Publicação em destaque

2º Sorteio My Best Toys Mistery Box - Deluxe edition...

A Mistery Box está de volta ao My Best Toys e desta vez é um artigo de luxo. O sistema de rifas é o mesmo e desta vez o artigo em que...

quinta-feira, 29 de março de 2018

Masters of the Universe Classics...Sssqueeze...

Os Snake Men sempre foram das personagens mais fascinantes de Masters of the Universe.
Principalmente porque nunca se soube muito sobre a sua origem, de onde vieram e como chegaram a Eternia.
O que se sabia dobre estes Snake Men, era o que vinha escrito na parte detrás dos backcards, das figuras vintage, lançadas nos anos 80.


Para aqueles que como eu, são muito curiosos sobre estes temas do mito que é hoje Masters of the Universe, fiquem a saber que só seu deu uma origem credível aos Snake Men com a série animada de 2002 e mais tarde nos mini comics da linha Masters of the Universe Classics, assim como nas suas biografias, onde nos vamos apercebendo da verdadeira origem destas criaturas Híbridas.
Segundo as mais antigas histórias de banda desenhada, os Snake Men são uma antiga raça conquistadores de planetas que veio para Eternia em busca de magia. Fizeram da Snake Mountain a sua base de operações e cedo foram banidos pelos Anciãos de Eternia para a Dimensão sem Nome, estando a principal entrada para este local tenebroso situada por debaixo da Snake Mountain, onde não envelheciam. Foram libertados por Skeletor, que conseguiu apenas libertar alguns deles. Atribui-se a construção da fortaleza de Snake Mountain e da lendária Viper Tower a estes antigos guerreiros serpentinos.

Snake Mountain concept art 1983 - Mattel

Outra fonte diz que os Snake Men foram os primordiais habitantes de Eternia e ajudados pelo Deus serpente conhecido como Serpos, conquistaram quase todo o planeta até que o Conselho dos Anciãos aprisionou Serpos em pedra. Esta é uma das explicações para a criação da Snake Mountain pelos seus seguidores. Mais tarde Hordak invade o planeta e luta contra King Hsss fazendo com que os Snake Men se escondam durante algum tempo. Derrotado pelo Rei Grayskull, Hordak é banido para a dimensão de Despondos e é nesta época que os Snake Men emergem dos seus esconderijos para espalhar novamente o caos em Eternia. No entanto são os Ancião que os derrotam novamente e desta vez, com a ajuda de Zodak, são banidos para um local, situado nas entranhas da Snake Mountain, conhecido apenas como o "Vazio". Séculos mais tarde é Kobra Khan, um descendente directo dos Snake Men que, enganando Skeletor, liberta King Hssss e alguns dos seus maiores guerreiros.

Snake Mountain - Série de animação 2002

Mais recentemente, nas linhas históricas que acompanharam as figuras Masters of the Universe Classics, revelou-se que os Snake Men foram criações de um mágico de Trolla, conhecido apenas como "The Unnamed One", que os criou recorrendo aos seus imensos poderes e os enviou para Eternia em busca de segredos e magia escondida. Nesta versão eles são derrotados por Orco, que consegue desfazer o feitiço antigo que os criou.

The Unnamed One - Masters of the Universe "The Fall of Eternia" Part 1

Em 2012 os Snake Men conhecem nova origem nas paginas da DC Comics quando são intitulados de "Os Primeiros" governantes de Eternia, que foram banidos para o Anel da Morte nas profundezas de Eternia e são libertados quando Teela se torna na nova Sorceress. Nestas aventuras os Snake Men aliam-se aos restantes Masters of the Universe para derrotar a ameaça de Hordak e dos seus exércitos conquistadores.

The Goddess - Masters of the Universe #12 Vol. 2 - DC Comics 2014

Esta pequena introdução serve apenas para introduzir mais uma das espectaculares figuras e personagens dos Snake Men. 
Sssqueeze é um dos principais aliados de King Hsss e uma personagem que nunca apareceu na série original da Filmation.
Aparece pela primeira vez  em 1983 nos famosos Mini Comics que vinham com as figuras vintage, nomeadamente no "Revenge of the Snake Men" onde também e referido como Tanglor e não como Sssqueeze.

Capa do Mini Comic de 1986 que vinha com a figura vintage

Esta figura da versão MOTUC vem com uma biografia que explica parte da sua misteriosa origem.
Conhecido principalmente como Sssqueeze, o seu nome verdadeiro é Schisszz Shazzz, um dos tenentes principais do exército de King Hsss. Foi aprisionado com a sua raça no Vazio até ser libertado por Kobra Khan. É conhecido por Sssqueeze por causa da sua particular habilidade de "Apertar" os seus inimigos. 


A principal particularidade desta figura são os seus braços longos e maleáveis. 
Os detalhes desta figura são muito bons e começando pelos braços que são totalmente cobertos por pequenas escamas.


A pintura é perfeita e a articulação é a normal sendo que os braços podem ser posicionados ou dobrados de várias maneiras, estendidos ou envolvendo figuras e objectos.
Não é uma figura com uma armadura impressionante nem com vestimentos fora do comum e é essa simplicidade que a torna numa grande figura.


Sssqueeze é um festival brutal de escamas, detalhe e mais detalhe.
Vem equipado com o deu estranho bastão de serpente, diferente dos normais bastões dos Snake Man e que, no meu entender, se trata de uma arma de raios ou uma espécie de lançador de dardos.


Sssqueeze é uma das maiores figuras "normais" de Masters of the Universe Classics, principalmente por causa dos seus longos braços.
A figura esteve no mercado em 2014 e foi vendida em exclusivo no extinto Matty Collector.
Se por alguma razão alguém, alguma vez teve em dúvida para comprar esta figura, penso que estas fotos mostram que é uma excelente aquisição.

Sem comentários: