segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Masters of the Universe x Transformers - Megatron armor Skeletor......-

Penso que existem coisas que têm de acontecer. Os crossovers de Masters of the Universe com outras linhas de brinquedos famosas eram uma questão de tempo e, embora o grande objetivo seja mesmo vender personagens a coleccionadores de outras linhas, a curiosidade de como esses encontros iam existir e que modificações iriam daí aparecer, sempre foi uma questão pertinente que tem levado a muita customização.
Pessoalmente não sou adepto de customizações, fiz uma única experiência, em tempos, com duas figuras de Masters of the Universe vintage e ficou incrível, mas parei por aí.


No entanto, em dois anos, já tivemos Turtles of Grayskull, Masters of the Universe x Thundercats e agora Masters of the Universe x Transformers.
Todos estes encontros geraram figuras únicas e que, muito em breve, correm o risco de se tornarem peças muito procuradas por colecionadores.


Este Skeletor que apresento aqui é um exemplo estranho, de uma ainda mais estranha e exótica fusão, do algoz de He-Man com o implacável inimigo dos Autobots e líder dos Decepticons.
O que dizer desta situação e afinal como aconteceu isto?
A resposta está no mini comic que vem com a figura e que se intitula "By the Energon of Grayskull"
Por incrível que pareça, o nome não diz tudo. 


Depois de escaparem a um terrível destino em Cybertron, os Autobots fogem numa nave em busca de um novo planeta, para escapar à aniquilação.
Durante essa fuga, os Decepticons ameaçam a sua destruição e os Autobots ejetam para o espaço, um dispositivo que contém toda a história de Cybertron.
Essa "arca" vai cair e Eternia. 
Duncan encontra a arca e faz descobertas fascinantes sem se aperceber que Skeletor já o tinha feito.
Usando a fonte de Energon para se aperfeiçoar, Skeletor torna-se numa ameaça séria.


A figura é uma mistura de designs das duas linhas. Um Skeletor de armadura que contém elementos de Megatron, adaptados ao próprio design da armadura original do vilão de Eternia.


É interessante ver como se fundiram estes dois vilões e de como a história se vai desenvolvendo em torno deste avanço tecnológico súbito.
O corpo principal da figura segue um modelo muito semelhante ao usado nas figuras Origins e toda a armadura é completamente nova. 


Os detalhes estão muito bons e bem pensados. Claro que, neste caso, o Skeletor não se transforma, o que é uma pena para alguns e um alívio para outros. Toda a armadura é uma mistura de Megatron com Skeletor, onde se tentou representar um pouco da duas personagens. O sucesso não foi muito bom e o Skeletor parece vestido com um caixote cor de panela que, embora muito detalhado e bem feito, deixa a personagem com um aspeto retro knock off, de origem chinesa.


Uma das ideias brilhantes nesta figura foi a adaptação das armas. O Havok Staff é um bastão, mas também é um canhão. Esta peça sim, transforma-se de forma simples e adapta-se à mão ou ao braço da figura.
Outra das armas é uma pequena espada, que pode ser armazenada nas costas da armadura e, uma mais criativa é a arma energética que pode ser usada como arma independente ou pode ser acoplada directamente ao braço da figura. Esta arma de Energon, tem o design da cabeça de Carneiro do bastão, como acontece também no pomo da espada.


A articulação é a comum de uma figura tipo MOTU Origins.
Em mãos é uma figura pesada, com escultura e detalhes interessantes e ideias boas e bem aplicadas.
Se o design podia ser melhor? Sim, podia ser muito bom e até mais apelativo para os fãs das duas linhas de figuras. 
No entanto acho que é, mais uma vez, uma figura que vai ficar para a história de Masters of the Universe e de Transformers por ser tão fora do comum.
Ainda não decidi se vou ou não fazer esta linha por inteiro, tendo em conta de que são poucas personagens, talvez seja uma boa oportunidade.