sábado, 6 de março de 2021

Galaxy Fighters - Demon Fighter...

Galaxy Fighters é uma das mais difíceis linhas de figuras de acção de encontrar no mercado.
As linhas Knock Off de Masters of the Universe são sempre muito mais complicadas de encontrar do que as linhas originais de que foram inspiradas.
Sempre tive figuras Galaxy Fighters e Galaxy Warriors.
Nos anos 80 eram significativamente mais baratas do que os Masters of the Universe e faziam quase o mesmo efeito em termos de fantasia épica de brincar. Estas linhas traziam personagens por vezes bizarras e impossíveis mas eram muito bem feitas, com embalagens com desenhos de fantasia que lembravam os filmes fantásticos dos anos 80 que lá iam passando na televisão e que foram inspirados em diversos filmes que hoje são de culto.


Nesses filmes (Conan o bárbaro, Yor, O Guerreiro e a Feiticeira, A espada da Feiticeira, Ator o invencível, Beastmaster, Krull, Legend, Willow, Deathstalker e etc...) existiam sempre heróis que se aventuravam em mundos estranhos, munidos muitas vezes de espadas mágicas e outros atributos que os deixavam invencíveis. Era essa fantasia e o sentido de ancestralidade, de primitivo, de história antes da história, que me atraía em particular. Claro que Masters of the Universe juntava isso tudo e acrescentava ainda uma mistura perfeita de magia e tecnologia que fazia com que esse Universo fosse perfeito...um pouco como acontece com Flash Gordon e as suas aventuras por planetas e locais tão exóticos e diferentes, também os Galaxy Fighters se aproximavam desta quase nostalgia ancestral.

Ilustração da caixa do Demon Fighter que vinha com uma figura Galaxy Fighters.

Os Galaxy Fighters eram a alternativa aos Galaxy Warriors, sendo que eram praticamente as mesmas personagens ou corpos, com cabeças, cores e armas diferentes ou muito semelhantes. Os detalhes são muitos bons e podem encontrar diversos artigos aqui no blogue sobre os diversos personagens que tenho na minha colecção. O melhor de tudo é que esta linha também teve veículos e esses são muito, muito difíceis de encontrar.
Consegui este Demon Fighter nas minhas caçadas pelos diversos mercados da Internet e foi mesmo uma grande compra pois já andava atrás deste carro desde que soube da sua existência vai fazer alguns de anos.


Carro de apenas um passageiro, que era vendido numa caixa com uma ilustração fantástica, continha uma a viatura e uma figura de acção Galaxy Fighters. A ilustração mostra uma das personagens que conduzia a viatura terrifica e que pertence aos guerreiros maléficos. 
Por incrível que pareça a personagem representada na caixa não era a que vinha com o veículo. Não sei ao certo se as figuras variavam mas de acordo com as minhas pesquisas, a figura que vinha sempre era o Iguana,  personagem que apresento aqui neste artigo a conduzir o Demon Fighter.


Este veículo em forma de demónio ou dragão é uma espécie de tanque cheio de armamento terrífico e pronto para grandes combates. Todos os Demon Fighters são de uma cor azul embora a ilustração da caixa o mostre em preto. Segundo sei, este é um veículo que nunca saiu em preto e não se conhece, pelo menos até à data deste artigo, uma destas peças de outra cor senão este azul.
Desloca-se em duas rodas cilíndricas e tem detalhes muito bem pensados e com canhões articulados, embora o design dos mesmos seja um pouco incompatível com a articulação e forma das figuras.
Tem uma cabeça assinte num pescoço longo é de um ser demoníaco. Tem dois pequenos demónios a segurar os dois arietes, nas laterais, que terminam com bolas espinhosas e de aspecto medieval feitas em borracha.


É um veiculo simples, bem pensado onde a figura se senta mal mas que serve o propósito de veículo a temer sempre que os guerreiros do mal se deslocam para a batalha.
Esta é uma peça da Swenco embora tenha sido distribuída por várias outras empresas que lhe dão outros nomes e que por vezes se torna confuso quanto à sua origem.
Os Galaxy Fighters andaram no mercado por volta dos anos 1986/87 e sim estiveram à venda em Portugal embora eu nunca tenha visto estes veículos nas lojas.


Sem comentários: