domingo, 29 de maio de 2022

MOTU - Rulers of the Sun: Sun-Man...

Nos idos anos de 1985 eu era um puto activo, cheio de sonhos e fantasias.
Quase todas a crianças desta idade o são e nestes anos estava tudo a acontecer ao mesmo tempo. Os filmes viam-se em casa em formatos Betamax e VHS, as séries animação que passavam na televisão tinham horas específicas para serem visionadas e quando essa hora chegava qualquer brincadeira era interrompida para ir ver mais um episódio do Homem-Aranha, dos Masters of the Universe, dos Thundercats e de muitas outras séries que nos enchiam a cabeça de sonhos.
Penso que o fenómeno acontecia um pouco por todos o lado.

Recordo-me de quando apareceram as figuras de Masters of the Universe no mercado. Os anúncios de Televisão e as publicidades que víamos nas revistas Marvel, vindas do Brasil, eram um sonho e qualquer criança queria ter uma destas novas e fantásticas personagens.
Tive a minha conta de figuras e veículos de Masters of the Universe, não foram muitas e quase todas eram vilões, sempre gostei das personagens mais exóticas.
Recordo-me a alegria que foi quando recebi o meu primeiro Galaxy Warrior. Wow, uma linha nova, heróis novos e pertencentes a um novo universo de guerreiros musculosos e cheios de possibilidades. Homens animais, homens dragões, piratas de pele cinza e serpentes humanoides esverdeados. Que delícia de aventuras e de tempos em que brinquei com estes guerreiros, que misturava com os Masters of the Universe, e que me ajudaram a crescer.

Hoje existem várias linhas destes guerreiros inspirados em Masters of the Universe e os Rulers of the Sun nascem precisamente em 1985, da cabeça de Yla Eason, uma mãe norte americana que dedicada a passar valores positivos ao seu filho cria Sun-Man, um dos primeiros heróis de fantasia negro. A ideia surge-lhe quando o seu filho, na altura com 3 anos, Menelik Puryear, se queixou que nunca poderia ser um super herói porque todos os super heróis da época eram brancos e a cor da sua pele surgiu como um elemento limitativo aos seus sonhos. Assim descobrindo que a melanina é o que torna a pele escura, cria o seu Sun-Man com poderes que advêm da sua pele e o nome vem do facto de que, expostos ao Sol, a pele pode escurecer.
Depois de diversos estudo sobre o impacto dos brinquedos nos diferentes grupos étnicos, surge esta linha Rulers of the Sun que é produzida pela Olmec Toys, empresa que monta de propósito para por estas figuras no mercado e realizar o sonho do seu filho Menelik.
Hoje, estas figuras são muito procuradas por coleccionadores. 
A linha acabou por crescer e incluir mais etnias e teve um sucesso breve mas que marcou a história das figuras de acção.


Em Fevereiro deste ano a Mattel dá um passo em frente e inclui a linha Rulers of the Sun na colecção Masters of the Universe Origins, cruzando universos e dando um sentido diferente ao Multiverso que já se adivinhava poder acontecer.
O Sun-Man é o primeiro e principal herói dos Rulers of the Sun e ter esta figura na minha colecção é voltar aos dias em que peguei nos Masters of the Universe ou nos Galaxy Warriors e ficar ali a olhar para as personagens e conceber aventuras, possibilidades, biografias e mitologias sobre esta nova personagem.
Infelizmente encontrar um Sun-Man Vintage é quase impossível devido ao preço que uma destas figuras originais pode atingir no mercado, no entanto fico contente com esta versão que para mim nunca estará ligada a Masters of the Universe e será sempre Rulers of the Sun.


A origem da personagem começa numa parte longínqua do Universo no planeta Trefixa, onde vive o povo do Sol. O benevolente Ruler of the Sun governa as várias cidades que prosperam com trabalho árduo mas significativo para a sobrevivência de todos.
Entre eles está o príncipe Sunni, que cedo aprendeu o poder do conhecimento, a força que existe na comunidade, o significado da liderança e o respeito para com todos aqueles que vivem debaixo do Sol.
Sunni possui o controlo do poder do Primeiro Sol que ilumina o seu planeta e quando recita o mantra do Sol transforma-se em Sun-Man um guerreiro de pele impenetrável e com poderes luminosos que protege o seu povo do temível Pig Head, um vilão que procura governar Trefixa e roubar para si o Cálice das Brasas Eternas que o permitem controlar os poderes do Primeiro Sol.


A figura está bem feita e em semelhança com a sua contraparte vintage.
Desta vez com mais articulação, a Mattel optou por copiar na totalidade o aspecto de Sun-Man sem alterar em muito os detalhes desta figura de acção.


Vem com a sua capa/asas que pode ser encaixada no seu pescoço, um escudo com o símbolo solar e uma espada semelhante a uma lança de design especial com referências ancestrais africanas.
São 16 pontos de articulação sendo esta a figura que saiu na linha normal.


Com este Sun-Man vem ainda um pequeno Mini Comic que o apresenta em parte o Sun-Man e também as outras 4 personagens desta linha.


Achei por bem fazer a minha análise desta figura mais cedo do que é normal sendo que, mais uma vez, não a considero como fazendo parte de Masters of the Universe.
Espero conseguir mais personagens da série que, se continuarem inseridas na linha Origins, serão bom vindas.



Deixo aqui o poster da arte original de Axel Giménez que está presente na parte detrás do blister desta figura.

Sem comentários: