segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Masters of the Universe Classics - Lodar...

Já vai fazer uns meses que não abordo a colecção Masters of the Universe Classics.
Ainda me falta escrever sobre muitas destas figuras já lendárias da colecção que, para mim, continua a ser a melhor de sempre.
Dentro das personagens de que ainda me falta escrever está o Lodar.


Esta personagem obscura tem alguma história e penso ter em meu poder informação suficiente para poder falar desta personagem retirada directamente de um dos mini comics de Masters of the Universe intitulado "Slave City"!

Vinhetas do mini comic "Slave City"

Lodar é um vilão de poderes estranhos que conquista a cidade de Targa com o seu exército de Kobolds, escravizando a população. É quando os seus Kobolds capturam um He-Man sem memória,  Lodar obriga o herói a lutar contra Garn, um outro prisioneiro, numa arena onde o prémio do vencedor seria a liberdade.
He-Man recupera a memória e vence o combate mas recusa-se a matar o seu oponente e em vez disso ataca directamente Lodar numa luta brutal mas breve em que He-Man sai novamente vencedor.
Lodar e os seus Kobolds são banidos para o interior de Eternia onde, sem a Lua e o Sol de onde retira os seus poderes, Lodar deixa de ser uma ameaça.


No entanto, é na biografia desta figura de acção da Super 7 que conhecemos a verdadeira natureza desta personagem.
Lodar é um gladiador experiente que viveu na cidade de Targa, uma cidade da antiga Preternia e que se aproveita de um simpático Zodac e lhe rouba magia ganhando a habilidade de retirar energia do Sol e das luas de Eternia.
Quase invencível, Lodar depressa conquista Targa com a intenção de libertar todos os escravos mas, o poder corrompe-o. Cria os Kobolds e obriga os habitantes de Targa a lutar com as suas criações nas arenas onde lutou como escravo e gladiador.
Durante a Grande Guerra, um desapontado Zodac ajuda o Rei Grayskull a libertar Targa e a encerrar Lodar e os seus Kobolds nas catacumbas que existem por baixo da cidade.
Com o remanescente do poder de Lodar os Kobolds ficam inertes durante milhões de anos até que a Rainha Balina e o seu feiticeiro Draca os libertam expondo Lodar ao Sol de Eternia.
Em retribuição Lodar toma novamente a cidade de Targa destronando a Princesa Rana, irmã de Balina e tornando novamente a cidade numa Cidade de Escravos.
É a princesa Rana que procura a ajuda de He-Man que lua contra Lodar nas arenas e na derrota, volta a encerra-lo nas profundas catacumbas de Targa.


A figura é o que podemos esperar de um perfeito exemplar Masters of the Universe Classics.
Os detalhes estão todos lá e a transformação do Lodar dos comics para a forma de figura de acção é perfeita.


Em articulação é a mesma esperada de qualquer figura desta linha.
Os detalhes da cabeça com o elmo e máscara estão perfeitos e a armadura é tal como aparece nos mini comics, assim como as solas dos sapatos espinhosas!


Lodar vem com uma maça de bicos, retirada também da aventura "Slave City".


O outro acessório é uma surpresa para os fãs da história pois é, nada mais que as correntes que aprisionam o amnésico He-Man ao chão das catacumbas de Targa.
Um detalhe brutal e muito bem pensado.    


Lodar é uma das figuras Masters of the Universe Classics da era Super 7 e um brutal exemplo de uma grande figura de acção.
Pertence à sub-colecção MOTUC Collectors Choice e foi para o mercado em Maio de 2017.

Sem comentários: