quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Leituras do Best #4...

West of the Mountains, East of the Sea
The Map of Tolkien´s Beleriand
Brian Sibley
Ilustrações de John Howe

Qualquer coleccionador tem em sua casa uma ou outra obra de Tolkien. Seja a famosa trilogia, O Hobbit ou até mesmo outra das suas obras menos conhecidas.
Falar de Tolkien já se tornou catedrático e por isso vou por de lado o mestre da fantasia épica e vou direito ao assunto. Encontrei este livro numa Fnac à coisa de um ano.
Por puro acaso, passava no expositor de livros em língua estrangeira quando o formato e as letras douradas me saltaram à vista.
Quando vi o título "West of the Moutains, East of the Sea" (que penso ter lido em voz alta esbugalhado os olhos de alguém que estava a meu lado) pensei imediatamente em Tolkien e só depois li o nome em letras miúdas que se encolhiam perante o titulo em questão.
Não pensei duas vezes e trouxe-o comigo.


Claro que, como "nerd" destas coisas, já conhecia este livro e sabia que fazia parte de uma colecção de 3 volumes que pretendiam explicar em poucas palavras os mapas de Tolkien e os locais mais importantes, relacionando-os com os diversos acontecimentos nas famosas narrativas. O Livro é encadernado a tecido e editado pela Harper Collins sendo o texto de Brian Sibley (conhecido escritor inglês).
Como se ainda não bastasse este livro é maravilhosamente ilustrado com desenhos a lápis de John Howe (um dos maiores ilustradores do mundo de Tolkien)
A estrutura do livro é dividida em duas partes sendo uma delas a descrição das terras deste mapa de Beleriand e a outra uma espécie de glossário de locais importantes onde se explica onde é o local e o acontecimento narrativo que o tornou importante.


West of the Moutains, East of the Sea é como um guia turístico.
No final do livro podemos encontrar uma mapa desdobrável (cuidadosamente arrumado num bolso de papel da contracapa) de Beleriand, ricamente ilustrado e pintado por Howe, apresentando-se como a cereja no topo do bolo.
Esta livro é de 2010 sendo a terceira edição desta obra no mercado...

Sem comentários: