sábado, 18 de janeiro de 2025

Blackstar - Blackstar (Lazer Light)...

Para quem não sabe, os estúdios Filmation não se dedicaram apenas às séries animadas de He-Man and the Masters of the Universe ou a She-Ra Princess of Power.
A história da Filmation é muito mais rica e vasta.
Entrar nesta história será tema para artigos futuros, mas por enquanto posso ir revelando algumas das pérolas que este estúdio mítico realizou e que nos encheu de fantasia, ficção científica e humor.
Uma das séries incríveis que me recordo de ver em Portugal foi o Blackstar.
Na época, possivelmente no início dos anos 80, já não me recordo bem se vi a série antes do He-Man estrear na televisão, no entanto é muito possível que tenha sido antes.


Recordo-me principalmente da estranha espada do herói, de como a história se passava um pouco como acontecia com o Buck Rogers e de como todo aquele mundo era tão fantástico e primitivo.
Quando invoco essa memória dou sempre por mim numa casa onde vivi na infância, rodeado de móveis dos anos 70 e com uma televisão em que tínhamos de nos levantar para carregar nuns botões, mesmo ao lado do ecrã, para mudar de canal (na altura só existiam os dois canais do estado). Ver a John Blackstar montado no seu Dragão verde a erguer a sua estranha espada bicuda enquanto nuvens de tempestade descarregavam relâmpagos no horizonte longínquo, enquadrando a cena em grande estilo é uma das minhas felizes lembranças desses tempos.

Blackstar com os Trobbits, Mara e Klone.

A série segue com as aventuras de um astronauta terrestre que se aproxima demasiado de um buraco negro e acaba por ser sugado para uma zona diferente da galáxia onde acaba por se despenhar num planeta exótico, povoado por diversas criaturas estranhas e com habilidades fora do comum.
Neste planeta Sagar, a civilização encontra-se num período antigo onde a espada é lei e a magia existe numa estranha fusão com a tecnologia.
Depressa é acolhido pelos Trobbits, uma raça de anões de pele rosada, com estranhos poderes mágicos, que é oprimida por Overlord, um senhor do mal cujo objectivo é escravizar todos os habitantes de Sagar e dominar por completo o planeta com a ajuda da sua Powersword, uma espada mágica cuja metade está na posse de John Blackstar
Armado com a Starsword, uma das metades da lendária Powerstar, Blackstar e os Trobbits juntam-se aos rebeldes Mara (uma feiticeira antiga), Klone (um elfo de poderes transmorfos) e ao Dragão Warlock, num esforço para frustrar os planos de Overlord.


Nestes 13 episódios, por incrível que pareça, não nos é mostrada a origem de Blackstar nem como adquiriu a misteriosa metade da espada cobiçada por Overlord.
No entanto vamo-nos apercebendo do enredo conforme os episódios se vão desenrolando.
No que diz respeito a figuras de acção, Blackstar mereceu uma colecção significativa pelas mãos da Galoob e que não são nada fáceis de encontrar completas e a bons preços (dependendo muito das carteiras de cada um, claro!)


Este Blackstar é a versão Lazer Light que vem com Carpo, o Trobbit que adora esculpir madeira com os dentes para poder construir coisas.
A figura é muito semelhante em porte a He-Man embora seja mais alta e tenha as pernas direitas, em vez das pernas meio agachadas das figuras Masters of the Universe.
Na versão Lazer Light, a figura vem com um mecanismo nas costas que permite fazer faíscas, ou luz, que se vê no medalhão translúcido da figura.


Como acessórios vem apenas com a Starsword que é mais do que suficiente para mostrar todo o estilo de uma figura com bons detalhes e acabamentos, assim como articulação básica semelhante às figuras Mattel.
Por incrível que pareça esta é uma figura de 1984e contemporânea das figuras de Masters of the Universe que saíram praticamente ao mesmo tempo. 
A série foi cancelada em 1981, poucos meses depois de ter estreado. As figuras só foram para produção em 1983 para aproveitar o súbito sucesso que as figuras MOTU estavam a ter nos mercados.


Carpo é uma das sete figuras dos Trobbits de que chegam a ser ainda mais raras do que as figuras de acção desta linha.
É em PVC, pintado à mão e sem qualquer articulação.
Não sei precisar o tempo que esperei por uma oportunidade de ter uma destas figuras de Blackstar.
Quando a oportunidade surgiu foi sem pensar que adquiri esta versão da personagem que, mesmo "loose" vem completa com espada e companheiro Trobbit.


Como referi o mecanismo das faíscas ainda funciona embora seja complicado tirar uma fotografia focada da luz que faz no peito da figura.
Se é uma coleção que gostava de ter completa? Claro que sim mas, como todas as coleções mais antigas, será sempre complicado adquirir personagens completas com todos os acessórios.
Só o futuro dirá e oportunidades não faltam, resta saber se a carteira aguenta estas belas oportunidades.