sábado, 8 de janeiro de 2022

Leituras do Best - Masters of the Universe Vol. 2 - Im Würgegriff des Bösen...

O ano de 2022 não podia começar de melhor maneira.
A Retrofabrik acaba de lançar no mercado o segundo volume de Masters of the Universe com a continuação das aventuras em banda desenhada da Ehapa.
Já tinha apresentado aqui este projecto extraordinário da editora alemã, que recupera as revistas de banda desenhada que saíram na Alemanha, com aventuras originais que poucos fãs de Masters of the Universe conhecem.



Neste segundo volume reproduzem-se mais três revistas cheias de aventuras surpreendentes que me deixaram literalmente de boca aberta.
Batalhas épicas, segredos únicos, arte fabulosa pelas mão do espanhol Juan Escandell e uma dinâmica de histórias que nos levam directamente para os anos 80.


Como referi na minha análise do volume anterior, aqui reproduzem-se os números 3, 4 e 5 da revista alemã Masters of the Universe em edição de luxo de capa dura.
O volume chama-se Im Würgegriff des Bösen (Nas Garras do Mal) e vem com uma capa ilustrada pelo artista espanhol Daniel Azconegui, cuja entrevista pode ser lida no último capitulo deste volume assim como alguns desenhos da concepção da capa.


A primeira história deste volume chama-se "Die Glocken der Verdammnis" (Os Sinos da Danação) e apresenta personagens como Snout Spout, Fisto, Orco e Moss Man que se juntam a He-Man a ao Battlecat para enfrentarem mais uma vez os exércitos combinados de Skeletor, Hordak e King Hsss que pretendem fazer soar os sete sinos da cidade afundada da Maraturia com a intenção de trazer um antigo mal para Eternia!


Na segunda história deste número 3 da revista, intitulada "Verblendet vom Bösen Versucher" (Cegos pela tentação do Mal). Os habitantes de Eternia enfrentam uma seca sem precedentes e lutam já uns contra os outros pelos últimos recursos. A tensão é grande e os vizinhos zangam-se com facilidade. É neste ambiente que surge Hordak com um plano de conquista engenhoso e cruel.


O número 4 da revista avança com mais duas histórias sendo a primeira intitulada "Der Trank des Dämons" (A poção do demoníaca). Evil-Lyn cria uma poção que encolhe todas as criaturas que a consumirem...escusado será dizer que Skeletor vê nesta poção uma oportunidade sem precedentes para tomar o poder!


A segunda história, "Der Kampf um die Krone" (A luta pela Coroa) vem mostrar-nos batalhas épicas nunca vistas até então numa banda desenhada dos anos 80. O rei Xamu do planeta vizinho Sartorius está morto. Para determinar o novo herdeiro realiza-se um torneio como nunca se viu antes e Adam e os seus amigos ficam espantados quando encontram Skeletor como participante...


Chegamos ao número 4 da revista com mais acção e humor negro.


Em "Doppelspiel des Teufels" (O jogo duplo do Mal) vamos encontrar um Príncipe Adam violento, autoritário e mal intencionado que deixa o reino em alvoroço e quando rapta Teela sem qualquer razão aparente cabe a Man-At-Arms, Orco, Extendar e Fisto chegar à conclusão de que algo não está bem...


A segunda aventura "Im Würgegriff des Bösen" (Nas garras do Mal), história que empresta o seu título a este volume, vamos ver uma rara aliança entre Skeletor e King Hss que lanças diversas pragas sobre a cidade de Eternos com o intuito de assustar a população e conquistar o trono de Eternia...


Aqui acabam as aventuras desta segundo volume que reúne estas três revistas dos anos 80.
No entanto o livro continua com uma galeria de arte que inclui as capas originais, arte original do interior das mesmas e até alguns dos posters que vinham como brinde nas revistas.
Toda a arte foi totalmente recuperada e apresenta um aspecto fabuloso com cores vivas e em concordância com os originais.


Todo o livro está muito bem concebido e cheio de grande entusiasmo de uma equipa que promete não ficar por aqui e levar ao mercado mais volumes compilados desta mítica revista alemã que trouxe tantas aventuras aos jovens da Alemanha nos anos 80 e que vem agora encher a alma dos coleccionadores de todo o mundo.


Este é um volume da responsabilidade da Retrofabrik, em língua alemã, que não é assim tão difícil de ler como isso graças às tecnologias de que dispomos hoje e que poderá ser adquirido no site da editora clicando aqui.
Esta é uma oportunidade sem igual para terem na colecção mais um volume de aventuras nunca vistas em terras lusas e com arte deslumbrante.
Agradeço mais uma vez a toda a equipa Retrofabrik pela oportunidade que está a dar aos fãs de Masters of the Universe e pela gentileza que tiveram para comigo fazendo chegar às minhas mãos este volume 2!

Vielen Dank Retrofabrik, viel glück für dieses projekt!!

Sem comentários: