quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Masters of the Universe - 80 anos Mattel...

Parece que foi ontem que vi aquele anúncio de Masters of the Universe na televisão portuguesa. Parece que foi ontem que vi, pela primeira vez o Príncipe Adam a erguer a sua espada mágica e proferir as palavras que o transfomaram em He-Man, o homem mais poderoso do Universo!
Os anos passam e os Masters of the Universe  fazem 40 anos de existência. A Mattel, esta empresa mítica cujo logótipo estava sempre presente nas caixas destas figuras que fazem parte da nossa infância e que ainda nos deixam loucos, agora que somos em adultos, celebra 80 anos.


Sabemos que, ao longo do tempo, foram muitos os brinquedos que se produziram com a marca Matt. Hot Wheels, Big Jim e Barbie, são apenas alguns que marcaram muitos de nós durante a infância.
Para comemorar esse octogésimo aniversário a marca põe no mercado várias iniciativas e peças de colecção, que são impossíveis de ignorar por muitos dos coleccionadores que seguem fielmente os seus produtos.
Uma dessas peças é este conjunto de figuras, em edição luxuosa, que vem honrar uma das linhas de mais sucesso dos anos 80.


Assim, He-Man e Skeletor são apresentados na sua versão vintage, como um revivalismo Mattel, mantendo o design e o aspecto dessas primeiras figuras que é um dos grandes marcos para a história dos brinquedos.
Toda a apresentação desta caixa comemorativa é incrível. Novas ilustrações, que são alusivas ao aspecto vintage, decoram a totalidade deste conjunto, emoldurando assim o cofre que protege as figuras.


He-Man e Skeletor, vêm num blister que imita o original e que é reutilizável, o que acaba por ser uma excelente opção da Mattel que tem em conta os clientes que gostam de abrir os blisters, para "brincar" com as figuras e que depois as voltam exibir na caixa, conservando os blisters.


As figuras vêm então com o seu aspecto vintage e acompanhados com os acessórios já familiares de todos.
A articulação é a mesma das figuras originais e, enquanto He-Man se apresenta para qualquer desafio com o seu machado, escudo e espada, Skeletor está pronto para espalhar terror com a sua metade da espada e bastão mágico.
Muito bem elaborados e sólidos, as figuras são um grande exemplo de qualidade, coisa que tem vindo a melhorar muito ultimamente.
Com cada uma destas peças comemorativas vêm ainda dois mini comics.



Aqui a Mattel optou por reeditar o Batlle in the Clouds, no caso de He-Man e o The Vengeace of Skeletor, que vem com o Skeletor. Os comics vêm com a marca dos 80 anos Mattel e são muito semelhantes aos originais no formato, histórias e ilustração. A única diferença aqui é mesmo a contracapa que apresenta apenas as ilustrações de He-Man e Skeletor.


As duas figuras são muito boas e este conjunto, embora eu tenha tido algumas dúvidas em adquiri-lo, principalmente devido ao preço, acaba por ser uma mais valia para qualquer colecção, mesmo para coleccionadores esporádicos, pois carrega uma grande carga de nostalgia.

Fiquei com pena das espadas não serem como as originais e de terem mantido o design apresentado na linha Masters of the Universe Origins. Por vezes, as decisões feitas para poupar dinheiro, acabam por. deixar pequenas "manchas" nas colecções, coisa que não entendendo muito bem.

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Hot Wheels - Pass ´N Go (90 anos de Monopoly)...

Tinha mesmo de escrever aqui sobre esta edição especial da Hot Wheels.
O Monopoly é um dos jogos mais conhecidos do mundo e em 2026, faz 90 anos de existência.
Este jogo tem origem americana e foi concebido em 1903 por Lizzie Magie, uma ferrenha anti-monopolista, que concebeu o jogo com a ideia de explicar a teoria do imposto único.


O jogo tem sido um sucesso incrível e tem sofrido modificações significativas ao longo dos tempos. 
Por volta dos anos 30 do século passado, foram introduzidos os tokens (pequenas peças que representam valores e possessões) metálico. Por volta dos anos 60, um desses tokens que representava um carro desportivo.




Token do jogo nos anos 80

Para celebrar os 90 anos deste jogo de tabuleiro mítico, a Hot Wheels oferece no seu lote A de 2026, este extraordinário Pass ´N Go que representa esse mesmo modelo que ainda hoje faz parte dos tokens usados no jogo do Monopoly que conhecemos.


Os detalhes desta peça são incríveis, honrando na perfeição esse pequeno token.
Metalizado, brilhante e com o logótipo dos 90 anos na lateral, este é um veiculo comemorativo que não podia deixar de referir aqui no bogue.


Este lote já anda por aí e posso desde já assegurar que, embora esta não seja a miniatura mais rara deste lote, não é muito fácil de encontrar. 


segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Leituras do Best - He-Man y los Masters del Universo: El poder de los 80...

Ao longo dos anos tenho divulgado aqui no blogue, uma quantidade significativa de publicações sobre Masters of the Universe. Os temas são sempre variados e existem muitas pessoas no mundo, empenhadas a dar conhecimento real sobre MOTU.
Embora os arquivos online ameaçem tornar livros deste tipo obsoletos, ainda penso que nada poderá alguma vez substituir um livro.


Sobre Masters of the Universe existe muita coisa publicada que ainda é do desconhecimento total dos fãs e, com estes artigos, tenho sempre como objetivo divulgar o que vai saíndo e o que está por aí nos mercados.
Sou da opinião, e penso que já o disse aqui várias vezes, de que não existem livros maus. Talvez existam histórias mal contadas, mal estruturadas ou mesmo obsoletas, mas isso dependerá sempre de quem lê. 
Já tenho apresentado aqui livros sobre MOTU que podem parecer mais do mesmo mas que no fundo, passam por ser visões específicas dos seus autores sobre os assuntos já tantas vezez falados e tratados noutros livros.


El poder de los 80 é um grande livro. Grande no peso, tem 376 páginas, grossas e a cores, protegidas por capo dura, numa edição luxuosa em espanhol.
O autor assina com o pseudónimo Kromic Bruck e disponibiliza um livro sobre Masters of the Universe que é semelhante a muitos livros que já apresentei aqui nos meus artigos ao longo dos anos.
No entanto, é um livro diferente.


Kromic (a.k.a. Adolfo Saro) é um dos grandes colecionadores de MOTU e, com este livro, mostra a sua paixão por tudo o que faz parte deste Universo de fantasia e ficção científica.
O livro é essencialmente focado nos anos 80 e na linha Masters of the Universe.


Contém artigos surpreendentes e que não tinha ainda visto em outros livros sobre MOTU. Um exemplo incrível é o facto deste volume trazer uma tradução para espanhol, da MOTU Bible, criada por Michael Halperin, que foi o documento que permitiu e auxilou a criação da série animada da Filmation.
Mas não é só, a presente obra introduz, explica e revela todo o Universo de He-Man, passado por uma análise completa a todas as figuras, playsets e veiculos dos anos 80, individualmente, contanto a história da personagem e descrevendo em detalhe, a figura, acessórios e muito mais.


O autor não se esquece das figuras e linhas, que não chegaram a sair e faz uma inédita referência aos argumentistas, artistas e designers, que fizeram parte e contrubuiram para criar toda esta lenda.
Refere ainda o filme de 1987, o espetáculo da Broadway, passando por uma breve referência à série animada Masters of the Universe: Revelation.


El poder de los 80 é um livro completo. Cheio de pequenas surpresas e elaborado com uma dedicação fora do comum. Vem com muito de novo e também com mais do mesmo, mas está escrito com um amor, que só um grande colecionador de Masters of the Universe poderia deixar impresso nestas páginas.
Estas páginas são inteiramente dedicadas à linha vintage de Masters of the Universe e, embora apresente referências a She-Ra, o autor reserva-se no direito de produzir, futuramente, um livro dedicado apenas a Princess of Power.


O final do livro, para além de entrevistas, vem com artigos excelentes sobre o Club He-Man espanhol e sobre o diverso merchandise MOTU espalhado pelo mundo.


Este meu exemplar é uma segunda edição de 2022, da Dolmen Editorial.
Escusado será dizer que este documento de quase 400 páginas é um dos essenciais. Um dos livros que merece muito estar na estante de qualquer coleccionador MOTU.