segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Masters of the Universe Vintage Filmation Style - Skeletor

Sempre preferi os vilões de Masters of the Universe.
Sempre preferi os vilões em geral...penso que são sempre os mais interessantes personagens de todas as histórias e linhas. Poucos são aqueles que exploram os heróis de maneira exótica e especial como normalmente se explora os vilões.
O aspecto, a maneira como desafiam e exploram o mundo à sua volta, a maneira como agem e como interagem com todos aqueles à sua volta e como por vezes são tão mais poderosos do que os heróis.

A minha primeira figura de Masters of the Universe de sempre foi o Skeletor.
Penso que já contei esta história num artigo anterior mas, normalmente, quando contamos uma história deste género, que vai fundo na memória, lembramos sempre de mais qualquer coisa, de mais um ou dois detalhes.
O meu Skeletor vintage, que comprei nos idos anos 80, foi uma prenda dos meus pais num aniversário. Já não me recordo qual mas sei que nos deslocámos a Odivelas, onde conhecíamos várias lojas de brinquedos e onde comprámos o meu Skeletor e um Mantenna para o meu irmão. Foi no Centro Comercial Oceano, que ainda hoje existe embora a loja já não esteja ali. O meu irmão ainda ainda escolheu mas eu fui direito ao Skeletor e a senhora da loja ainda ficou a olhar para mim porque ali mesmo ao lado estava um He-Man e todos os miúdos pegavam primeiro no He-Man.

Tudo isto só para apresentar esta nova figura da Super 7, que me trouxe novas memórias embora seja diferente do Skeletor que comprei naquela altura e que nada tinha a ver com a versão Filmation que aqui se apresenta em grande estilo e com o design vintage das figuras dos anos 80.
Tal como o He-Man, que já aqui apresentei este mês, o Skeletor vem ao estilo da Filmation. 
Aproxima-se assim desta série de animação que é já uma lenda das séries do género.


Skeletor vem com uma espada, o seu bastão ou Havoc Staff, como lhe queiram chamar e uma meia espada que encaixa na meia espada de He-Man.
As memórias de brincar com o meu Skeletor Vintage em noites de tempestade são mais que muitas e esta figura vem captar na totalidade aquele sentido terrífico e misterioso de uma personagem que para mim é um dos maiores vilões de sempre.


O mais impressionante aqui é mesmo a escultura da cabeça com o amarelo da caveira e o capuz que envolve o pescoço em vez de ser uma espécie de touca estranha que se cora ao crânio sem qualquer motivo aparente.
Tanto o bastão como a espada foram redesenhados para se parecerem com as suas contra-partes Filmation embora a espada de Skeletor roxa nunca tenha aparecido na série de animação, mas apenas nos mini comics que vinham com as figuras.


Este Skeletor pertence à colecção Masters of the Universe Vintage Filmation Style Figures e é um dos meus favoritos desta linha brutal que infelizmente já acabou e que vou tentar mostrar aqui, juntamente com as figuras MOTUC que ainda me faltam mostrar.
Estou completamente rendido a estas figuras e aos seus detalhes simples e ao apelo à infância e a horas de aventuras e mais aventuras.



Como aconteceu com a figura do He-Man este Skeletor não vem com um Mini Comic mas sim com um cartão ilustrado que de um lado tem uma excelente ilustração do vilão e do outro lado uma pequena história de como a personagem se transformou From Toy to Toon...estes cartão estão excelentes, vêm em papel mate e são perfeitos para emoldurar.
Mesmo assim penso que cada uma destas figuras merecia uma nova abordagem em mini comic, mesmo que fossem as mesmas histórias impressas de novo e com a mesma capa.
Ficamos à espera da nova colecção da Mattel para ver o que se vai passar com esta nova ideia!

Sem comentários: