segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Amadora 2019 - 30 anos de Banda Desenhada...

Terminou ontem mais um Amadora BD.
Celebrando 30 anos de Banda Desenhada e sob nova direcção, o Amadora BD deste ano apresentou-se como algo muito mais dinâmico.

Realizou-se novamente no Forum Luís de Camões, na Amadora e o poster deste ano foi da autoria de Jorge Coelho assim como todo o grafismo apresentado um pouco por todo o lado em que se realizou o Festival e que foi realizado pela Agência de Design Lucas e Falcão.


Este ano muito se apresentou, vendeu e leu. O espaço, apesar de ser o mesmo, apresentou-se muito mais lógico, embora os corredores escuros e tenebrosos da exposição no segundo piso, estivessem mais uma vez presentes. Em certas exposições até ajudou, como foi o caso dos 80 anos do Batman e Dampyr.
Mas lá chegaremos.
Este ano fui novamente convidado para trabalhar com a Dr. Kartoon e lá estive eu na banca de venda do piso 0 a apresentar a todos os que por lá passassem, o melhor da BD e ilustração.
A parte comercial ficava neste piso assim como as exposições de Stan Lee, Jorge Coelho e Mare Clausum.
Este piso suportava ainda a zona de autógrafos e uma outra sala que serviu de auditório, onde foram apresentados os diversos prémios deste ano, entre outras actividades dinamizadoras que se interligavam com o público visitante e até directamente com as lojas.
Aqui neste espaço estavam expostos alguns dos primeiros cartazes do Amadora BD que trouxeram tanta nostalgia, numa exposição interactiva intitulada "30 Anos, 30 Cartazes".


No auditório ficava então a entrada para a exposição de Stan Lee: O mito e as criações onde se apresentava parte do trabalho de Stan Lee como argumentista e criador de um dos universos de super heróis mais conhecidos de sempre. As pranchas originais maravilhavam de tal maneira que ali fiquei algum tempo a admirar a mestria do traço e os textos, por vezes hilariantes, de Stan Lee.


Nas passagens laterais a caminho da zona das lojas e autógrafos, tínhamos acesso do lado direito à exposição de Jorge Coelho: O traço é o caminho. Uma visão do trabalho deste autor que tem trabalho publicado na Marvel Comics e não só. Originais expostos impressionantes e uma exposição integrada totalmente no espírito gráfico do Amadora que é da sua autoria.


 Do lado esquerdo do acesso existia uma pequena porta que nos levava ao Mare Clausum, um projecto de Penim Loureiro com o apoio da Vista Alegre e que consistia em transportar a linguagem da Banda Desenhada numa peça de cerâmica que contasse uma história da porcelana e dos primeiros contactos europeus com a longínqua China. O resultado foi uma peça única, desenhada por Penim Loureiro e que conta essa história num vaso de uma beleza sem igual e inédita.


 Depois destas exposições passávamos para a zona de autógrafos e lojas onde se situava as lojas e editoras Dr. Kartoon, Chili com Carne, Polvo, Arte de Autor, Falcão Lucas, Âncora, Kingpin Books, Devir, Leya e Comics Heart. Todos os expositores com títulos diversos e premiados no ramo da Banda Desenhada.

Os autógrafos encheram esta praça de gente nos fins de semana e as lojas estiveram a abarrotar de gente curiosa e de compradores ávidos de Banda Desenhada e ilustração. Muitos autores estiveram por lá e peço desde já desculpa não ter fotografado todos, mas foi mesmo impossível!


As exposições continuavam no peso menos um com grandes exposições.
Batman 80 anos, Dampyr, Vasco Granja Apresenta, Um Capuchinho Vermelho, Sonho, Com Edu, Edibar, XIII, Mundo Esquecido, Grande, És meu amigo ou Meu fã?, Comix Street Journal, Andromeda, Alfonso Font, Assembleia de Mulheres e uma nostálgica e sentida homenagem a Geraldes Lino, o grande impulsionador do Fanzine em Portugal.



Estes foram apenas alguns dos melhores momentos da exposição e tendo em conta que nao consegui fotografar tudo como queria (muito trabalho e pouco tempo), consegui por aqui apenas alguns momentos deste que foi um grande festival.

Os grandes vencedores dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada foram:

Melhor Obra de Autor Português e Melhor Argumento -  "Mar de Aral" de José Carlos Fernandes e Roberto Gomes, ed. Comic Heart e G-Floy.


Melhor Desenho de Autor Português - "A Morte Viva" de Alberto Varanda, ed. Ala dos Livros.


Melhor Obra Estrangeira de BD em Português - "Verões Felizes" de Zidrou e Jordi Lafebre, ed. Arte de Autor.


Melhor Obra de BD Clássica - "Akira" de Katsuhiro Otomo, JBC Portugal.


Melhor Ilustrador Português de Livro Infantil - “Aqui é um bom lugar” de Joana Estrela ed. Planeta Tangerina.


Melhor Ilustrador Estrangeiro de Livro Infantil - “A Piscina” de JiHyeon Lee, ed. Orfeu Negro.


Prémio Fnac Amadora BD - "Watchers" de Luís Louro, ed. Asa.



volta a afirmar que este foi um excelente Amadora BD 2019 e para o ano espero que se mantenha. As novidades de certeza que vao ser mais que muitas.
Resta-me despedir, pedir desculpa por nao estarem aqui as fotografias de tudo, mas nao foi mesmo possível.
O meu grande abraço ao João Miguel Lameiras pela oportunidade e para o ano la estaremos...

Sem comentários: