Publicação em destaque

2º Sorteio My Best Toys Mistery Box - Deluxe edition...

A Mistery Box está de volta ao My Best Toys e desta vez é um artigo de luxo. O sistema de rifas é o mesmo e desta vez o artigo em que...

sábado, 10 de março de 2018

Leituras do Best...Midsummer Night´s Faery Tale...

Coleccionar brinquedos e figuras de acção é algo a que me dedico a fazer desde à muitos anos.
No entanto coleccionar figuras não é apenas ter legiões de bonecos por todo o lado, mas é também os livros, os comics, as revistas e outros artigos que estão directamente ligados ao "vício" de coleccionar estas coisas.
Tenho livros que admiro e que fazem com que admire ainda mais o trabalho que alguém tem em esculpir pequenas figuras para coleccionar ou para com elas contar uma história.
O caso de Wendy Froud é algo de extraordinário.
Esposa do famoso ilustrador Brian Froud, mestre responsável por ter criado mundos como foram vistos nos filmes The Dark Cristal (1982), Labirinto (1986), é uma artista dos bonecos fantásticos e criadora de peças únicas e admiráveis.


O livro que apresento aqui já tem 20 anos e ouvi falar dele por acaso, quando redescobri os filmes de que Brian Froud e Jim Henson criaram juntos.
A Midsummer Nights Faery Tale pode ser encarado como um livro para crianças, mas não o é.
A história que aqui se conta e intemporal, mágica e com personagens do mundo da fantasia e no entanto está tão actual como estava em 1999.


"Numa floresta chamada Old Oak Wood, numa manhã rosada de verão, uma jovem fada de nome Sneezle acorda no seu ninho com a musica límpida de flautas e com o cheiro quente do Sol..."
É assim que começa a história que vai levar o pequeno Sneezle a uma grande aventura.

Wendy Froud e Terri Windling concebem um livro, ilustrado com fotografias espectaculares das esculturas e criações de Wendy, que são usadas aqui com toque de mestre para ajudar a contar a história. Sem computadores e apenas usando fotografia e materiais naturais, Wendy consegue prender-nos com cada imagem e com cada figura que é tão bem feita que, em certos momentos parecem ser mesmo criaturas do mundo das fadas, fotografados no seu ambiente natural.


As 64 páginas deste livro de capa dura são mágicas. Levam-nos longe e as ilustrações fazem qualquer coleccionador de figuras ficar espantado com a mestria dos cenários e de como se conta uma história deste género com o talento de criar bonecos e cenários perfeitos.


Esta é uma primeira edição de 1999, em capa dura, da editora americana Simon & Schuster e foi fabricado nos Estados Unidos da América.

Sem comentários: