quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Galaxy Raider- Eagleman...

Manufaturados nos anos 80 pela Silverlight Industrial Co. estes são dos brinquedos estranhos que poderíamos adquirir com alguma facilidade em qualquer papelaria desse tempo.
Sim, eram feitos na China e satisfaziam de tal forma que estes motoqueiros fantásticos que curiosamente se pareciam com o He-Man, conduziam um estranho veículo a velocidades tremendas, para a época.


Estas motas de corda são o máximo e pouco ou nada está escrito sobre estes brinquedos ou sobre a sua história ou conceção.
Existem algumas variantes desta coleção de figuras e este Eagleman é apenas uma das personagens que estão incluídas na coleção Galaxy Rider, constituída por 3 guerreiros e motas diferentes.
Este é o meu primeiro Galaxy Rider.
Recordo-me na minha infância de ter este Eagleman e outra personagem que também tinha uma mota semelhante e que, nas minhas pesquisas para este artigo consegui encontrar, mas não tinha a ver com estas figuras e suas as motas, embora funcionassem da mesma maneira, têm um design diferente e mais futurista.


O certo é que foram feitos algumas coisas parecidas com estes Galaxy Riders mas, na verdade não sei quais apareceram primeiro no mercado.
Este Eagleman é um dos exemplos de uma linha que nem tenho muito bem a certeza da classificação que posso dar.
Será um Bootleg?
Tendo em conta que é usada a cabeça do He-Man, numa escala mais pequena, para integrar o design do corpo atarracado que conduz esta invulgar moto, talvez pudesse ser um bootleg, sim.


Será um Knock Off?
Isso não será com toda a certeza, no entanto existem linhas idênticas que passam por "quase iguais" e que estas poderiam ser as tais cópias descaradas desses brinquedos mais elaborados, conhecidos por Galaxy Rider G-Man. (peças que também procuro mas que são ainda mais raras do que estes simples Galaxy Riders).


O detalhes são incríveis e embora o corpo das motas seja igual para todos os modelos, a parte frontal deste modelo é sempre diferente. Chama-se Eagleman por causa da águia, que serve de volante a este rápido veículo e o caracteriza como diferente dos outros modelos da mesma coleção (Lion Rider e Crazyhorser).
De notar que o corpo nada tem a ver com o He-Man, embora seja musculado, com articulação básica nas ancas e ombros apresentando a cabeça do herói vintage. Aparece como que desproporcionado e seguindo um modelo que depois se vai revelar uma espécie de base universal para todas as outras linhas destes "riders". Como já mostrei aqui no blogue, no artigo dos diferentes e raros Walker Riders que surgiram, seguramente, na mesma altura e que têm imensas semelhanças, como tipo de corpo desproporcionado que também segue este design.


O que mais posso dizer sobre este brinquedo é que Silverlight Industrial Co. é uma empresa Chinesa que, embora tenha um nome inglês, tem a autoria quase total destes Galaxy Rider.
Continuo à procura dos outros dois modelos, que sei que  não são nada fáceis de encontrar.