sábado, 27 de dezembro de 2025

Leituras do Best - Peter Pan de Kensington...


Peter Pan está de volta.
Bem, não trata efetivamente de um regresso. Apresenta-se como uma prequela do clássico de James Berrie. Antes da Terra do Nunca, antes de Wendy e antes até de Gancho!
Acontece que, no início da sua grande aventura pela escrita, Barrie criou outras histórias do Menino que não queria crescer.
Depois de vários contos, com e sobre esta personagem, surge um livro em 1906 intitulado Peter Pan nos Jardins de Kesington, ricamente ilustrado por Arthur Rackham.


É esta narrativa desconhecida e adaptada de O Pequeno Pássaro Banco e de Peter Pan nos Jardins de Kesington, que José-Luis Munuera nos brinda com um álbum brilhante, recheado de magia, animais falantes, fadas e outras criaturas do imaginário do autor que pensávamos conhecer tão bem.


Na história vamos acompanhar a pequena Maimie Mannering, que se perde no parque.
Depois das portas fecharem para a noite a menina vai encontrar fadas que ameaçam comer-lhe os dedos, sombras que a perseguem e um rapaz chamado Peter, capaz de voar, que vai fazer de tudo para impedir que Maimie fique presa nos Jardins de Kesington, para sempre!



Esta edição da Seita e da Arte de Autor é uma absoluta pérola da banda desenhada e uma das excelentes escolhas das editoras, para este ano que está praticamente a terminar!
Com 96 páginas a cores, protegidas por capa dura, Peter Pan de Kesington é uma excelente leitura.
A arte de Munuera é muito boa e, apesar do aspeto sombrio, esta consegue ser uma história divertida e cheia da magia que Berrie nos deixou.