A personagem Sinestro foi criada por John Broome e Gil Kane e apareceu pela primeira vez na revista Green Lantern #2 de Agosto de 1961
Thaal Sinestro é originário do planeta Korugar que fica situado no sistema planetário 1417. Sempre foi um defensor do que era certo e equilibrado e era uma espécie de antropologo na sua raça, dedicando-se à reconstrução de reúnas de civilizações desaparecidas. Um dia, enquanto trabalhava numa dessas escavações, um Green Lantern caiu perto e como parecia ferido delegou o anel a Sinestro mesmo a tempo deste se defender do seu presseguidor.
Sinestro, mal sabendo o que fazer, conseguiu derrotar o inimigo do Green Lantern, tendo com isso destruído toda a escavação.
O Green Lantern, ainda vivo, pediu-lhe o anel de volta com a intenção de resistir mais uns momentos e pedir ajuda para si mas Sinestro, com medo de não poder voltar a ser um Green Lantern e embevecido de poder, deixou o Green Lantern morrer, tomando o seu lugar sem o conhecimento dos Guardians. Sabe-se que era casado com a irmã de Abin Sur, o Green Lantern que cedeu o anel a Hal Jordan da Terra.
Com o tempo Sinestro torneou-se no maior Green Lantern da tropa.
Quando Hal Kordan se juntou à tropa, Sinestro foi designado para ser o seu instrutor. Choca do com os métodos que o seu mestre aplicava para manter a ordem no seu sector, Hal Jordan acabou por o expor à justiça dos Guardians.
Sinestro foi exilado para uma dimensão negra de antimatéria como castigo por ter usado o seu anel para prvocar medo em vez de o evitar. Nessa dimensão ganhou a confiança dos Qward, feroses opositores dos Guardians, que lhe forjaram um anel amarelo e o enviaram de novo para a sua dimensão. Foi durante este tempo que se tornou num dos maiores inimigos dos Green Lanterns em parte por causa da fraqueza que estes têm contra a cor amarela. No entanto alguns Green Lanterns, como Hal Jordan e Guy Gardner, sempre acharam uma maneira de o derrotar.
Os Guardians, entretanto, conceberam uma prisão à prova de fuga no interior de Oa, onde aprisionaram Sinestro e outros seres problemáticos mas a inteligência do vilão arranjou sempre uma maneira de se escapar. Depois de adquirir um poder imenso devido à manipulação mental de um Deus, Sinestro cometeu diversos actos de genocidio por toda a Galáxia tendo sido detipo pelos Green Lanterns da Terra. Nesta altura e acusado de extinguir raças inteiras, Sinestro é condenado à morte. No dia da sua execussão consegue fazer com que a sua essência se esconda na Central Power Battery de Oa e desliga-a. É também nessa altura que descobre a razão para a fraquesa dos Green Lanterns pela cor amarela.
Tendo descoberto a espirito vivo do medo, a que chamaram Parallax, Sinestro elabora um plano e consegue infectar a mente de HAl Jordan com o espirito de Parallax. Mais tarde quando Parallax se manifesta em Hal Jordan os Guardians são obrigados a libertar Sinestro e pedem-lhe ajuda para o deter. Mas Parallax acaba por levar a melhor e mata quase todos os Gaurdians deixando apenas Ganthet. Este último Guardian dá o último anel a um terrestre chamado Kyle Rayner que depressa se torna no alvo de Sinestro.
Mais tarde, depois da libertação de Hal Jordan da influência de Parallax, o vilão foge novamente para a dimensão de antimatéria e volta mais tarde com a intensão de formar uma nova tropa de Lanterns a que chama de Sinestro Corps e que são alimentados por energia amarela, associada ao medo e alimentada directamente pelo espírito de Parallax.
Os Yellow Lanterns são agora uma realidade e recentemente descobriu-se ainda mais cores e tropas de Lanterns associadas a sentimentos como o amor, a raiva, o ódio, etc...
Durante o evento conhecido como Blackest Night aparece uma energia nova, a energia da vida que possui por momentos Sinestro tornando-o num White Lantern de poder incomenssurável, mas por pouco tempo. Depois de derrotados os Black Lanterns, Sinestro perde o acesso à energia branca e é revelado que uma White Power Lantern aparece numa cratera no planeta terra. Sinestro junta-se a Hal Jordan e Star Saphire para descobrirem o objectivo da White Lantern...
sábado, 31 de julho de 2010
sexta-feira, 30 de julho de 2010
PVC - Ghostbusters...
Um dos melhores filmes de sempre é sem dúvida nenhuma Ghostbusters.
Os anos 80 foram riquíssimos em cultura pop e o entretinimento estava a dar passos de gigante. As ideias fluíam livremente e estavam a fazer-se filmes com efeitos especiais deslumbrantes e neste caso, assustadores.
O filme foi um sucesso enorme e até teve uma sequela.
Anos mais tarde deu origem a uma série de animação que chegou a passar na televisão portuguesa intitulada "The Real Ghostbusters" e que foi mais uma das séries que me tiravam da cama bem cedo ao fim de semana para tentar seguir religiosamente. A série deu origem a outras contabilizando um total de 147 episódios.
Estas figuras foram produzidas pela Yolanda nos anos 80 e inspira-se nas personagens da série animada. São 7 figuras em PVC fabricadas na China para o mercado espanhol...
quinta-feira, 29 de julho de 2010
PVC - Zuky...
Aqui está um grande mistério revelado.
Adquiri esta figura à relativamente pouco tempo e não tinha qualquer informação sobre ela. Nem mesmo a pessoa a quem a comprei sabia do que se tratava. Pesquizar na internet não deu resultado pois sem o nome da figura era impossível saber o que pesquizar.
Valeu-me a minha esposa que ao olhar para a figura disse logo; "Olha o Zuki!"
Pois! E eu que só me recordei dele no exacto momento em que ela disse isto.
Confesso que por momentos fiquei aparvalhado com a revelação, mas que básico que era!
Quem não se lembra do Zuki, a mascote da Compal que anunciava a Magia da fruta.
Pois parece que o Zuki era uma espécie de duende que vivia num mundo carregado de frutas e amigos verdes e que era grande fã de sumos de fruta.
Não sei muito mais à cerca da personagem porque na internet não existe quase nenhuma informação sobre o assunto e nem mesmo os sites da Compal têm um histórico dos seus produtos.
Não faço ideia de quando é que os sumos Zuki apareceram e nem quando é que desapareceram.
Sei que existia um filme de animação a anunciar o Zuki e a fazer publicidade mas não os encontro. No entanto fica a informação e a foto da única figura de Zuki que vi e que penso não existirem mais modelos. Também não faço ideia de quem fabricou esta figura...
Dragões e Criaturas Fantásticas...
O Simurgh
Ave Fantástica com uma plumagem colorida, o Simurgh é o equivalente persa da fénix ocidental.
Quando sente que a morte se aproxima, embrenha-se numa fogueira que lhe permite renascer eternamente das cinzas. Graças à sua imortalidade, pouco a pouco adquiriu todos os conhecimentos do mundo e, por isso, a sua sabedoria apenas è comparável à sua benevolência. Existe uma lenda antiga que conta que esta ave fantástica acolheu um bebé abandonado e criou-o como se tratasse do seu próprio filho...
Ave Fantástica com uma plumagem colorida, o Simurgh é o equivalente persa da fénix ocidental.
Quando sente que a morte se aproxima, embrenha-se numa fogueira que lhe permite renascer eternamente das cinzas. Graças à sua imortalidade, pouco a pouco adquiriu todos os conhecimentos do mundo e, por isso, a sua sabedoria apenas è comparável à sua benevolência. Existe uma lenda antiga que conta que esta ave fantástica acolheu um bebé abandonado e criou-o como se tratasse do seu próprio filho...
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Masters of the Universe Classics...Keldor
Já disse aqui mais do que uma vez que (muito mais que uma vez, quero eu dizer) que sou fã incondicional da personagem de Skeletor, destes tão fascinantes Masters of the Universe. Não imaginam a cara com que eu fiquei quando vi o primeiro episódio da nova série de 2002. Aparecia ali um ser azul, vestido à maneira de Skeletor com um ar de elfo renegado, a quem alguém tinha pisado os calos, numa luta desenfreada com o Rei Randor que defendia os Elders e os seus segredos. Aquele era Skeletor antes de ser o Senhor do Mal. Ali, naquele episódio, nascia uma nova mitologia sobre os MOTU...um novo começo da lenda de He-Man, dos seus algozes e dos Masters of the Universe. No princípio do episódio vemos como Keldor comanda algumas criauras maléficas num assalto ao palácio dos Elders. Ao confrontar o então Capitão Randor (nesta altura ainda não era rei) Keldor serve-se da sua perfídia para lançar à cara de Randor um frasco com àcido. O futuro Rei ergue o seu escudo por reflexo e parte do líquido salpica a cara de Keldor. Rugindo de dor o vilão bate a retirada ajudado por Beast Man e pelos seus outros lacaios.
Ainda neste episódio aparece Skeletor já com o aspecto que todos conhecemos a comandar o mesmo exercito, desta vez com o intuito de conquistar Eternia e vingar-se de Randor (agora Rei), que culpa pelo seu aspecto.
Só mais tarde, em episódios posteriores é que se revela que Keldor, à beira da morte, é levado por Evil Lyn a um templo de Hordak, onde o feiticeiro lhe salva a vida dando-lhe o aspecto presente, com a condição de conquistar Eternia e libertá-lo da dimensão prisão onde está encarcerado.
Para melhor entenderem esta história recomendo o visionamento do primeiro episodio de Masters of the universe 2002 : The beginning. (que podem fazer descontraídamente no Youtube)
Na caixa desta fantástica figura vem a seguinte informação que passo a traduzir (como sempre):
Keldor da casa de Miro.
Banido do palácio, parcialmente por causa da falta de confiança que inspiravam os da raça de pele azul chamados Gar, o príncipe Keldor tornou-se num proscrito. Viajou por toda a Eternia procurando conhecimentos e orientação, eventualmente escobrindo o antigo espirito de Hordak. Foi por causa desse espirito que Keldor aprendeu as artes negras e que chegou à conclusão que para unir toda a Eternia o planeta teria de estar sob o seu comando. Reuniu um exército e liderou-os numa batalha contra o seu irmão Randor. Derrotado e perto da morte, Keldor virou-se novamente para Hordak que, em troca da sua liberdade, salvou Keldor fundindo-o a Demo-Man e transformando-o em Skeletor, o Maléfico senhor da destruição.
Esta é a história que se sabe e talvez uma das mais completas de todas as personagens desta série. Pode ser que de futuro se revelem ainda mais pormenores sobre a história desta personagem em particular e sobre todas as outras.
Em relação a esta figura posso dizer que Keldor apresenta um tom de pele diferente do de Skeletor. A cor é mais viva e intensa em contraste com o azul pálido e deslavado de Skeletor. Outra particularidade desta figura são os acessórios.
Keldor vem equipado com duas meias Power Swords, que se podem unir numa única, com uma capa, que pode ser retirada e aplicada na figura de Skeletor e com o frasco de àcido que acabou por ser a sua desgraça (ou ascenção).
Boa pintura e bons detalhes numa figura que é já uma das minhas favoritas...
Classic Marvel Figurine Collection...Jubilee
A personagem de Jubilee foi criada por Chris Claremont e Marc Silvestri e apareceu pela primeira vez na revista Uncanny X-Men #244 de Maio de 1989.
Jubilation Lee é uma jovem mutante com poderes pirotécnicos. É de origem chinesa mas nascida na América. Era uma ginasta explêndida e preparava-se para competir nas olimpíadas quando os seus pais foram assassinados. Lee foi enviada para um orfanato de onde escapou para se enconder num centro comercial de onde roubava comida para sobreviver.
Foi urante uma fuga de um segurança desse centro comercial que descobriu os seus poderes de criar fogo de artíficio e bolas de luz explosivas e intensas.
Mais tarde é socorrida pelos X-Men, depois de uma preceguição de caçadores de prémios mutantes. Acaba por se juntar à equipa algum tempo depois e junta-se mais tarde à Generation X.
Durante os eventos que foram conhecidos como House of M, Jubilee perde os seus poderes e junta-se à nova equipa de New Worriors, onde usa a tecnologia avançada para se tornar em Wondra, uma nova heroína. Acaba por sair da equipa pouco tempo depois por falta de confiança no seu líder e Junta-se a um grupo de mutantes que lhe falam sobre Utopia, a nova ilha dos mutantes. Recentemente Jubilee foi infectada com um virus e está a transformar-se gradualmente num vampiro, sendo que suporta cada vez menos a luz do Sol...
Jubilation Lee é uma jovem mutante com poderes pirotécnicos. É de origem chinesa mas nascida na América. Era uma ginasta explêndida e preparava-se para competir nas olimpíadas quando os seus pais foram assassinados. Lee foi enviada para um orfanato de onde escapou para se enconder num centro comercial de onde roubava comida para sobreviver.
Foi urante uma fuga de um segurança desse centro comercial que descobriu os seus poderes de criar fogo de artíficio e bolas de luz explosivas e intensas.
Mais tarde é socorrida pelos X-Men, depois de uma preceguição de caçadores de prémios mutantes. Acaba por se juntar à equipa algum tempo depois e junta-se mais tarde à Generation X.
Durante os eventos que foram conhecidos como House of M, Jubilee perde os seus poderes e junta-se à nova equipa de New Worriors, onde usa a tecnologia avançada para se tornar em Wondra, uma nova heroína. Acaba por sair da equipa pouco tempo depois por falta de confiança no seu líder e Junta-se a um grupo de mutantes que lhe falam sobre Utopia, a nova ilha dos mutantes. Recentemente Jubilee foi infectada com um virus e está a transformar-se gradualmente num vampiro, sendo que suporta cada vez menos a luz do Sol...
domingo, 25 de julho de 2010
PVC - Toy Story 3 danglers...
É mais uma colecção de pequeninas e detalhadas figuras de Toy Story 3!
O filme ainda não estreou e o merchandise já se multiplica por mil em quase todo o lado.
Desta vez foi à porta do cinema que vi estas bolinhas de plástico com estes apetitosos Danglers e que são uma colecção de 8 figurinhas representando personagens do tão aguardado filme da Disney/Pixar. A responsável por esta colecção é a Tomy que as mandou fabricar na China.
Masters of the Universe Classics...Faker
Faker é uma personagem e MOTU que sempre me intrigou. Os meus seguidores mais atentos já o devem ter visto por aqui na versão vintage e mesmo assim incompleta pois falta-lhe a espada laranja (ofertas alguém?). No entanto esta nova colecção e Clássicos já atirou cá para fora a sua versão de Faker. Meus amigos...que maravilha! Pode ser uma cópia exacta da figura de He-Man com nova pintura e armadura de Skeletor também com nova pintura mas é mesmo por isso que se torna uma controversa e belíssima figura. Faker tem uma origem um bocadinho obscura mas esta nova versão vem com novas informações que paço a traduzir:
Faker
Originalmente construído por Man-At-Arms para substituir o Princípe Adam, quando o He-Man é preciso, Faker foi abandonado na lixeira real depois da sua primeira missão. Salvo por Tri-Clops, que a pedido de Skeletor o reprogramou para substituir He-Man e para tentar convencer o povo de Eternia que o herói os tinha traído e que se tinha virado para o mal.
Pois afinal parece que Faker não é uma criação de Skeletor mas sim de Man-At-Arms. O oportunismo do Senhor do Mal é que é inimaginável.
Quanto à figura propriamente dita; É uma figura de segunda edição, muito bela como podem ver nas fotos, de um azul difrente do azul de Skeletor e com o laranja profundo e um roxo que combina na perfeição com a sua pele. Os acessórios resumem-se a uma Power Sword laranja e uma meia Power Sword também em laranja que pode ser encaixada nas meias Power Swords de He-Man e Skeletor.
Refiro ainda que este Faker tem a particularidade de trazer impresso no peito o painel de instrumentos para a sua programação, que na versão vintage não passava de um autocolante manhoso e de fácil deteriorização...
Super Heróis de porcelana (cake toppers)...incompleta?
Por vezes encontramos figuras que, por mais que procuremos, a sua origem é sempre um mistério. Estas figurinhas em Polystone e Superman e de Spider-Man foram de certo ofertas de alguma loja ou empresa de fast food. Digo isto porque a base destas figuras vem envolvida numa pequena cassete de plástico transparente com o logotipo de um copo e de um garfo (símbolo universal usado em alguns acessórios de apoio que podemos encontrar em casas deste tipo e que geralmente estão directamente associados a comida). O mais intrigante é que estas peças são fabricadas em Polystone, um material meio resinoso que depois de seco, fica com o aspecto de porcelana ou mesmo pedra.
Penso que se tratam de Cake toppers, figuras usadas para por em cima de bolos de aniversário muito na moda nos Estados Unidos e por cá nos anos 80 (hoje em dia já não se vê muito)
São relativamente pequenas e com uma escultura algo cuidada. Peço a quem tenha informações sobre este tipo de merchandise que comente este artigo que depois actualizarei de acordo com as informações dadas...obrigado.
PVC - The Biskitts...incompleta
Outra colecção muito incompleta e figuras que só aquiri recentemente é esta dos Biskits.
Os Biskitts era o titúlo de uma série de animação da Hanna Barbera que foi exibido na televisão portuguesa entre os anos de 1983 e 1984. A série contava as aventuras de um grupo de pequenos cães que viviam numa época medieval, mais precisamente na Biskitt Island sendo ferozes protectores dos tesouros de Biskitt Castle. Estas criaturas antropomorficas com semelhanças de cães entraram em nossas casas nos anos 80 e transpiravam fantasia e aventura atravéz dos ecrãs. Foram companheiros de muitas manhãs de Sábado e foi realmente uma surpresa ter conseguido algumas figuras desta colecção de 8 bonecos fabricados em Portugal pela Maia Borges. As figuras são de 1983.
Como já é habitual actualizarei este artigo se adquirir mais figuras desta colecção (espero consegui-las em breve)...
Classic Marvel Figurine Collection...Jocasta
A personagem Jocasta foi criada por Jim Shooter e George Pérez e apareceu pela primeira vez na revista Avengers #162 de Agosto e 1977.
Jocasta é um ser mecânico que foi criada por Ultron para ser sua noiva. Para poder simular sentimentos no androide Ultron transferiu a mente de Janet Van Dyne para o seu corpo, quando Janet era ainda a esposa de Henry Pym, sendo esta mais uma manifestação louca de Ultron pelo seu criador. Com o tempo, os Avengers conseguiram retroceder o processo e Jocasta desenvolveu sentimentos próprios unindo-se ao grupo e deixando Ultron. Sacrificou-se pelos seus companheiros diversas vezes mas foi sempre reconstruída e recuperada ora por Pym ora por outros intervenientes. Recentemente integrou os planos de Pym para cuidar da sua Mansão Infinita que albergava a equipa conhecida como Mighty Avengers. Depois de mais um ataque ao seu criador, Ultron casou com Jocasta e Pym enviou-os para um planeta longínquo onde não poderá causar nenhum mal. Embora Jocasta esteja com Ultron, tem a capacidade de projectar a sua consciência em algumas das suas cópias na Terra, o que lhe permite continuar a servir os Avengers...
Jocasta é um ser mecânico que foi criada por Ultron para ser sua noiva. Para poder simular sentimentos no androide Ultron transferiu a mente de Janet Van Dyne para o seu corpo, quando Janet era ainda a esposa de Henry Pym, sendo esta mais uma manifestação louca de Ultron pelo seu criador. Com o tempo, os Avengers conseguiram retroceder o processo e Jocasta desenvolveu sentimentos próprios unindo-se ao grupo e deixando Ultron. Sacrificou-se pelos seus companheiros diversas vezes mas foi sempre reconstruída e recuperada ora por Pym ora por outros intervenientes. Recentemente integrou os planos de Pym para cuidar da sua Mansão Infinita que albergava a equipa conhecida como Mighty Avengers. Depois de mais um ataque ao seu criador, Ultron casou com Jocasta e Pym enviou-os para um planeta longínquo onde não poderá causar nenhum mal. Embora Jocasta esteja com Ultron, tem a capacidade de projectar a sua consciência em algumas das suas cópias na Terra, o que lhe permite continuar a servir os Avengers...
sábado, 24 de julho de 2010
PVC - Meet the Robinsons...
Em 2007 estreou por cá um filme da Disney que não agradou a toda a gente.
Meet the Robinsons alcançou algum exito de bilheteira e foi realmente visto por muita gente mas não foi particularmente famoso. Isso não foi nada demais pois em outros países a fama foi suficiente para ser criada merchandise à cerca do mesmo. Foi a ideia que teve a Bullyland que lançou para o mercado um conjunto de 5 figuras em PVC do filme. Sei que a Disney tem uma colecção excelente e exclusiva, que ainda não caiu nos meus baús e que desapareceu do mercado convencional.
No entanto aqui está a colecção da Bullyland que apareceu por volta de 2007 nos catálogos da marca...reparem nos belos detalhes e na primorosa escultura...
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Masters of the Universe Classics...Princess of Power...She-ra
Depois de mais de um mês de espera, eis que tenho finalmente a She-ra na minha coleção de MOTUC.
She-Ra: nome verdadeiro - Adora, da casa de Randor.
São novas informações sobre a história complexa que é o universo de "Masters of the Universe"
Linda de morrer, com detalhes fantásticos e escultura fora do comum (como sempre nesta colecção) She-ra vem assim dar mais luz à minha vitrina.
É a uma das figuras de Junho dos Classics e meus amigo vejam só estas fotos que estão aí em baixo. Suberba esta boneca!
Como era de esperar a caixa de She-ra trás também alguma informação nova que se pode complementar à biografia de Adora (que coloquei nos artigos do mês passado, para quem perdeu é só clicar nas etiquetas de MOTU e procurar um bocadito)
Ora, na caixa de She-ra vem a sequinte informação, que passo a traduzir:
She-Ra: nome verdadeiro - Adora, da casa de Randor.
Canalizando e combinando o poder no Universo e a sabedoria dos Elders de Eternia, Adora transforma-se em She-Ra, a mais poderosa mulher do universo. O seu poder não vem da força bruta mas da sua derradeira vontade e dos seus inteligentes poderes mágicos e habilidades curativas. Ela tem também o poder de falar telepáticamente com os animais. Como She-Ra e Adora, ajuda a liderar a Grande Rebelião de Etheria, contra os invasores da Horda. Mais tarde, Quando Hordak encontrou maneira de se escapar para Eternia, ele segui-o com alguns dos seus amigos e aliados. Uma vez lá, a Princesa do Poder juntou as suas forças aos renegados Masters of the Universe, que sem o seu Rei Randor, se tinham tornado párias na sua própria terra, lutando contra a nova tirania de Hordak!
São novas informações sobre a história complexa que é o universo de "Masters of the Universe"
Resta-me dizer que She-Ra vem com duas cabeças que se podem substituir, uma a com a coroa dos desenhos animados e outra com a coroa que vinha na boneca, quando foi lançada nos anos 80. Trás a sua espada do poder, um escudo e uma espécie de machado/pente que é uma acessório vintage que foi recuperado nesta nova coleção (que a meu ver não faz muito sentido pois esta She-Ra não tem cabelo que seja penteável)...
Últimas duas imagens cortesia He-Man Org.
Subscrever:
Mensagens (Atom)