domingo, 12 de junho de 2022

Masters of the Universe: Revelation - Scare Glow...

Personagem obscura e cheia de potencial, o Scare Glow é muito provavelmente a personagem preferida dos coleccionadores de Masters of the Universe. Todas as versões das diversas linhas desta gigantesca colecção de figuras de acção, de Scare Glow são sempre as mais desejadas e aquelas que é tão obrigatória ter nas prateleiras que não encontrar esta ou aquele versão é por vezes desesperante.
A personagem, em tempos glorificada como o Fantasma de Skeletor nada tem a ver com o Senhor do Mal mas é apenas mais um dos seus lacaios originalmente invocado de uma estranha dimensão, para servir na luta contra He-Man e os restantes Masters of the Universe.


Agora, com a série animada da Netflix, a personagem recebe finalmente algum protagonismo e é o guardião do submundo de Eternia onde governa pelo medo e onde tem total poder.
Durante a sua demanda pelas duas metades da Espada do Poder, Teela e os seus companheiros têm de atravessar o Subternia para poderem chegar ao paraíso onde vivem os antepassados dos grandes heróis de Eternia e forjar de novo a Espada que proporcionará o equilíbrio que irá devolver a Magia ao universo.
Para isso Teela, Orko, Andra, Evil Lyn e Roboto, terão de roubar a metade sombria da Espada a Scare Glow, que a mantém no seu reino e que a guarda ferverosamente.


A luta é basicamente um pesadelo e acaba com o sacrifício de Orko, que permite assim a passagem dos heróis para Preternia onde tencionam reforjar as duas metades da Espada do Poder.
Scare Glow só volta a aparecer novamente no final da série, na batalha junto às portas de Grayskull, onde é derrotado por Orko, ressuscitado inadvertidamente por Evil Lyn e que, de plenos poderes, consegue derrotar o vilão com alguma facilidade.


O maior fascínio por esta figura de acção tem sido sempre a sua capacidade de brilhar intensamente no escuro. A figura vintage, agora objecto raro e muito complicado de encontrar, brilha intensamente se colocado ao Sol ou diante de uma luz intensa. As figuras de outras colecções como a versão de Masters of the Universe Classics, Eternia Minis e mesmo Masters of the Universe Origins, brilham intensamente e são objectos espectaculares de colecção que valem a pena ter exposto pelo seu aspecto terrífico e por brilharem no escuro.


A versão normal do Scare Glow desta linha Mastersverse de Masters of the Universe: Revelation, apresenta-se como uma desilusão para muitos dos fãs da personagem.
Sombrio, com cores inversas ao habitual e cheio de estilo com uma capa em tecido e munido com a sua tradicional Alabarda, esta figura cheia de articulação e estilo vem com os ossos pintados em fundo negro, o que dá aquela sensação de brilho mas, a única parte do seu corpo que é feita realmente de material brilhante ou que brilha depois de exposto à luz intensa, é a cabeça.


Na série, a personagem aparece com a cabeça flutuante na intensão de apavorar e tem a sua lógica, mas penso que a Mattel teria ganho muito em tornar a pintura dos ossos do seu corpo de um material brilhante no escuro e a desilusão de alguns teria sido resolvida.
A versão especial "Book of Scare Glow", que não consegui devido à sua raridade e preços, vem com essas qualidades, mas como sempre é uma edição limitada que é complicada de encontrar nos mercados normais e a preços competitivos.



Este Scare Glow vem com a sua Alabarda e um par de mãos que podem ser substituídas com alguma facilidade.
Os detalhes são muito bons e é uma figura com alguma presença nas prateleiras, no entanto a falta de Glow, neste Scare Glow foi a única coisa que me deixou um bocadinho desiludido com a figura.
Ainda pode ser encontrado em algumas lojas da especialidade como a Casa da BD, em modo encomenda, mas suspeito que seja cada vez mais difícil, a não ser que a personagem seja relançada numa linha posterior.