sábado, 8 de abril de 2017

Masters of the Universe Classics...Spirit of Grayskull...

Ao longo destes anos a colecção Masters of the Universe Classics tem-nos dado algumas das figuras mais icónicas e lendárias referentes a este Universo de fantasia e ficção cientifica.
Algumas das mais desejadas e difíceis de encontrar são sempre aquelas que a Mattel colocava como Chase Figures, ou seja, figuras que apareciam de repente na página de vendas e que, quem tivesse a sorte de as ver e comprar, teria na sua posse uma relíquia de edição limitada.
Era assim principalmente porque cada uma destas figuras estava à venda apenas alguns minutos e depois era retirada para aparecer dias ou semanas mais tarde também por tempo limitado.

Página final do mini comic "King of Castle Grayskull"

Por isso este Spirit of Grayskull foi uma dessas figuras que, seguindo o exemplo de outras Chase Figures como Spirit of Hordak, Lookie e Kowl, assim como o raro Anti-Eternia He-Man se apresentam como figuras que nem todos os coleccionadores têm por não interessar ou porque não as conseguiram comprar.

O Spirit of Grayskull aparece nos primeiros mini comics de Masters of the Universe como uma espécie de fantasma em forma de caveira gigantesca que se esfumava por cima do Castelo de Grayskull, em algumas vezes agradecendo a He-Man e aos seus companheiros ou simplesmente presente no horizonte, quando os heróis se afastam, depois da batalha com as forças do mal.
Em 2002, com a nova série de animação é finalmente contada a história do Rei Grayskull e de como foi uma personagem tão importante no mito de He-Man.


Nesse episódio Grayskull é apresentado como um guerreiro extraordinário que expulsa Hordak e os Snake Men de Eternia assegurand, com o seu sacrifício, que os segredos do universo fiquem eternamente guardados no Castelo com o seu nome, fortaleza inexpugnável do poder.


A figura deste Spirit of Grayskull, que segundo a lenda é um dos principais espíritos protectores do Castelo, não é mais do que a mesma figura do Rei Grayskull que saiu em Novembro de 2010 (não conto aqui com o especial King Grayskull Boxed Set que saiu no inicio da colecção em 2008 ou do primeiro Spirit, que foi uma edição criada para efeitos de caridade, também em 2008, esses raríssimos!!!).


A diferença deste Spirit of Grayskull para o King Grayskull reside apenas nas cores e material.
O Spirit é de um material meio translúcido que brilha no escuro com uma intensidade fora do comum. A articulação e aspecto está todo lá, os detalhes são intensificados com uma camada de tinta mais escura e aguada que realça todos os relevos da figura.


Vem com acessórios que já se adivinhavam embora esteja em falta a Power Sword Electrónica de 2002, que acho que deveria ter sido incluída nesta versão.
Resta-me ainda dizer que o material de que esta figura é feita é extremamente denso, o que torna quase impossível encaixar as armas nas mãos. Penso que não é defeito mas uma característica do material usado que poderá ter sido inesperado.


Este é um dos tesouros dos coleccionadores de MOTUC. As Chase Figures  foram odiadas por muitos coleccionadores que acharam uma injustiça estarem disponíveis por tão pouco tempo.
Nos mercados alternativos existem figuras às venda, mas com preços pouco convidativos como é de esperar com figuras deste género, especialmente se forem figuras que estão à venda por tempo limitado.

Sem comentários: