sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Masters of the Universe Revelation - Horde Skeletor...



Quem era Skeletor antes de ser o famigerado Evil Lord of Destruction? A resposta tem sido respondida ao longo do tempo e de diversas maneiras. 
As séries de animação e em especial a série Masters of the Universe de 2002, têm  abordado o tema e mostrado o outro lado do vilão, explicando as suas origens reais e uma apetencia natural para o mal.
Keldor, filho ilegítimo do rei Miro, meio humano e meio Gar. Herdou a pele azul da sua raça e seria versado em magia, apresentando uma natural apetência para as artes arcanas e uma curiosidade exagerada por poder.
Mas as perguntas ficavam sempre em suspenso. Aprendera sozinho ou teria este Gar de sangue real um mestre. Na série de 2002 Evil Lyn, para poder salvar Keldor, cujo rosto derrete a uma velocidade mortal, leva-o para o que resta do Hall of Wisdom onde o vilão implora pela sua salvação ao Espírito de Hordak que lhe responde mudando o seu aspecto e transformando-o em Skeletor.



Keldor contempla o seu reflexo na orbe do bastão de Evil Lyn, depois sua transformação, no episódio 32 "The Price of Deceit" na série He-Man and the Masters of the Universe (Novembro de 2003).

Outras histórias surgem mais tarde, durante os lançamentos da linha Masters of the Universe Classics, onde se aproveitaram de uma personagem que Mark Taylor tinha imaginado ser o vilão principal de He-Man e que dava pelo nome de De-Man. 
A história muda e nesta origem Hordak, vendo que o seu antigo pupilo Keldor, não tem qualquer intensão de o libertar da sua prisão eterna, funde a sua essência com um demónio extra dimensional chamado Demo-Man, que é a personagem de Mark, acima citada, mas com nome modificado. Hordak salva-lhe a vida mas muda o seu aspecto e enlouquece-o temporariamente.
Assim sabemos que Hordak foi o mestre de Keldor e que o seu pupilo se revolta.
Na série animada Masters of the Universe: Revelation (2021), Skeletor aparece a uma jovem Lyn, como um dos lacaios da Horda e salva-a de um linchamento.


Nos últimos episódios de Masters of the Universe: Revolution (a segunda temporada da nova série) é revelado o treino e a tentação por poder que Hordak exerce sobre o seu pupilo e em como usa o Havoc Staff para o transformar em Skeletor que, ao absorver o poder do bastão é então modificado por esse essa magia única.
Na mini série de comics da Dark Horse, com o mesmo nome (Masters of the Universe: Revolution #1 - 4 de 2024) é contada toda a história de Keldor e de como serviu Hordak de tal forma que acabou por ser um importante peão na conquista de imensos mundos, assim como a sua mente é apagada e modificada com a intensão de servir a Horda na conquista de Eternia e do poder de Grayskull.


A figura é a versão deste Evil Horde Skeletor e representa esse período em que Skeletor ainda se encontra sob ordens diretas de Hordak.
Com o aproveitamento do corpo do Skeletor desta versão, esta é uma figura muito bem conseguida e uma variante curiosa porque vem com elementos novos que modificam por completo a filiação da personagem.
A caveira é uma escultura nova, diferente da apresentada na primeira figura do Skeletor da série animada (MOTU: Revelation), com detalhes excelentes.


Acrescentar o manto em pano e o saiote foi uma excelente ideia. 
Cinto novo, armadura nova e um capuz negro, acrescentam um drama real à figura e imprimem aquele aspecto se ser cruel, capaz de tudo para cumprir os objetivos do seu mestre.
O Manto pode ser retirado, apresentando um Skeletor mais dentro do que estamos habituados a ver em Masters of the Universe.
Aqui podemos ver o morcego da Horda bem assinalado na armadura e que, no fundo, sempre esteve lá desde a coleção vintage! Terá sido de propósito ou uma feliz coincidência?


O Havoc Staff vem com pintura nova, embora nada indique nas séries este vermelho vivo e ttranslúcido, que combina com os novos detalhes da armadura e restantes elementos.
É uma figura incrível. Um Skeletor diferente e que remete para as origens sempre misteriosas da personagem que se vão desvendando e construindo de muitas maneiras.


Com a figura vem ainda um par de mãos para substituir, se for o caso.
É uma figura que já vai sendo difícil de encontrar a preços decentes e que se estáa esgotada em muitos dos locais online da moda.