sexta-feira, 26 de março de 2021

Masters of the Universe Retro Filmation Style - séries 4 - Stratos...

Posso estar atrasado nas minha reviews de Masters of the Universe no geral, mas não me esqueço.
Sim já todos quase que esqueceram a colecção Retro Vintage Filmation Style da Super 7 mas não deixa de ser um grande acontecimento no Universo de figuras de acção de Masters of the Universe.

Stratos é um dos favoritos de muitos coleccionadores e este habitante de Avion é, desde as primeiras histórias dos mini comics originais, um dos Masters of the Universe mais antigos e leais às forças do bem.
Talvez por isso existam tantos coleccionadores totalmente obcecados por esta personagem.
Já em artigos anteriores falei aqui das origens e história de Stratos e voltar a contar esta história parece-me despropositado.


No entanto Stratos habita um dos mais famosos locais de Eternia.
Avion é uma cidade situada muito alto nos picos das Mystic Mountains e só acessível por ar. Os Avionians são uma raça que tem o poder de voar graças ao Ovo de Avion que protege a cidade e lhe dá o poder de se elevarem nos ares, mas nem todos conseguem ter esta habilidade totalmente desenvolvida e existem membros desta sociedade que só conseguem planar com as suas asas. Nos mini comics este poder de voo é concedido pelo Staff of Avion, um bastão mágico de poder incrível. (Em outras histórias este bastão é chamado de Emerald Staff e é muito diferente do Staff of Avion)

Cidade de Avion como representada na série de animação da Filmation

Como em todas a histórias e lendas de Eternia, a informação por vezes é confusa e existem outras histórias que colocam Avion a Norte das Mystic Mountains, numa cidade de cristal. Outras histórias revelam que a sua localização é nas Sapphire Mountains e foi uma cidade fundada pelo próprio Stratos.
Existem ainda relatos de uma barreira mística que envolve Avion e que esta é gerada pela Tree of Diyng Time e que esta árvore contem parte das almas de todos os Avionians e que é por isso que têm a capacidade de voar.
Alguns destes guerreiros alados usam foguetes para impulsionar essa capacidade voadora e para ganhar mais velocidade.


Stratos é uma grande figura desta colecção de Masters of the Universe da Super 7.
Vem com o aspecto da personagem da Filmation e é feita à semelhança de uma figura vintage com a articulação básica das figuras de acção dos anos 80.
Os detalhes, embora simples, são muito bons e a semelhança com a personagem da Filmation é muito boa.


Stratos vem com dois acessórios.
O Staff of Avion que aparece nos episódios da Filmation. Este bastão mágico tem uma pequena caveira com chifres embutida e tem o poder de libertar Molkrom, o Deus monstruoso dos Torgs. Este bastão carrega também uma maldição que diz que se o bastão for usado para o mal, irá explodir e devastar metade do planeta. para melhor entendimento desta história, ver o episódio 16 da primeira temporada de He-Man and the Masters of the Universe "Reign of the Monster".


O outro acessório é o Emerald Staff que, nos mini comics é a fonte de poder de voo dos habitantes de Avion e é roubado por Skeletor e usado para controlar o demónio Haramesh. A história deste bastão está contada no mini comic "Siege of Avion".

Como não podia deixar de ser, estas figuras não vêm com mini comics mas trazem um art card com a evolução da personagem e uma ilustração que tem qualidade suficiente para ser emoldurada e apresentada em qualquer parade ou prateleira da colecção de cada um.
É uma figura que pertence à série 4 da colecção Retro Filmation da super 7 e esteve no mercado em 2019.

Sem comentários: