quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Leituras do Best - A Cor das Coisas...


Não podia deixar de referir esta novela gráfica aqui no espaço das Leituras do Best.
Já vai fazer uns anos que indico, nesta rubrica do meu blogue sobre colecionismo de brinquedos, algumas das edições que nos levam para outro tipo de mundos que, eventualmente podem ou não levar a um sentido diferente da palavra colecionar.
Para mim colecionar é estar rodeado de coisas de que gosto.
Existem sempre vários tipos de colecionadores e atenção que coleciono muito mais tipos de coisas do que dou a conhecer aqui no My Best Toys.
Na maior parte das vezes gosto de falar de leituras que têm a ver com brinquedos, mas que também são notáveis e diferentes.


A Cor das Coisas, de Martin Panchaud é um desses livros.
Esta novela gráfica é feita totalmente em formato digital e apresenta-se de uma forma totalmente nova e radical. Pouco se fez que seja parecido com isto, no mundo das novelas gráficas.


O livro conta a história de Simon, um rapazito gordinho de 14 anos que, depois de fazer umas compras a uma cartomante, esta revela-lhe quem seriam os grandes vencedores de uma famosa corrida de cavalos da Royal Ascot. Simon resolve apostar nessas corridas e ganha 16 milhões de libras. É a partir daí que começam todos os seus problemas...


Divertida, real, cruel e muito contemporânea, A Cor das Coisas é uma história inesquecível.
Contada de uma maneira diferente e ousada, usando um grafismo muito particular poderá ser, muito provavelmente, uma das grandes leituras do ano, neste género.


Esta é uma edição Levoir de 2024 em capa dura, com 232 páginas.
Podem encontrar um exemplar em qualquer livraria da especialidade.
Adquiri o meu exemplar no Amadora BD deste ano, conseguindo um autógrafo do autor que, para espanto meu e de muitos, usa um dispositivo que desenha no livro de forma automática.