Uma das grandes novidades, em venda nas lojas portuguesas deixou-me surpreendido... principalmente pela originalidade mostrada em comercializar produtos deste tipo com estas personagens.
A série Netflix He-Man and the Masters of the Universe, designada CGI, foi cancelada depois de uma estranha decisão empresarial que não vem agora muito ao caso.
No entanto muito ficou por fazer e obter quando, de repente, aparece merchandise fora de tempo, correspondente a esta dinâmica e surpreendente nova história das personagens que já conhecemos.
No entanto, por cá, depois de meses sem novidades MOTU em mercado "normal", aparece finalmente uma colecção de figuras, que já tinha saído em Itália, França e Espanha, que desafia o colecionismo e a maneira de fabricar figuras.
Na minha juventude e de certo na juventude de muitos dos que estão a ler isto, existiu uma personagem que muitas crianças sonhavam em ter mas que a mim nunca me disse muito, já não era propriamente uma criança quando isto apareceu mas o meu irmão era mais novo e marcaram-me os anúncios televisivos desta figura.
O Stretch Armstrong era um herói de borracha que aparentemente se podia esticar até ao infinito.
A figura aparece oficialmente no mercado em 1976, comercializada pela Kenner e que era personagem de aparência humana e musculada, vestida apenas com um calção, tipo wrestler e que era fabricada a partir de latex. No interior tinha um gel denso que o permitia reter a forma esticada durante algum tempo antes de voltar lentamente à forma original.
Foi uma das figuras tão famosas da minha infância que toda a gente queria um Stretch Armstrong. Por cá apareceu nos anos 90 e em grande força com anúncios nas horas nobres.
A figura regressou recentemente ao mercado (2015) com diversas formas e em colecções com mais personagens e marcas.
Ultimamente tenho visto coleções de Monstros, Super-heróis Marvel, DC e muitas outras grandes marcas a fazerem este tipo de figuras em borracha, tão semelhantes ao Stretch Armstrong.
Agora foi a vez do He-Man adquirir a forma e os "poderes" do Armstrong e aparecer nos quiosques e demais papelarias numa colecção de 6 figuras com a capacidade de se esticarem, torcerem e deformarem sem grandes limites.
Este He-Man Universe é uma das figuras da colecção que adquiri para vá "experimentar isto" e que é uma boa surpresa para quem gosta de coisas novas.
As figuras desta colecção vêm sem armas mas com a capacidade de conseguirem tirar a armadura.
Estas peças em borracha elástica podem ser despidas das figuras deixando a personagem despida de ornamentos.
Os detalhes são bons mas trata-se de uma figura em borracha e que se deforma, voltando lentamente à sua forma original em poucos segundos.
Um dos maiores defeitos desta colecção é mesmo a durabilidade, qualidade, concepção e materiais utilizados.
Este latex tem limites e se for esticado ao máximo pode partir ou deformar de tal maneira que já não volta à forma inicial.
Outro grande senão é a tinta que, com o esticar da peça, vai quebrando e acaba por escamar e despegar do corpo da figura.
Ou seja, brincar com estas Super Stretchy é divertido mas tem consequências fatais para o aspecto e durabilidade das mesmas.
É uma colecção curiosa, feita num material que deforma o aspecto real da figura, apresentando a personagem como um troglodita de aspecto atarracado e bruto, o que não deixa de ter um certo fascínio marcado pela diferença. As figuras são grandes, pesadas e ligeiramente mais pequenas que uma figura Masters of the Universe Origins.
Com a figura vem ainda um pequeno Coloring Book com desenhos para pintar, poster e passatempos.
A responsável por estas figuras é a italiana Cicaboom que lançou a colecção no ano passado e que só agora chegou ca terras lusas e está a ser distribuída nas papelarias e tabacarias.
São vendidas em sacos que contêm uma bolha no interior que segura a figura na posição de origem.
Comparação do Super Stretchy He-Man Universe com o Skeletor Origins