terça-feira, 19 de julho de 2022

Masters of the Universe - Power Sword Scale Prop Replica...

"Isto não é um brinquedo!"
É o que vem escrito na caixa desta pequena Power Sword que a Factory teve a excelente ideia de por no mercado.
Já anteriormente, mais precisamente em 2013, a Icon Heroes tinha posto no mercado algumas réplicas destas espada icónicas, feitas em metal e que foram o sonho de alguns dos coleccionadores de Masters of the Universe.


Estes "Abre-Cartas", tão bem feitos na altura, (podem encontrar algumas destas miniaturas aqui no blogue, é só fazer uma procura!) não se comparam em nada com esta Power Sword da Factory, que penso que ainda se podem encontrar à venda nas lojas Fnac, um pouco por todo o lado.


Esta é uma réplica maior, mais detalhada e inspirada numa aproximação mais real do que poderia ser o design clássico desta arma mítica de He-Man.
Não me recordo de ter falado anteriormente da história ou da lenda, ou mesmo do mito da Power Sword no Universo de Masters of the Universe.
Quando em 1982, Mark Taylor concebe a personagem que conhecemos hoje como He-Man a ideia de uma espada lendária, com poderes especiais apresenta-se de imediato como algo essencial para a criação da personagem e do Universo.


Como acontece em várias lendas humanas, a espada especial empunhada pelo guerreiro escolhido é, na maior parte das vezes a justificação para as ações de seres superiores que, ao fornecerem o objecto mágico, dão ao herói os meios para concretizar a sua demanda com mais facilidade.
Estou a falar de espadas como Excalibur, a espada do lendário Rei Artur, a espada Gramr, empunhada por Sigmund e mais tarde o seu filho Sigurd das lendas Islandesas, a espada Harpe, responsável por, nas mãos de Perseu ter cortado a cabeça da Medusa, a espada Zulficar das lendas Árabes que foi dada pelo anjo Gabriel ao profeta Muhammad, a espada Durendal do cavaleiro Rolando que se dizia ter sido forjada com várias relíquias de santos cristãos e a espada  Ame-no-Habakiri, arma do deus das tempestades da mitologia japonesa, a espada Asi que o Deus Rudra que dizimada exércitos e que mais tarde foi doada aos humanos.


Este são apenas alguns exemplos, historicamente registados, sejam dos mitos, lendas ou factos reais, de espadas mágicas que rodeiam as lendas humanas. Existem muitos mais exemplos e deixo em aberto a minha vontade de um dia escrever sobre as mesmas quem sabe noutro estudo ou artigo que não tenha nada a ver com Masters of the Universe. 
No fundo, Mark Taylor e mais tarde a equipa de argumentistas dos episódios da Filmation, DC Comics, Mattel, entre outros, foram beber a lendas como estas de espadas mágicas que cortavam pedras, furavam armaduras, matavam monstros e dizimavam exércitos.


Esta réplica tem detalhes muito bons e é feita toda em metal.
É uma Power Sword pesada e sim pode ser usada como um abre cartas luxuoso, embora ache que uma réplica miniatura deste calibre mereça ser exibida e não usada para tarefas mundanas como abrir cartas ou envelopes ou mesmo encomendas, até porque os gumes não são afiados e não se prestam para cortes mais duros e violentos.

Como escrevi acima, este é um artigo que ainda pode ser adquirido em algumas Fnac portuguesas embora tenha um preço algo elevado.
É procurar e ter em atenção que esta Power Sword não é um brinquedo.

Sem comentários: