terça-feira, 11 de novembro de 2008

Classic Marvel Figurine Collection...nº 74

Havok

Havok foi criado por Arnold Drake e Don Heck e apareceu pela primeira vez na revista X-Men #54 de Março de 1969.

Havok (Alexander "Alex" Summers) Nasceu em Honolulu, Hawaii. É o segundo de três filhos de Christopher Summers, um Major da Força Aérea Americana e da sua mulher, Katherine Ann. Quando Alex era pequeno, a crescer em Ancorage, no Alasca, o seu pai levou a família para um voo no seu avião, que foi atacado por uma nave Shi´ar. Com o avião a arder e em queda, os seus pais juntaram Alex e o seu irmão Scott, num para quedas e empurraram-nos do avião na esperança de se salvarem. Os rapazes foram recolhidos e postos num orfanato e Alex depressa foi adoptado enquanto o seu irmão Scott, permaneceu na instituição durante grande parte da sua infância.

Alex foi então criado pelos Blandings, uma família que tinha perdido um filho num acidente de carro. Tentaram fazer com que Alex se encaixasse na imagem do seu filho perdido e ele tentou o melhor que pode. Quando o rapaz responsável pela morte desse filho raptou Alex e a sua irmã Haley (irmã do rapaz morto), Alex manifestou os seus poderes pela primeira vez, incinerando o rapaz. Mister Sinister, um geneticista que era obcecado pela linhagem Summers, apareceu ansioso e surpreso com o petencial de Alex, embora não conseguisse controlar os seus poderes. Sinister dispôs bloqueios mentais em Alex e em Haley, fazendo com que se esquecessem do que tinha acontecido naquela noite.
Alex estudou e formou-se em Geofísica. Foi nessa altura que encontrou os X-Men originais e que soube que Ciclops era seu irmão. Os seus poderes tornaram-se aparentes quando foi raptado pelo Living Pharaoh, que declarou Alex como o único que seria capaz de reviver o seu antigo poder. Os dois partilhavam da mesma capacidade de absorver energia cósmica na mesma proporção reversa. Aprisionando Alex numa cela protegida, o Pharaoh foi capaz de absorver energia suficiente para se tornar no Living Monolith que os X-Men enfrentaram numa batalha contra um inimigo invencível, até que Alex conseguiu libertar-se e fazendo com que o Monolith reverte-se para o seu aspecto de Living Pharaoh.

Os poderes de Alex pareciam apenas manifestar-se quando estava em perigo de vida, levando Alex a ficar com medo de não os conseguir controlar.

Foi posteriormente capturado por Larry Trask e pelos seus Sentinels, que estavam dispostos a erradicar os mutantes. Trask fabricou uma uniforme para Alex que o ajudaria a controlar os seus imensos poderes e deram-lhe o nome de Havok. Acontece que Trask também era um mutante e os Sentinels foram derrotados pelos X-Men. Havok perdeu o controlo dos seus poderes e o excesso de energia foi absorvido por Sauron.

Havok foi oficialmente admitido nos X-Men e começou com a sua relação com Lora Dane, Polaris, mais para chatear o Ice Man que também estava interessado nela. Durante uma missão dos X-Men na Savage Land, o Professor X contactou-os por causa da eminente invasão do extraterrestre Z´Nox. Foi durante este conflito que o casal se apaixonou.
Mais tarde, depois de terem sido capturados por Krakoa e salvos pelos novos X-Men, Alex e Lorna deixaram o grupo como alguns dos membros originais.
Mesmo assim participaram em muitas aventuras com o grupo. Ajudaram Moira MacTaggert nas suas instalações da Ilha Muir onde chegaram a lutar com Proteus.

Eventualmente Alex descobriu que o Corsair, do grupo Starjammers, era o seu pai.
Durante uma das suas aventuras Polaris foi possuída por uma mutante chamada Malice e que fez com que a sua relação chegasse ao fim levando Alex a juntar-se novamente aos X-men.

Havok passou ainda pelo X-Factor e por numerosas aventuras que fizeram com que abandonasse o seu uniforme de contenção e que voltasse a ser obrigado a usá-lo. Foi enviado para uma dimensão alternativa onde supostamente morreu para salvar esse mundo. O seu corpo foi no entanto encontrado mais tarde, já na sua dimensão, em estado de coma e que foi impulsionador para a sua relação com Annie Ghazikhanian, a sua enfermeira e que durou até que ela se apercebeu do perigo constante que corria se estivesse ao seu lado. Muitos mais acontecimentos se passaram na vida de Alex Summers ao lado dos X-Men.

Recentemente Alex e Lorna estão a lutar contra Vulcan o terceiro irmão Summers que foi feito prisioneiro dos Shi´Ar por muitos anos e que resolveu vingar-se destruindo todo o império que o aprisionou e lhe roubou a infância e a possibilidade de ter crescido ao lado dos irmãos. Neste momento são prisioneiros deste novo imperador e espera-se que Havok tenha um papel relevante no futuro desta saga cósmica em que está envolvido e com a próxima War of Kings.

Sem comentários: