domingo, 15 de maio de 2022

Masters of the Universe Classics - Hawke/Delora...

No que diz respeito a personagens secundárias, esta colecção de Masters of the Universe Classics foi, já mais para os anos finais, um verdadeiro tesouro para os coleccionadores.
Já tinha apresentado aqui um vilão dos comics num artigo anterior e agora é a vez de mostrar e dar opinião sobre uma das personagens secundárias que foi desejada por muitos. De tal maneira que acabaram por fazer uma figura dela em 2017 incorporada na colecção Collector´s Choice, colecção que servia mesmo para dar aos fãs as figuras mais votadas e desejadas de todo o Universo MOTU.


Hawke é uma Avion e súbdita de Stratos que aparece na série animada da Filmation, nomeadamente e apenas no episódio 12 da segunda temporada intitulado " The Betrayal of Stratos".
É nesta história que Hawke, seduzida pela promessa de riquezas por Skeletor, vai sabotar as defesas de Avion para culpar Stratos e fazendo com que o monarca seja banido do seu próprio reino em completa desgraça e permitindo a Skeletor roubar o Ovo de Avion, objeto mágico que dá aos Avionans a habilidade de voar.
Mais tarde Hawke vê a razão quando é banida por Skeletor para a Demon Zone e sem quaisquer riquezas e aprisionada numa "gaiola".
Consegue redimir-se parcialmente quando ajuda Stratos e He-Man mas, mesmo assim é desacreditada por todos os Avionians e detida até ser perdoada pelos seus conterrâneos.

Hawke confronta os Avionans no episódio "The Betrayal of Stratos"

Na biografia que aparece nesta colecção e que vem com esta figura, Hawke é irmã de Stratos e a sua segunda no comando. Como todos os Avionians, ela consegue voar e tem asas que lhe crescem nos antebraços. De acordo com o que se sabe, foi a Evil Lyn que a hipnotizou e ordenou que sabotasse as defesas de Avion. Consegue libertar-se do feitiço mas não da fama e muitos deixaram de confiar nela desde esse incidente.
No entanto existe também Delora, que também vem representada nesta figura MOTUC e que a transforma em duas personagens diferentes.
Com a opção de ter duas cabeças para trocar, esta figura pode transformar-se em duas e Delora é a irmã de Stratos na Filmation e em algumas histórias a sua esposa e regente de Avion, como acontece nos mini comics.
Como irmã, Delora aparece no episódio "Reign of the Monster", apenas por breves momentos sendo que é uma personagem completamente diferente embora o design seja igual ao de Hawke.

Delora ao lado de Stratos no episódio "Reign of the Monster"

A figura de Hawke/Delora é, possivelmente uma das mais estranhas figuras femininas desta linha.
Atarracada e desenhada sem grande detalhe, esta tentativa de transformar a personagem numa das grandes mulheres de Eternia não foi muito bem sucedida e nesta linha, que tem tão poucas personagens femininas foi, a meu ver, um pequeno fracasso.


O design Filmation ficou meio estranho e Hawke apresenta-se meio desproporcionada e sem grande estilo ou presença.
O pescoço é inexistente e isso transforma a figura num exemplo marreco e sem grande jeito, de uma peça que poderia ser um bocadinho melhor.
Podemos sempre remediar o assunto com algum trabalho mas pessoalmente sou contra intervenções em figuras de origem que devem ser perfeitas assim que vêm para as mãos dos coleccionadores, quanto mais não seja para justificar o enorme preço que damos por elas.


Hawke ou neste caso Delora, vem com uma espada, da qual não tenho qualquer referência histórica na Filmation nem em qualquer outro episódio de outra série. 

Delora no comic DC, Injustice vs Masters of the Universe #3 página 2 - 2018

Esta espada é única nesta colecção e a única referência gráfica que encontrei é no Comic da DC Injustice Vs Masters of the Universe, nomeadamente no número 3 onde vemos Delora a empunhar a espada contra as forças invasoras de Darkside, no entanto esta história é de 2018 e a figura foi lançada em 2017 já com esta espada e por isso a referência é anterior.


O outro acessório é uma arma usada pelos próprios Avions a que chamam Smoke Screen Gun.
Os detalhes destes acessórios são muito bons e bastante importantes para os coleccionadores...se ao menos conseguisse a referência à espada!

Guardas de Avion a usarem a Smoking Screen Gun no episódio "The Betrayal of Stratos"


Com a figura vêm também a cabeça de Delora para substituir e transformar em duas figuras diferentes, embora partilhem o mesmo corpo e a diferença seja apenas no comprimento e cor do cabelo, como já mostrei nestas fotos acima.
Para quem tem a possibilidade de ter duas figuras, pode assim ter também duas personagens diferentes. 


No geral a Super 7 não fez um trabalho muito mau mas ter uma figura atarracada por causa do pescoço demasiado curto, ou do encaixe da cabeça demasiado profundo, faz toda a diferença. 
A expressão também não ajuda muito tendo em conta que é a mesma na Hawke e na Delora. A articulação é de excelência, como é habitual e os detalhes nas armas são bons mas, fico com a sensação que a figura poderia ter ficado melhor.

Sem comentários: