sábado, 15 de fevereiro de 2025

Masters of the Universe Origins - Roton...

Existem sempre veículos memoráveis de Masters of the Universe.
A coleção vintage está carregada de tal quantidade de carros, naves e outros veículos tais que nunca encontrei semelhante em muitas linhas de figuras que por aí andam hoje!
Se existem exemplos que foram bem recriados nesta coleção Origins, o Roton é um grande exemplo.


Nunca tive o Roton nos anos 80.
A versão Vintage só chegou à minha coleção de figuras dessa época tinha eu 30 anos de idade e, mesmo assim, não foi nada fácil de encontrar.
Hoje também não é muito mais fácil mas, esta versão nova é praticamente uma cópia descarada da versão original, pelo que é um excelente substituto para quem não conseguiu ainda uma versão mais antiga.


Roton é um dos mais reconhecidos veículos dos guerreiros do mal.
Esta máquina voadora, capacitada apenas para levar um ocupante e para ser uma ameaça terrífica de destruição eficaz e devastadora, continua a ser um dos mais reconhecidos brinquedos de Masters of the Universe.
Esta é uma versão merecida mas, mesmo assim, não tem qualquer comparação, em escala e detalhe, com o gigantesco Roton da linha Masters of the Universe Classics.
Escrevo isto, não por causa da minha paixão evidente pela linha MOTUC, mas porque este Roton de MOTU Origins é só mais um.


Os detalhes estão excelentes, claro que sim.
As lâminas rodam muito bem, claro que sim e até vem com a possibilidade de mudar a face da criatura representada neste veículo que é também uma homenagem a uma versão vintage deste Roton que saiu em Kit e que agora é basicamente uma das grandes raridades de MOTU.
Sendo assim, para além da nova "cara" que podemos dar a esta versão do Roton, temos também a cobertura do Cockpit do piloto, com aquele aspeto tipo jaula, que fecha a figura no interior do veículo.
Os canhões também podem ser retirados e usados pelas personagens, tal como nas outras versões.
O interior do veículo é totalmente desprovido de detalhe e do lado de fora recorre-se novamente a autocolantes para dar melhor aspeto a certos pormenores do mesmo.




Nada desta falta de detalhes está errada e na maior parte das vezes, menos é sempre mais.
A linha é simples, os veículos também têm sido simples e não desiludiram muito até agora.
Esta versão do Roton não fica muito atrás de qualquer uma das outras mas esperava melhor.
O fator novidade existe no facto da nova face que se pode trocar e é só!
Qualquer figura Masters of the Universe Origins deveria caber destro deste veículo e sentar-se confortavelmente mas tal não é o caso.
Depende muito da figura que quisermos sentar. 
Skeletor mal cabe neste lugar. A natureza da articulação da figura não foi pensada para veículos e o mais incrível é que os veículos não foram pensados para a dificuldade de sentar figuras.
Mais incrível ainda...não é a primeira vez que isto acontece com veículos Origins. 
O Land Shark foi uma desgraça, o Wind Rider, desgraça ainda maior e o Talon Fighter é grande demais e a figura dança lá dentro!!


Sendo assim e, no geral, a nova versão do Roton é boa.
Não é excelente, não é brutal. É uma boa homenagem e fica por aí.
A caixa é lindíssima e acho que, tendo em conta que é um veículo que também voa, deveria ter vindo com um flight stand...não custava nada Mattel!