quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Classic Marvel Figurine Collection...103

Baron Zemo

O primeiro Baron Zemo (Dr. Heinrich Zemo) o 12º Barão Zemo, foi criado em 1964 pro Stan Lee e Jack Kirby como inimigo do Captain América. Apareceu pela primeira vez na revista de Março The Avengers #4, do mesmo ano.
O segundo Barão Zemo (Helmut J. Zemo) o 13º Barão Zemo foi criado por Tony Isabella e Sal Buscema em 1973 e apareceu pela primeira vez na revista de Dezembro, Captain América #168.

Esta figura diz respeito a Helmut Zemo que é filho do Dr. Heinrich Zemo, famoso cientista Nazi e antigo inimigo do Captain América trabalhou vários projectos cientificos para o Terceiro Reich. A sua fama espalhou-se pela Europa e numa tentativa de esconder a sua identidade, Heinrich passa a usar uma máscara de um tecido especial que o protege nas suas experiências e que o esconde dos olhares curiosos. Continua a desenvolver todo o tipo de armas para os Nazis e é assim que se torna alvo de interesse para Captain América que se lança numa demanda para eliminar o cientista e as suas armas. É durante uma luta que, em Zemo se preparava para revelar a sua última invenção, o Adesivo X, uma substância que poderia colar qualquer superficie e que não poderia ser desfeita por nenhum químico conhecido dessa época. No confronto o herói destrói o recipiente do adesivo mas Heinrich fica exposto à substância e a sua máscara fica permanentemente colada à sua pele, sendo impossível de retirar. Com o tempo Zemo enlouquece devido ao facto de ter de usar a máscara permanentemente. Heinrich acaba por morrer quando causa a sua própria morte acidentalmente e durante uma luta com os Avengers. Ao disparar uma arma causa uma avalanche de rocha que acaba por soterrá-lo.

O seu filho Helmut Zemo, nasce em Leipzig, na Alemanha. Helmut era originalmente um engenheiro. Assim que sabe do regresso do Captain América o ódio toma conta do seu espirito e acaba por seguir os paços do seu pai como super vilão. Logo muito cedo foi considerado como morto quando cai num depósito de Adesivo X. No entanto, quando ele cai não leva a máscara e o seu rosto e cabeça ficam completamente desfeitos e com a aparência de cera derretida. Ressurge depois como Baron Zemo, assumindo-se com o nome de seu pai e aliando-se a vários vilões para capturar Captain América. As Lutas sucessivas com os Avengers e com o seu líder repetiram-se vezes sem conta, ficando Zemo sempre a perder, até que foi novamente considerado como morto depois de cair num vulcão activo no Japão. Durante o evento a que chamaram de Onslaught, a maior parte do heróis foi considerada desaparecida ou mesmo morta. Aproveitando-se da situação, muitos vilões escolheram erguer-se com mais violência. Zemo aproveitou a ocasião e reuniu em torno de si novos Masters of Evil e assumiram triplas identidades tornando-se numa equipa de super heróis denominada Thunderbolts, cujo verdadeiro objectivo era ganhar a confiança dos cidadão para conquistarem o mundo com mais facilidade. Acontece que o povo começou a gostar deles quase imediatamente o que fez com que alguns dos membros do grupo se sentisse bem no seu novo papel de super herói. Zemo que adquiria agora a identidade de Citizen V, revelou as suas identidades ao público assim que os heróis regressaram do seu misterioso desaparecimento e obrigou os membros da sua equipa a fugir com ele para o espaço numa tentativa de por em prática um plano para dominar o planeta atravéz de controlo mental. Muitos dos Thunderbolts se revoltaram contra ele dando início a uma desesperada saga cósmica onde Zemo foi morto pela nova Scourge of the Underworld. No entanto a sua mente foi transferida para o corpo em coma de John Watkins III, o neto do Citizen V original e assumindo o papel de herói uma vez mais. Foi mais tarde que a sua consciência foi transferida electronicamente para o corpo do seu aliado Fixer. Na sua visita à Contra-Terra, Fixer transfere a sua consciência para o Barão Zemo dessa realidade, trazendo assim a Helmut um novo corpo e fazendo dele o líder dos Thunderbolts dessa Terra.

Seguiu-se o regresso à Terra original e novamente à liderança dos Thunderbolts originais, tendo mais tarde tentado conquistar o mundo novamente. Zemo foi visto recentemente a fazer um pacto de paz com Captain America, durante a Civil war, onde se afirma reformado da vida de super vilão, no entanto salva o planeta do plano de Grandmaster para o conquistar mas no fim desta saga é atraiçoado por Songbird, que ao quebrar as poderosas moontones com a sua voz, lança Zemo num turbilhão espácio temporal, atraiçoando-o como ele já sabia que aconteceria...
Até à data nada mais se sabe dele...


Sem comentários: