domingo, 22 de setembro de 2019

Masters of the Universe Classics - Star Sisters...

Numa retrospectiva, vou recuar nestas minhas "reviews" já de si atrasadas, ao ano de 2012 aquando da saída deste excelente pack de figuras.
As Star Sisters foram personagens que poderiam ter feito parte da colecção vintage de She-Ra: Princess of Power. No entanto e como tantas figuras, nunca passaram do protótipo o que quer dizer que nunca foram tornadas realidade.

Poster "Legend of the Star Sisters" - Mattel 1986
Brinde do numero 6 da revista She-Ra: Princess of power magazine

Existem imagens de protótipos destas figuras em vários catálogos vintage, mas as mesmas nunca foram produzidas. Estou em crer que, como estas figuras já foram apresentadas em 1986, pelo menos os catálogos da Mattel onde elas figuravam eram desse ano e é bem possível que tenham aparecido em catálogos de anos anteriores, mas não sei precisar ao certo.

 Exemplo de duas páginas de um dos catálogos onde apareciam os protótipos das figuras Star Sisters,
Mattel 1986

Como a série animada da She-Ra já estava em declínio, assim como as vendas das figuras, é possível que a Mattel tenha resolvido não avançar com esse projecto e as figuras de acção das Star Sisters foram mais um conjunto que não passou dos protótipos fotografados para os catálogos.

Star Sisters no episódio "Bow´s Magical Gift"

As Star Sisters chegam a aparecer num único episódio de She-Ra intitulado "Bow´s Magical Gift", onde aparecem como personagens secundárias ao lado de Bow. Nada é explicado sobre estas personagens novas e de como estão ali num momento e depois desaparecem inexplicavelmente sem sequer ajudar Adora e Bow quando a vila é invadida pelas tropas da Horda.
As Star Sisters aparecem ainda em histórias publicadas e ilustradas nas revistas He-Man and the Masters of the Universe Magazine, issue 11, de 1985 - "A Summer Search" e na She-Ra: Princess of Power Magazine, issue 6, de 1986 - "The Path to Nowhere".


 Capa da revista She-Ra Princess of Power, issue 6 - 1986

É neste número 6 da revista de She-Ra que vem o poster, acima apresentado, com o desenho das Star Sisters e o texto de origem das personagens.



Só em 2012 é que a Mattel resolve dar aos fãs as três figuras das Star Sisters.
Estas figuras fazem parte da subscrição no site Matty Collector e só mais tarde puderam ser compradas à parte.
As figuram vinham numa mega caixa e saíram todas ao mesmo tempo.
Jewelstar, Starla, Tallstar e até o Glory Bird estava incluído nesta edição mega especial das Star Sisters.

Mas afinal quem são as Star Sisters e como é que aparecem assim de repente num episódio de She-Ra? A mitologia constrói-se em torno da história que se conta no poster acima e com a nova biografia que vem no pergaminho presente na arte da parte de trás da caixa destas figuras.


"Em tempos antigos, uma feiticeira do mal teve ciúmes do poder das Star Sisters, da sua juventude e da sua beleza e aprisionou-as numa estrela cadente, enviando-as pelo cosmos para a eternidade. Felizmente essa estrela caiu Etheria mas as irmãs ficara aprisionadas magicamente na encosta de uma montanha até ao dia em que Swift Wind, inesperadamente, deslocou algumas rochas que escondiam a sua prisão. She-Ra depressa usou os seus poderes para derreter a estrela que as aprisionava. Gratas pela sua libertação do seu cativeiro mágico, as irmãs juraram amizade a Etheria e a She-Ra. Com a capacidade de gerar uma armadura de cristal para a proteger, Jewelstar consegue ainda proteger outros com este dom. Tallstar usa a sua magia para se esticar em proporções quase infinitas e Starla com o seu Glory Bird consegue sentir o perigo e formular feitiços de luz. Juntas lado a lado ajudam a Rebelião e She-Ra contra a forças maléficas da Horda"


As figuras são o que se estava à espera de 3 princesas mágicas.
Jewelstar vem com aplicações de cristal transparentes e o design é muito bom. A escultura da face é a única coisa que achei mais fraca nesta figura.


O rosa prateado de Jewelstar está fabuloso e toda a figura tem pintura brilhante e acetinada. Os detalhes são muito bons e a capa contrasta com toda a figura sendo a única irmã que vem com este acrescento.
O bastão mágico é em rosa transparente com brilhantes.


Starla é uma figura mais luminosa com cores brilhantes e bem distribuídas. É uma das belezas das figuras Princess of Power (embora esta minha versão tenha os olhos ligeiramente tortos!!) e os detalhes são simples e muito bons.


Starla vem com o bastão mágico em amarelo transparente e brilhante, como acontece em todas as 3 figuras das Star Sisters.


Tallstar é de longe a mais bela das Star Sisters. Esta beldade, para além de ser muito alta, se assim o desejarmos, tem a escultura da face mais bela das irmãs. Está muitíssimo bem pintada e a escultura e todo o design é muito bom e bem conseguido.


Tallstar vem com alguns pequenos acessórios que permitem acrescentar tamanho ao seu pescoço, braços e pernas...tornando-a mais alta ou esticando-a ligeiramente.


Assim Tallstar destaca-se das suas companheiras sendo ligeiramente mais alta.
Vem com um bastão mágico em laranja transparente e brilhante.


Para além de Jewelstar, Starla e Tallstar este conjunto vem ainda com o Glory Bird, um pássaro rosa que é uma espécie de guardião mágico das irmãs.
O Glory Bird vem com um poleiro especial e pode mover as asas tal como as diferentes águas e falcões desta série MOTUC.


O Glory Bird é o guardião das Star Sisters e zela pelo seu bem estar. Todas as noites as Star Sisters têm de voltar ao su lugar de cativeiro para recarregarem os seus poderes com a fraca luz das estrelas e é o Glory Bird que está encarregado de as guiar, todas as noites, ao local situado na encosta da montanha.


As figuras vêm ainda acompanhadas de um pequeno folheto com instruções de como montar as peças da Tallstar.

Penso que as Star Sisters sempre foram personagens subestimadas e que mereciam mais protagonismo. Pode ser que na nova série da She-Ra, elas apareçam finalmente no lugar que mereciam ter estado sempre.
As figuras são muito boas e já estão a engrossar o Exército da Rebelião nas minhas prateleiras...

Sem comentários: