sábado, 20 de fevereiro de 2021

Masters of the Universe Classics - Skelcon...

Como tinha prometido no artigo anterior, esta é uma figuras Masters of the Universe Classics que merece uma review independente. O Skelcon é uma personagem apresentada pela primeira vez em formato figura de acção, em 2016 com a saída do veículo Roton e onde vem como figura extra e figura até na ilustração que vem na caixa, como podem verificar abaixo ou mesmo no artigo anterior.


Mas o Skelcon é um tipo de personagem que tem uma história curiosa.
A primeira vez que estes personagens aparecem são nos livros da editora inglesa Ladybird e apresentam-se como humanoides de pele azul, com aspecto estranho e caveiras com chifres que deambulam nos subterrâneos da Snake Mountain, obedecendo unicamente aos desejos de Skeletor. 
Estes subservientes seres ainda não têm a sua origem definida e serviam o Senhor da Destruição como infantaria, guardas, técnicos e até engenheiros.
Sem a supervisão de Skeletor são criaturas cobardes e apatetadas.

Os Skelcons estão presentes nos livros "Wings of Doom", "Castle Grayskull under Attack", "He-Man meets the Beast", "He-Man and the Asteroid of Doom", "The Iron Masters" e no livro jogo "He-Man and the Memory Stone" que saíram entre 1984 e 1985 pela editora inglesa Ladybird Books.


Nestas aventuras, inéditas para muitos coleccionadores, Skeletor encontra-se sempre rodeado de Skelcons que seguem cegamente todas as suas ordens e o assistem na maioria dos seus planos maléficos.


Não tenho ideia se estes livros foram comercializados nos Estados Unidos mas sei que não chegaram a ser publicados em Portugal.
Durante 30 anos nunca houve qualquer figura de acção dos Skelcons, nem nada que se parecesse com estes estranhos habitantes ou servos de Skeletor. Mesmo nas diferentes séries animadas Skeletor aparece sempre na presença dos seus aliados e muitas vezes rodeados de irritantes robôs flutuantes que parecem servir apenas de saco de pancada para He-Man e para os seus companheiros.


Só quando a Mattel resolve incluir este Skelcon com o veículo Roton em 2016, fazendo parte da linha Masters of the Universe Classics é que os coleccionadores vêm a maravilhosa possibilidade de terem alguns destes servos expostos junto a Skeletor, nas suas prateleiras.
A figura vem também com uma biografia, como acontece com a maior parte das figuras MOTUC e que conta que os Skelcons são uma raça primitiva mas altamente adaptável de demónios que deambulavam pelos locais mais escuros da Dimensão de Infinitia. Adoradores dos ossos dos seus antepassados são transportados para Eternia por um feitiço de Skeletor. Enfeitiçados, servem o Senhor do Mal como soldados, usando máscaras terríficas e armas feitas dos ossos dos seus mortos. Durante um conflito com Hordak, os Skelcons são devolvidos a Infinitia mas o poder de Skeletor sobre esta raça manteve-se.  



A figura tem grandes detalhes e é uma figura do tipo "army builder"ou seja, podemos ter um numero quase infinito delas que nunca ficará a mais.
A máscara é esculpida com uma mestria que só mesmo o talento dos Four Horseman poderiam imprimir em personagens tão secundárias que quase ninguém ouviu falar delas.

    

Para além do punhal em osso, que os Skelcons parecem ter sempre consigo, trazem também uma lança de aspecto primitivo e artesanal. O punhal pode ser armazenado numa bainha presa ao cinto das figuras, apresentando assim um detalhe relevante e presente nas personagens dos livros.


O aspecto intimidante destas figuras é excelente e uma mais valia para expor junto ao Skeletor ou mesmo num cenário montado como na versão MOTUC da Snake Mountain. 


Para adquirir esta figura só mesmo comprando o Roton pois nunca foi comercializada como figura individual. Para alguns coleccionadores é um grande impedimento pois se quiserem ter mais do que uma terão de adquiri-las, como eu, a coleccionadores que se estejam a desfazer de colecções ou para quem esta figura não tem assim tanta importância.
Penso que ter só uma figura destas na colecção é estranho e assim que surgiu a oportunidade consegui mais uma, afinal o ideal seria ter umas 4 figuras destas, mas estou satisfeito com estas duas.

Sem comentários: