster que apresentei acima, desenhado por Jason Edmiston e o precioso livro de instruções. Tudo bem empacotado em plásticos e em cartões e caixas e mais caixas, onde se guardam as peças diversas que fazem parte do conjunto.


Os detalhes destas peças são qualquer coisa de fantástico e quando finalmente consegui puxar a fortaleza para fora da caixa é que constatei a enormidade da peça que adquiri para os meus Masters of the Universe Classics.


As fotos nunca vão poder mostrar tudo. A Snake Moutain é um gigantesco playset, talvez um dos maiores de sempre com detalhes que vão de encontro ao aspecto vintage e mesmo ao aspecto que a montanha aparenta na série animada da Filmation. Aqui, a cada cinco centímetros, temos um detalhe fantástico, uma referência, uma escultura, uma face a espreitar por entre rochas e raízes milenares ou mesmo entre espinhos rochosos de origem desconhecida.


A frente da fortaleza, depois de aberta é um autêntico festival de detalhes e referências à mitologia da própria Montanha. A face do Demónio Ka é um excelente exemplo que, com os seus olhos amarelos, apresenta neste conjunto uma mandibula com uma dobradiça que, infelizmente não se consegue mexer com uma alavanca, como no vintage, mas mesmo assim é articulada. A cascata de sangue é de um vermelho semitransparente que proporciona um efeito muito mais realista se for iluminada por detrás com uma luz forte e de cor vermelha. A ponte é mais curta mas uma excelente referência e que vem acrescentar dinâmica e um quase romantismo a uma cena de cascata que não existia na sua contraparte Vintage. As correntes para aprisionar vítimas, que se encontram na face da montanha, são mesmo em metal e prendem a figura que queremos sem qualquer problema.


A serpente enrola-se em parte da montanha e contorce-se em oposição a uma escadaria que leva até à porta gradeada com cabeça de lobo, que está no topo e que parece fora de contexto aqui na Montanha da Serpente. Lobo esse que espreita ainda perto da face demoníaca e que desta vez não é um microfone mas uma coluna que se ergue directamente da sala do trono, escondendo segredos.
O interior da montanha é terrífico e também cheio de bons e assombrosos detalhes.


Já tinha escrito aqui sobre detalhes? Pois esqueçam tudo, as fotos não fazem justiça ao espetáculo de acessórios e detalhes que o interior da Snake Mountain apresenta. O interior tem basicamente um andar, uma plataforma que separa ao meio a montanha, apresentando-se apenas de um lado como sala do trono, com computadores e monitores, assim como a coluna com cabeça de lobo que roda e tem uma porta secreta para guardar armas e acessórios das personagens. A escada rústica está lá, como não podia deixar de ser e é um acessório que pode mover-se para onde quisermos, mesmo para o exterior. Uma masmorra muito pouco prática e apertada fica mesmo por debaixo da sala do trono e do outro lado, onde a porta térrea da Montanha se abre para o Rio de Sangue, apresenta um portal que suporta uma plataforma e um nicho onde existe mais um acessório cheio de detalhes que é, nada mais do que um pequeno lago de onde surgem criaturas reptilineas e se projetam viscosos tentáculos de um qualquer monstro das profundezas, pronto a capturar quem quer que se aventure perto.
Logo a seguir, ao passarmos a porta superior encontramos a plataforma armadilhada que tem a rede logo por debaixo e uma zona decorada com rostos de diversos demónios petrificados e de expressões horrificas. 


O melhor acessório desta Snake Mountain é, sem qualquer dúvida, o trono de ossos de Skeletor. 
Um dos sonho dos coleccionadores tornado realidade, numa muito desejada e sólida peça que é uma cópia fiel ao trono apresentado nos episódios da série animada dos anos 80. Pormenores incríveis feitos num plástico rígido e resistente onde foram representar todas as referências desse mítico trono.
A mesa de reuniões e de visualização é um pedaço negro e muito bem feito mas neste caso acho que a cor está errada e que a mesa é um pouco pequena para o efeito desejado, compreendendo as decisões tomadas tendo em conta a escala do problema que se poderia apresentar. Já o trono, penso que foi feito e não foi testado devidamente. A única figura MOTUC que se consegue sentar realmente no trono é o Filmation Style Skeletor e mesmo assim a cabeça da figura vem bater no crânio do trono, tendo de ficar meia de lado.


Todas as figuras Masters of the Universe Classics se encaixam aqui neste brutal playset.
Sejam melhores, ou maiores, ou mais altas, acredito que foi um total desafio fazer um "brinquedo" deste tamanho, que se pudesse adaptar às figuras da linha.
Achei a masmorra um detalhe sem muito sentido embora tenha uma parede falsa que pode ser esmurrada na parte de fora e dar acesso direto ao interior da montanha. 
A única personagem que consegui prender na masmorra da Snake Mountain foi a Teela e ficou praticamente colada na porta gradeada.


Brincar com as figuras neste enorme playset é qualquer coisa de fantástico e trazer outras linhas para experimentar as escalas leva-nos a crer que esta Snake Mountain se adapta muito bem a linhas como a vintage e a Origins, embora existam elementos em que a escala não faz muito sentido como acontece com a mesa.

                                                        Masters of the Universe Classics



Masters of the Universe Classics (Filmation Style)



Masters of the Universe Vintage



Masters of the Universe 2002 (MYP)



Masters of the Universe (POP Funko)



Masters of the Universe Origins

Tentei, com este último conjunto de fotografias, mostrar as diferentes escalas e proporções para as diferentes colecções de Masters of the Universe que saíram e que estão ainda a sair. Deixei de fora as colecções ReAction e Retro Vintage da Super 7, assim como as Minis, monocromáticos e outras mais, por não se enquadrarem de forma alguma na escala desta Montanha da Serpente.
Podem achar que é um exagero mas serve para mostrar a viabilidade de um playset que é caro e inalcançável para alguns mas que, no fundo, é uma brutal aquisição, servindo as mais diversas colecções MOTU.


A Snake Mountain pode dobrar-se, como acontece com o castelo de Grayskull e como tinha referido, se iluminarmos a cascata com uma luz vermelha, o efeito é muito muito bom. Deixo aqui ainda uma fotografia minha, ao lado deste gigantesco Snake Mountain para terem a noção real do que é esta maravilha.

Eu e a Snake Mountain

As instruções deste playset são apresentadas pelo Orco que dá as indicações corretas para a montagem de todas as peças e características, assim como os acessórios.


No geral o que posso eu dizer desta versão da Snake Mountain? 
Para além de ser uma grande aventura adquirir uma coisa destas, como coleccionador isto foi um sonho tornado realidade. Claro que não foi só para mim e milhares de coleccionadores espalhados pelo mundo sonharam com este momento desde que a colecção Masters of the Universe Classics apareceu no mercado, dando início a uma "febre" que ainda ferve em lume alto e que vai aumentando cada vez mais, com as diferentes colecções que por aí vão aparecendo e que vou tentando mostrar aqui com a frequência possível.
Recomendo a aquisição desta peça para quem puder.
As fotografias mostram muito mas ter uma peça destas em casa, nos nossos museus particulares é completamente diferente.
Penso que a colecção MOTU Classics devia voltar em força e embora a colecção MOTU Origins seja a que logo a seguir melhor se encaixa nesta escala, a aventura é perfeita para quase todas as grandes linhas.
Tudo está feito de maneira possível para esta escala.
Claro que na verdade tudo devia ser muito maior mas nem todos vivemos em casa grandes e com possibilidades de ter grandes peças em exposição. No fundo esta é a Snake Mountain possível de ter e adquirir.
E que viagem foi adquirir isto, fazer a review e fotografar todas estas linhas fabulosas num cenário de sonho para a maior parte dos coleccionadores.

A Snake Moutain foi para o mercado em 2020 e é uma peça Super 7, que adquiri na loja Casa da BD por encomenda em pré-order.

1 comentário:

sLmT disse...

Uau! Que espectáculo!! 👌