domingo, 5 de novembro de 2023

Masters of the Universe Origins - Stridor...

Como estou numa de veículos, nada como escrever (finalmente!!) sobre este espectacular Stridor de Masters of the Universe Origins.
Por incrível que pareça, nunca consegui adquirir a versão MOTU Classics deste cavalo mecânico.
A sua contraparte maléfica acabou por aparecer na minha colecção mas o Stridor nunca foi adquirido e confesso que foi por falta de fundos e principalmente de espaço.
Talvez um dia apareça por cá se o encontrar a um preço decente...o que acho impossível mas, nunca se sabe.


A minha relação com o Stridor é totalmente vintage.
Recordo-me de o ver, empacotado e com o nome do meu irmão, devidamente rabiscado num embrulho vermelho com árvores verdes impressas, naquele Natal de 85 ou 86, já não me recordo muito bem.
Aquele pacote de formatos perfeitos era demasiado apelativo e teve de ser ligeiramente aberto antes do tempo, só para ter um "cheirinho" do que poderia ser.
O rasgo, feito estrategicamente num canto inferior traseiro do embrulho, não revelou muito, mas o texto que ficou a descoberto tinha a palavra Mattel lá impressa e quase que adivinhei o que era.
Na bela noite de Natal recebi figuras Secret Wars e o meu irmão o Stridor e umas quantas outras coisas que nos deixaram fascinados por muito tempo.
Esse Stridor acabou por ir ficando e ainda o tenho hoje na minha colecção.


Esta nova versão vem adaptada às figuras Masters of the Universe Classics e é um assombro de veiculo.
Com todos os detalhes a que estávamos familiarizados na versão vintage, esta nova abordagem tem tudo e muito mais para descobrir.


As figuras sentam-se aos comandos deste cavalo mecânico que agora tem pernas totalmente articuladas, pescoço direcionável (já a versão MOTU Classics vinha com esta boa inovação!) e uma base que pretende ser uma espécie de curral ou cavalariça onde podemos "estacionar" o veículo sempre que não esteja em missão.


Uma das enormes inovações com esta versão foi o facto de que, desta vez, é quase uma personagem pois no episodio "Origin of the Sorceress", da original série Filmation, depois de ter salvo heroicamente He-Man das garras mágicas de Morgoth, Stridor ganha consciência de si mesmo e Man-At-Arms descobre que ele sonha com a liberdade.
Essa liberdade é concedida no final do episódio e é também a primeira e única vez que aparece na série Filmation.
Nas diversas aparições deste veículo nos comics, livros ilustrados e outras séries animada (recentemente em Masters of the Universe: Revelation!), aparece sempre como um de muitos Stridors do Exército do Rei Randor.


Com o veículo vêm dois capacetes, um deles com um chifre de combate que já tinha sido visto na versão Classics e um outro exactamente igual ao que a versão vintage trazia e que muitos dos coleccionadores ainda procuram para completar as suas versões originais.


Uma das boas inovações foi as rédeas e respetivo estribo.
Stridor é uma máquina de combate, operada através de um painel de instrumentos no lugar do condutor, mas também é um cavalo e tem toda a logica poder ser conduzido como tal.
Neste caso a mandibula é articulada o suficiente para pôr o estribo na boca e as rédeas são separadas e com pegas para que qualquer figura Origins lhes consiga pegar com facilidade.


Os canhões continuam a poder mover-se com alguma facilidade e trazem efeitos de disparo que podem ser encaixados nos mesmos, dando aquela semelhança ou ilusão de disparos de plasma.
A escala é perfeita, o encaixe das figuras na zona de "condução" é excelente e as inovações são do melhor.
A base vem com aquele aspecto das pedras verdes de Grayskull e com uma pequena cerca de madeira e um suporte para a figura, só para dar estilo e afirmar a semelhança a um local próprio para este veiculo.


É uma excelente aquisição, esteve à venda por cá nos Toys R´Us (em alguns ainda se encontra!!) e faz um grande display em qualquer colecção, vitrina ou prateleira.



Artes presentes na caixa do Stridor por Francisco Etchart