quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Masters of the Universe Classics - Horde Wraith...

 Volto às figuras de Masters of the Universe Classics para mostrar uma das personagens que quase foi ignorada e que poderia ter sido muito melhor aproveitada se a Mattel, na altura tivesse feito um conjunto de duas figuras.


Para quem não conhece, estes Horde Wraiths apareceram pela primeira vez no episódio "The Power of Grayskull" da série animada da Mike Young Productions, conhecida também por He-Man and the Masters of the Universe 2002 ou mesmo 200X.
Um grande mistério envolve estas criaturas flutuantes que, nos tempos do Rei Grayskull, eram os ajudantes mágicos de Hordak.


O que se sabe é que estas criaturas mágicas parecem ter grandes poderes, principalmente se atuarem em conjunto como aconteceu no episódio referido. No episódio vêm-se 3 destes Wraiths que se colocam em pontos estratégicos em volta do Castelo de Grayskull e que juntos, invocam um portal para a terrível dimensão de Despondos.
São humanoides e o único aspecto reconhecível neles é a pele cinza que não indica absolutamente nada sobre a sua origem. 
O mistério revela-se um bocadinho mais quando esta figura da colecção Masters of the Universe Classics surge no mercado. A sua biografia revela que Hordak, depois de aperfeiçoar a Gema de Horokoth que lhe permitia evoluir e escravizar diversos tipos de mágicos e feiticeiros, ludibriou magos da raça Gar a visitarem Eternia com promessas de poder. Hordak junta-os e cria o seu Circulo de Sombras que incluíam místicos cujo poder combinado o ajudaram a criar a Tablet e a Triad of Separation. Só a Shadow Weaver reteve o seu livre arbítrio pois a Gema de Horokoth foi destruída durante a sua "conversão", tornando-se assim a líder dos Wraiths.
No entanto é durante as aventuras relatadas recentemente na DC Comics que se revelam os verdadeiros números destes Wraiths que parecem ser 12 elementos e que apresentam a pele purpura azulada dos Gar (a raça de Eternia de onde Keldor é proveniente).


A figura não deixa de ser espectacular.
Detalhes fantásticos, um aspecto aterrador e misterioso e até a capacidade se flutuar tornando-o uma personagem mais alta do que todas as outras e deveras imponente. Pata um lacaio de Hordak é quase um contrassenso.
É uma figura que vem sem pernas, sendo estas substituídas por um suporte transparente, para dar o aspecto de figura flutuante.


Todos os detalhes das vestes são muito boas e referentes às personagens apresentadas na série animada. Aquele toque de fantasia e de feitiçaria torna a figura uma excelente opção para "army building", isto se, como eu, forem coleccionadores mais exigentes com as vossas figuras.
Esta figura vem com um bastão que se assemelha em muito ao de Hordak e embora com um design modernizado, este acessório segue os designs impostos pela Horda e tem até uma pega para as mão da figura. 
Tendo em conta a espessura do bastão e as mãos abertas do Wraith, houve necessidade de fazer com que o bastão pudesse ser "agarrado" pelas mãos da figura. A solução foi até bastante inteligente, no entanto não resulta muito bem e o bastão teria mais credibilidade se fosse feito num material mais rígido.


No entanto não deixa de ser uma figura com algum mistério e que foi até explorada nas recentes aventuras de He-Man na banda desenhada, nomeadamente nos comics da DC, onde fazem uma aparição breve.

Vinheta de Masters of the Universe: Eternity War #1 - DC Comics 2014

Como escrevi acima, estes Horde Wraiths poderiam ter tido muito mais impacto se fossem vendidos em conjuntos de dois ou três figuras, para complementar, pelo menos, as personagens que aparecem no episódio acima referido.


Penso que, mesmo assim, esta é uma daquelas personagens que podem encontrar-se com alguma facilidade nos diferente mercados alternativos e que não devem ser assim tão caros.
Esta é uma figura Masters of the Universe Classics e esteve à venda no site Matty Collector em 2016.

Sem comentários: