Assombra de modo positivo claro, pelo mistério que rodeia a personagem e a fortaleza que herdou o seu nome.
King Grayskull na série Masters of the Universe: Revelation 2022
Esta personagem da série de animação Masters of the Universe: Revelation vem adensar o mistério e o assombro de várias maneiras. Nesta nova década de sentimentos, atitudes, tolerância e diversidade, por vezes algo forçada e sem grande sentido, o socialmente e politicamente correto nem sempre é relevante e é algo porque sou totalmente a favor...quando o assunto é equilibrado e do senso comum...a minha opinião muda ou mantém-se se a história já estiver meio contada como acontece com esta personagem em particular.
Mas esses são outros assuntos que valem o que valem.
King Grayskull original da série Masters of the Universe de 2002
Em 2002, a série Masters of the Universe dessa década vem cimentar a lenda de Grayskull, apresentando o rei lendário num episodio em retrospetiva, onde He-Man vê por si como começa a lenda do seu antepassado.
Grayskull é um homem gigantesco de características nórdicas e que explica o aspecto loiro de olhos azuis do próprio Adam, sendo que a Sorceress apresenta Grayskull como seu antepassado direto.
Aqui existe alguma controvérsia porque de acordo com a mesma série de 2002, Randor é Capitão da Guarda de Eternia e recebe a sua coroa durante o primeiro episódio.
Se isto é verdade, na série, quem é o Rei Miro, pai de Randor e pai adoptivo de Keldor?
Serão descentes diretos de Grayskull e de Veena a primeira Sorceress?
Como seria a sucessão nesses tempos em Eternia?
As questões ficam no ar...
Descendentes de Adam e antigos portadores da Espada do Poder.
Kuduk Ungol, Wun-Dar, He-Ro, Vikor e Grayskull.
Nesta nova série, Grayskull é um Rei poderoso, humano de compleição escura, rastas longas e um coração enorme, de uma nobreza que o seu porte e aspecto refletem por si.
É também, na primeira parte desta série que é revelado que o Castelo de Grayskull, com o seu aspecto esverdeado e com a caveira na sua frente é apenas uma ilusão, que foi invocada pelos antigos sábios, para esconder o Hall of Wisdom, uma fortaleza mágica de cristal que esconde o poder universal que é responsável por toda a magia que existe e que guarda segredos inimagináveis.
Na série animada, Teela segue na demanda de encontrar, reforjar e voltar a unir as duas metades da espada do poder, no intuito de restituir o equilíbrio à magia no Universo.
A sua demanda leva-a a Preternia, o Paraíso lendário onde vivem os espíritos de todos os que perecem em Eternia.
É nesse paraíso que vão encontrar vários antepassados de Adam, incluindo ele próprio e o antigo Rei Grayskull.
A figura de acção desta personagem, que aparece apenas em 2 episódios da nova série é uma das edições Deluxe da série Masterverse Revelations e uma figura que começou por ser uma peça exclusiva da cadeia de supermercados americanos Target.
Meses passados e lá aparece nos mercados "normais". Mesmo assim, foram precisos mais de 8 meses para poder receber uma destas peças nos fornecedores europeus.
Detalhes primorosos, execução espectacular e acessórios preciosos para os puros coleccionadores de Masters of the Universe que dão importância a estas coisas.
Grayskull vem com a espectacular articulação da linha Masterverse e com grande atenção aos materiais e pormenor de exposição.
Com esta figura vêm uma cabeça de substituição com uma expressão mais aguerrida, um par de mãos extra, um escudo de design exclusivo para esta personagem e as duas metades da espada do poder.
Grayskull carrega ainda um manto de pelo e tecido que é um luxuoso acessório.
O manto vem com arame nas laterais, permitindo um posicionamento da mesma, copiando assim os movimentos que a mesma poderá ter se submetida a ventos ou ao movimento da figura/personagem.
A capa em tecido aveludado e com a gola de pelo são excelentes pormenores e enobrecem a figura.
No entanto achei que o conjunto de capa e gola poderia ter sido mais bem pensados e ajustados à armadura que, por causa destes elementos em tecido está sempre a abrir-se, nas presilhas traseiras e o tecido a escorregar constantemente para as costas da figura.
Ficou a faltar uma Power Sword completa que acho que iria valorizar ainda mais este conjunto.
Não se consegue ignorar a controvérsia e a sensação incrível que é ter esta figura em mãos.
Apesar de todo o ódio de que a série Masters of the Universe: Revelations foi alvo e continuará a ser, abriu portas para figuras, ideias e personagens novas e renovadas que não me fazem grande diferença se são politicamente corretas ou não.
A magia continua lá e, normalmente, a história que se conta depende sempre das ideias, imaginação e talento do narrador.
Cada um ouve, vê, imagina ou interpreta como acha melhor.
King Grayskull por Eamon O´Donoghue