quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Masters of the Universe: Revelation - Deluxe Dark-Lyn...

Foi surpreendente o conjunto de reviravoltas que a série Masters of the Universe: Revelation levou.
O choque inicial de ver o sacrifício de He-Man. A morte de Adam e de Orko. O desaparecimento de Skeletor e o desespero de um planeta que, privado da familiar Magia, entra numa espiral caótica até Teela enveredar na demanda pela alma de Adam, desafiando mesmo a morte, com o objectivo de reforjar as espadas do poder e trazer de volta à vida o herói que todos precisavam em Eternia.
Nunca esperei ver Skeletor, como detentor do Poder de Grayskull, embora já tivesse acontecido na banda desenhada e nunca esperei que a Evil-Lyn desejasse tal poder para si.
Penso que, no caso da Lyn, a situação proporcionou-se e ela aproveitou-se da glória e segurança de Skeletor para dar um golpe de que ninguém esperava.
Em todos os episódios da série, vamos percebendo a dualidade de sentimentos da personagem e a maneira como de repente, muda aparentemente de lado para, pouco depois, se apresentar como uma traidora calculista e sem escrúpulos.


No episódio 8 da primeira temporada, intitulado "Gutter Rat", Evil Lyn apodera-se da Espada do Poder e, ao invocar o Poder de Grayskull, transforma-se em Dark-Lyn a feiticeira mais poderosa do Universo.
O seu aspecto muda e torna-se numa Deusa de tal forma poderosa que Skeletor é obrigado a fugir de Grayskull.
Foi uma grande surpresa para todos os fãs e uma personagem que sempre mereceu mais protagonismo.


A figura da Mattel faz parte de uma coleção Deluxe que só pode ser adquirida através do site Mattel Creations e, tal como todas as edições especiais, vem com uma apresentação exclusiva.
Para além da caixa exterior em cartão, a figura vem com uma caixa totalmente decorada que é, em si, um objecto colecionável.


Dark-Lyn é uma figura que não apela a todos os colecionadores.
Nem todos gostam do rumo que a série levou e como a Mattel concebeu as figuras. 
Na minha opinião, esta Dark-Lyn é uma excelente aquisição e pode fazer a diferença numa exposição, principalmente porque conseguiram captar toda a arrogância e esplendor da personagem, numa figura de acção.


Roupas em tecido, articulação típica de Masterverse e detalhes bons, fazem desta figura uma das peças de museu digna da coleção Masters of the Universe: Revelation.
Lyn vem com dois pares de mãos extra, para trocar e dois efeitos de chama mágica que podem ser encaixados nas mãos.
A capa tem uma fimbria articulável que, tal como a figura do King Grayskull desta coleção, permite ser posicionada de formas mais dramáticas e dinâmicas.


Fiquei com pena de a figura não trazer uma peça que a pudesse por no ar, como se estivesse a flutuar,(aqui nas fotos tive de usar um dos meus flight stands). Uma das grandes falhas, no caso particular desta edição, foi o facto de não trazer uma espada. Era caso para incluírem uma Power Sword, tendo em conta a situação e a origem do aspecto desta personagem.
A espada que aparece aqui nas imagens foi uma peça que eu próprio introduzi, para dar algum sentido às fotos e às mãos extra. Afinal o poder de Grayskull depende da espada e achei que a Dark-Lyn merecia uma.


No geral e apesar de achar que a face da figura podia estar um bocadinho melhor, acho que é uma peça a considerar. Todas as figuras desta série de animação vão ser muito procuradas, quanto mais não seja pela sua marca na história de Masters of the Universe.


Ainda se pode adquirir a Dark-Lyn, por um excelente preço, no site aqui citado e marcado mais acima no texto, embora ache que não vai estar muito mais tempo disponível.