quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Masters of the Universe Origins - Orko...

Quando já todos os coleccionadores estão virados para as colecções Origins e Multiverse, esta última devido à nova série animada da Netflix de Masters of the Universe, os coleccionadores andam às voltas com a aquisição de figuras Origins em Portugal e de facto não tem sido fácil.
As figuras aparecem em algumas superfícies em muito poucas unidades e são figuras que, embora existam lojas que podem fornecer estas "raras" figuras, teremos de nos lembrar de que, no resto do mundo estas mesma figuras estão nos comuns supermercados em quantidades gigantescas e tão comuns que chegam a ter preços banais em algumas promoções.

Para dar a conhecer estas figuras, que vou adquirindo em modo "algumas por mês" tenho-me atrasado nas minhas análises de MOTU Origins. (como acontece com as figuras das linhas Masters of the Universe Classics, das quais tenho análises atrasadas muitos anos.) 


Deve-se isto à minha falta de tempo para tirar fotos e devido à dinâmica que vou imputando ao blogue, tentando manter os temas diversificados, para não tornar este blogue em apenas mais um blogue sobre Masters of the Universe e, como coleciono vários temas e linhas, mostrar tudo tendo de dar atenção muito particular e especial aos meus patrocinadores. Por isso os atrasos em certas coisas e temas são mais que esperados e óbvios.


Trolla, parte da paisagem como é mostrada num dos episódios da Filmation.

No entanto, desta vez, trago o Orko na sua versão Masters of the Universe Origins.
Esta é uma personagem amada por todos e que aparece pela primeira vez na série de animação original da Filmation nos anos 80.
Orko é uma espécie de Bobo da Corte de Eternia.
É um mágico fracassado, pelo menos em Eternia e um dos amigos de Adam que sabe que ele e o He-Man são a mesma pessoa.
Orko é um Trollan, um habitante de Trolla, uma dimensão paralela a Eternia onde a magia é natural e onde a magia de Orko funciona na perfeição. É um mundo que, de acordo com as diversas lendas e arquivos da biblioteca de Eternos, está localizado na Timeless Dimension. Esta é a dimensão de origem dos Overlords, responsáveis pela construção do Templo do Poder em Trolla, uma cidadela onde está armazenada a Aura dos Deuses e onde cresce a Star Tree e de onde tem origem, segundo algumas lendas antigas de Eternia, a conhecida Starseed, a joia que aparece num dos episódios da Filmation com o mesmo nome.
Trolla é um planeta estranho onde tudo acontece de modo invertido e onde a magia de Orko é tão fenomenal que ele é conhecido entre os seus como Orko, O Grande.
É extremamente difícil aceder à Timeless Dimension e Orko vem parar a Eternia durante e época de tempestades e onde salva Adam e Cringer de se afogarem no Tar Swamp. 
Depois deste evento Orko é adotado pela família real e passa a ser o companheiro de Adam durante toda a sua infância.
Existe muito mais informação sobre a personagem.
Alguma é controversa e mistura-se de tal forma que se anula a si própria levando a origem e destino da personagem mais longe e rodeada de mistérios, alguns insondáveis e que vou deixar para um artigo posterior onde aprofundarei mais as diferentes histórias que rodeia este Trollan.


A figura Masters of the Universe Origins é claramente baseada no aspecto da figura vintage.
Este Orko é uma figura alongada ou mais alta e com aquele aspecto pitoresco do Orko da animação.
A expressão é a da animação embora seja uma figura optimizada e cheia de articulação.


O design é completamente novo e adaptado e a figura vem com um apoio que permite que a figura fique suspensa, dando a ideia de flutuar acima de uma nuvem ou explosão mágica redemoinhante e de cores purpuras e lilases irizadas.  


Apesar da articulação nos braços e na cabeça, este Orko vem com um aspecto básico e tenho pena que não tenham sido incluídas mãos em diferentes posições para podermos disfrutar de posições a lançar feitiços.


No entanto é uma figura muito boa e cheia de dinâmica e com a carga certa de nostalgia.
Para além da base, não trás qualquer acessório, embora venha acompanhado do mini comic "Double Trouble", uma nova aventura em banda desenhada e que, como se trata da versão internacional, não possui títulos ou balões de texto sendo que a história pode ser entendida pelas imagens apenas.


A versão de Orko de Masters of the Universe Origins pertence à série 2 desta linha e aparece no mercado em 2020.
Já não é muito fácil de encontrar e é uma das figuras que não me parece que venha novamente para o mercado. No entanto cá estarei, eu e outros coleccionadores à espera de mais umas versões desta personagem icónica de Masters of the Universe e que está ainda rodeada de mistério.

Sem comentários: