sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Leituras do Best...He-Man and She-Ra Complete Guide to the Classic Animated Adventures...

E é com o final do ano que venho falar de uma das mais significativas publicações referentes ao Universo de He-Man e She-Ra.
Este é um guia que não é completamente inédito sendo que uma versão não oficial, contendo apenas um guia para He-Man and the Masters of the Universe, já tinha sido editado por James Eatock em 2010, numa simples edição de 304 páginas que esgotou quase imediatamente e que tenho a felicidade de possuir na minha colecção e que comprei directamente ao autor.
Sei que foi publicada uma segunda edição deste volume, anos mais tarde e que penso que também esgotou.

Este novo volume, também da autoria de James Eatock é um verdadeiro documento sobre as séries animadas que são He-Man and the Masters of the Universe e She-Ra: Princess of Power.

Este guia analisa todos os episódios das séries, assim como os dois filmes animados de modo profundo e com imensas opiniões, extras, curiosidades e desta vez, imensos desenhos e esboços de personagens, ambientes e outras surpresas que fazem deste volume uma presença essencial para o verdadeiro coleccionador de tudo o que tem a ver com esta série.
Nestas 590 páginas, de um volume em capa dura com dedicação especial para o falecido Lou Scheimer, o principal responsável pela existência do universo de Masters of the Universe, podemos então contar com a descrição dos episódios de Masters of the Universe e Princess of Power, como já tinha mencionado. Cada episódio vem com profundas ilustrações e esboços de cenas chave, arte conceptual de personagens para os diversos episódios e outras surpresas como páginas em acetato que mostram o antes e o depois de diversas cenas e story boards.


Neste volume revela-se também o aspecto que tem Orco sem o seu chapéu e cachecol.
Esta é uma publicação inédita baseada num desenho conceptual para um story board que foi elaborado por Steve Hickner para o episódio "Dawn of Dragoon" e que não vou revelar por razões óbvias


Com todos os episódios de He-Man revistos e profundamente ilustrados, com arte nunca vista (nem mesmo no fabuloso Art of He-Man and the Masters of the Universe publicado em Abril de 2015) o livro passa para os episódios de Princess of Power com mais 300 páginas de material nunca visto.


 Os desenhos a lápis são tão detalhados que é impossível mostrar aqui os detalhes mais profundos e elaborados.
O livro acaba por trazer também os perfis de varias personagens dos episódios assim como conjuntos de personagens seleccionados por famílias e tipos, como por exemplo as paginas duplas da família de Orco e restantes Trollans.


Os filmes especiais também têm um capitulo só para eles com grandes revelações e mais uma vez, pedaços de arte nunca vista.


 No final ainda existe uma descrição de episódios que nunca foram produzidos e para terminar em grande um mapa de Grayskull e do interior do Castelo como foi imaginado nos anos 80.


Este é para mim o livro do ano de 2016.
É com toda a certeza um livro de consulta para os fãs da série de animação.
Espero que mais destes livros continuem a aparecer com o mesmo entusiasmo e rigor que apresenta este excelente trabalho de James Eatock.

Formato: Capa dura com 592 páginas
Tamanho: 234 x 312 x 43mm e com 3,016g 
Data de publicação:
Dark Horse Comics,U.S.A.
Linguagem: Inglês
ISBN10: 1506700640
ISBN13: 9781506700649

Sem comentários: