segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Masters of the Universe: Revelation - Motherboard...

Penso que é inevitável aparecerem personagens novas no Universo MOTU. 
Quando surgiram rumores sobre a série de animação de Kevin Smith, a "revelação" era não só um título, como prometia algo novo, uma nova direção ou mesmo uma aguardada reviravolta, nos segredos sempre tão obscuros de Masters of the Universe.
A magia desta linha de figuras de acção é mesmo essa, a constante surpresa de um universo que, embora siga certos cânones estipulados ao longo dos anos, existe ainda muita coisa para descobrir e inventar.


Logo nos primeiros episódios da série, depois da morte de Adam, do desaparecimento de Skeletor e de toda a magia de Eternia, surge no hemisfério negro, um culto que venera uma entidade tecnológica a que chamam Motherboard.

Tri-Klops junto ao altar do culto, na Snake Mountain.

Liderado por Tri-Klops, a partir da Snake Mountain, o culto promete libertação a todos os que seguirem a doutrina da máquina, assim como oferece melhorias tecnológicas para aqueles que bebam do seu cálice.
É só no episódio final da primeira temporada que Motherboard se revela, perante um Skeletor capturado, como uma criatura tecnológica avançada, que exibe o símbolo da Horda.

Motherboard revelada.

Motherboard volta a aparecer em Masters of the Universe: Revolution e, depois de transformar Skeletor em Skeletech, assume a forma de Screech e consegue penetrar nas defesas mágicas do Castelo de Grayskull, apoderando-se de todo o conhecimento existente nas suas paredes.

Motherboard como Screech

Motherboard domina Grayskull

O seu fim é inevitável e o seu reinado muito curto. Acaba traída por Skeletech, decapitada e a sua cabeça oferecida como presente a Hordak.

O fim de Motherboard

Esta nova personagem, criada propositadamente para as séries, como um dos servos da Horda, tem ainda muito mistério à sua volta.
O que também era inevitável era que fosse criada uma figura da nova personagem.
O aspecto de Motherboard é simplesmente extraordinário.
A figura surge como um exclusivo da San Diego Comic Con (SDCC) e é uma das mais impressionantes peças de coleção desta linha.


A figura vem embalada numa caixa de cartão ricamente decorada. No entanto o melhor é mesmo o cenário onde a figura se abriga dentro dessa caixa de cartão. 
Motherboard vem acondicionada numa segunda caixa que é, nada mais do que parte da sala de culto, na Snake Mountain, onde a personagem aparece na série.
A caixa abre-se, ampliando o cenário, revelando a gigantesca figura de 12 polegadas, que se aninha no seu interior.


Cores incríveis, articulação em linha com a apresentada em Masterverse e a possibilidade de ser exposta como desejamos, devido à engenhosa articulação das asas que se estendem por 60 cm, assim como a lindíssima caixa/cenário que a acompanha.
É realmente uma figura imponente e uma grande ideia da Mattel.


Motherboard tem ainda um excelente nível de detalhe e de mestria na pintura (pelo menos no meu exemplar) e, embora a figura se segure muito bem, vem com uma base que ajuda a expor a personagem e que funciona também como um inteligente "anti-quedas"!
A capa é em tecido e esconde fitas de ligações eletrónicas que, apesar de funcionarem bem como elemento decorativo na personagem, são também parte dos seus poderes de ligação e captação de informação digital.


Apesar da escala ser muito maior que todas as figuras da linha, a Motherboard encaixa-se perfeitamente com os seus companheiros cultistas e é uma excelente figura para expor num local inesperado.
Por fim a figura trás duas mãos para substituir que lhe permitem agarrar coisas, como um bastão ou uma espada, embora a figura não tenha qualquer arma.


Embora seja uma personagem em Masters of the Universe, explica a Screech e poderá, quem sabe, explicar ainda mais...mas isso ficará para um outro artigo!


Pode parecer estranho mas esta é uma figura que ainda se encontra à venda no site da Mattel a um preço simpático.
É suficientemente impressionante para figurar em qualquer coleção, seja com o Tri-Klops, O Trap Jaw ou mesmo o Hordak e o Skeletech, num grupo exclusivo e maléfico!