sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Leituras do Best - DK The Masters of the Universe Book "The epic history of He-Man, She-Ra and the Masters of the Universe"...

Livros de Masters of the Universe!!
Esta é uma época em que vale muito a pena ser coleccionador de Masters of the Universe.
Os livros, as séries e principalmente os brinquedos, aparecem um pouco por todo o lado e nada como saber, conhecer e descobrir mais algumas coisas sobre esta linha de colecionismo que continua a influenciar milhões de coleccionadores, novos e velhos, por todo o mundo.


Recentemente e depois de lançados alguns livros que esmifram todo o "Universo" de Masters of the Universe, inclusive as próprias aventuras nos seus diversos formatos (animação, banda desenhada e livro ilustrado), a DK Publising, famosa editora americana conhecida por todo o mundo como uma das editoras de livros didáticos com mais sucesso dos nossos tempos, põe no mercado um livro sobre Masters of the Universe que aborda praticamente todos os aspectos desta linha.


Neste volume de capa dura, vamos encontrar a história resumida da linha e das colecções de figuras de acção associadas à mesma, assim como alguma das própria mitologia que rodeia tanto a criação destas figuras de acção, como a raiz história para algumas personagens, universo e não só!
O livro divide-se em 6 partes que nos fazem viajar por todo o processo criativo que levou ao que é hoje Masters of the Universe.
Em análise, este é um livro obrigatório e um guia rápido para aqueles que querem saber um pouco mais sem entrar em detalhes muito profundos.



O livro começa com uma introdução do autor Simon Beecroft e logo de seguida somos enviados para uma cronologia de acontecimentos relacionados com a linha e tudo que que aconteceu ao longo dos anos e que é deveras impressionante.
A primeira parte introduz as origens de Masters of the Universe, da criação por Mark Taylor aos protótipos das primeiras figuras e de todo o "problema" que a Mattel enfrentou ao tentar criar, nos primeiros dois anos da década de 1980 uma linha de brinquedos e figuras de acção para rapazes que fosse diferente de tudo o que teria surgido no mercado.



Logo nos é apresentado um arquivo fotográfico de figuras, veículos e playsets destes primeiros anos, assim como as primeiras histórias em banda desenhada.
Segue-se a segunda parte que é uma belíssima viagem pelo processo de animação destes heróis e e que vem com desenhos inéditos, células e esboços assim como processos e story boards nunca antes vistos, introduzindo ainda as principais personagens com uma breve biografia entre outras curiosidades Filmation.


A terceira parte é totalmente dedicada a She-Ra e aqui o processo é exatamente o mesmo só que mantendo o foco na irmã gémea de He-Man e na linha destinada a seguir para o gosto integral das meninas. Aqui apresentam-se também alguns desenhos inéditos da Princesa do poder e do processo criativo que levou às personagens desta nova colecção de figuras, merchandise e série de animação.


Depois estamos em 1987 e Masters of the Universe passa para o cinema num capitulo curto que vem profundamente ilustrado com concept art desse filme, agora um clássico, que foi Masters of the Universe e tendo em conta os atores, artistas e intervenientes. Com muita pena minha estão excluídos os desenhos de William Stout que, devido a provavelmente direitos de autor, não estão incluídos no artigo.


Um capitulo sobre publicações é merecido e, embora curto, dá uma ideia do que se fez na altura com estas personagens que fascinavam no ecrã e em papel assim como a passagem por grandes editoras do momento como a DC Comics, a Marvel, Ladybird, Golden Books e etc.


He-Man regressa nos anos 90 e esta parte do livro leva-nos para a linha New Adventures of He-Man, He-man and the Masters of the Universe 2002 e sua respetivas séries de animação, passando rapidamente para a colecção MOTU Classics, as novas histórias em banda desenhada e a nova e aprofundada mitologia que surge com estas novas linhas de brinquedos.


A ultima parte deste livro é um resumo rápido dos últimos anos.
A colecção Super 7, Origins, MOTU Revelation e He-Man and the Masters of the Universe CGI estão representadas e é aqui que o livro tem a primeira falha que, para mim é inexplicável.
Em todas as colecções de figuras de acção apresentadas aqui, existem 2 a 3 páginas com fotografias das figuras de acção e de alguns veículos e playsets. Neste último capitulo a colecção MOTU Origins e He-Man and the Masters of the Universe CGI são as únicas em que nem uma figura é apresentada.
No caso da série CGI compreende-se que, até à data da preparação deste livro, ainda não haviam figuras que fossem fotografáveis para compor o artigo mas, no caso da MOTU Origins não se compreende a ausência destas fotos.
O livro ficaria ainda mais enriquecido se incluísse outras linhas como a linha Funko Pop, Loyal Subjects, Mini Masters, Megablocks, entre outras derivadas. 
Compreendo que tenham dado destaque às figuras e linhas produzidas principalmente pela Mattel e associados diretos.


O livro termina abruptamente com um artigo e ilustrações fenomenais da série CGI e é só.
Não existe conclusão, despedida ou qualquer outra justificação ou sinal de continuação deste livro o que achei estranho da parte do autor, depois de uma introdução excelente.


No entanto este é um excelente volume, bem organizado e com muitas ilustrações inéditas e informação que até a mim me surpreendeu pela positiva, informação e originalidade.
Este é um volume em capa dura com 199 páginas sendo uma primeira edição de 2021 da DK Publishing.

Sem comentários: