A primeira versão deste Magnon, na altura pertencente à coleção Galaxy Warriors, foi-me oferecida pelos meus pais nos anos 80.
Recordo-me de uma loja em Lisboa, no centro comercial Apolo 70, onde se vendiam os Knock Offs de Masters of the Universe, conhecidos como Galaxy Warriors.
Nunca soube de outro local de venda e os meus pais, embora não fossem de Lisboa, descobriram as figuras por lá.
Esta oferta foi feita numa altura de desespero pela minha saúde. Estava doente, internado no Hospital de Santa Maria, onde passei praticamente doze meses, dos dez aos onze anos de idade.
Recordo-me dessa época infernal e, embora tenha feito grandes amigos e tenha passado por situações transformadoras, foi a oferta de algumas das figuras de Galaxy Warriors, que ficaram vivas na minha lembrança.
O Magnon fora a resposta dos meus pais à procura pelo He-Man, que nessa altura era muito difícil de encontrar, estando esgotado na maior parte das lojas de brinquedos.
Foi essa personagem, juntamente com o Tiger Man e o Ygg dessa mesma coleção, que me encheram de fantasia, nesse ano conturbado.
Ainda conservo essas figuras de Galaxy Warriors, com grande carinho.
Agora, depois de quarenta anos, a Formo Toys lança novas versões dessas figuras e chama-as Warriors of the Galaxy.
Ter uma nova versão do Magnon foi uma sensação de nostalgia enorme.
Recordou-me tempos maus, mas também me fizeram olhar para trás e lembrar que aquela etapa da minha infância passou, foi superada e praticamente esquecida por mim e pela restante família.
Mas as aventuras de Magnon ficaram na memória, principalmente as que vivi, juntamente com o meu irmão, quando regressei a casa.
Magnon apresenta-se aqui muito diferente e praticamente igual.
O que escrevo pode parecer confuso mas é o que sinto em relação a esta figura em particular.
A embalagem recorda a linha original e a figura é uma reformulação incrível da versão vintage.
A articulação é basicamente a mesma que a figura vintage apresentava e até os acessórios vão de encontro ao design dos originais.
Nesta versão, Magnon vem cheio de detalhes o que torna esta figura e consequentemente esta coleção, como mais do que um revivalismo.
O escudo, a espada, a armadura e as caneleiras, que são um dos elementos novos nesta figura, vêm com um nível de execução, design e pormenor, que fazem toda a diferença.
Com a figura, para além dos acessórios, vem ainda um pequeno livro ilustrado. Uma espécie de mini comic desdobrável, que vem dar conteúdo narrativo a esta personagem.
A figura vintage nunca trouxe uma biografia ou uma história associada a cada personagem e, apenas com o nome, concebíamos mundos de aventuras incríveis.
Este pequeno folheto, penso que consigo classificá-lo assim, vem com um breve relato sobre o mundo onde se passa a ação desta nova linha de figuras.
Aqui conta-se parte da história de como um mal terrível surge no Planeta Ferror.
Um enorme buraco negro forma-se nos céus. Com esse evento aparecem uma quantidade de forças do caos que ameaçam a paz e a ordem de Ferror. Magnon é um dos primeiros heróis a erguer as armas contra estas forças imbatíveis!
A história é de Emiliano Santalucia, Joshua van Pelt e Peer Brauner, com arte de Daniele Spezzani.
Emiliano é ainda responsável pelas cores e pela ilustração da capa.
Magnon dos Warriors of the Galaxy é um produto Formo Toys de 2025, que recomendo para todos os que, como eu, viveram aventuras épicas com esta personagem.
O meu objectivo para esta coleção é tentar fazer, pelo menos a primeira e segunda série, o que quer dizer que irei falando aqui das novidades desta fabulosa linha, sempre que possível!



















