segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Leituras do Best - O Inferno de Dante...


O maior poeta italiano regressa às prateleiras com uma versão incrível em banda desenhada.
Os autores clássicos estão sempre na moda e "O Inferno" é, muito provavelmente a melhor parte da obra da Divina Comédia de Dante.


Para quem só ouviu falar desta obra sem precedentes, este é o primeiro capitulo da história do próprio autor que, um dia se vê perdido numa floresta estranha onde encontra o espírito de Vergílio, o seu autor favorito, que o leva numa viagem incrível pelos sete círculos do Inferno a pedido da sua querida Beatriz que o espera no fim do caminho...


O que se segue neste álbum adaptado pelos autores Paul e Gaëtan Brissi é uma obra de arte comparável apenas quiçá, às ilustrações de Gusutav Doré que o fez para o poema em 1857.
Toda a história segue a narrativa de Dante.
Todos os percalços, as lições, os medos e os desesperos que vai encontrando pelo caminho sendo ou não ajudado por Vergílio que, para além de guia é, de alguma forma, o seu crítico.


Os desenhos para este livro são o maior complemento para a história.
Vamos literalmente para lá e sem queremos estamos rodeados de cheiros, poeiras, visões e ambientes impossíveis e delirantes.
Sentimos o desespero e a malícia em cada folhear de página e em cada passo de Dante, em cada frase de Vergílio, em cada nível do Inferno.


Sendo uma obra adaptada, o desfecho é rápido e incompleto mas, depois de fechado o livro fica ainda a cinza no ar, o cheiro a pedra calcinada e a fogo velho que queima lentamente o desespero dos que ficaram eternamente presos naqueles níveis do Inferno que acabámos de folhear.
Este álbum tem esta magia, esta particularidade ou talvez este detalhe.
Leva-nos ao Inferno e parece não querer deixar que nos esqueçamos do que vimos.


O Inferno de Dante é um livro A Seita, com 168 páginas a preto e branco e em capa dura que adquiri na Livraria Dr. Kartoon em Coimbra!