quarta-feira, 24 de julho de 2024

Masters of the Universe Classics - Ultimate Filmation He-Man...

A época em que a Super 7 assumiu a responsabilidade pela colecção Masters of the Universe Classics trouxe-nos algumas das mais icónicas e perfeitas figuras desta linha.
Em 2018 os colecionadores já só conseguiam comprar figuras do He-Man em plataformas da internet e a preços nada convidativos.
Recordo-me de olhar para as minhas figuras da personagem e pensar na sorte que tive quando fiz todos aqueles preciosos contactos para as adquirir.
Mas a Super 7, que já tinha lançado no mercado uma figura Ultimate He-Man em 2016, teve a brilhante ideia de aproveitar a linha MOTUC Club Grayskull para oferecer aos fãs outro Ultimate.
Desta vez um He-Man com design Filmation para ir de encontro às figuras que saíam para o mercado com esse aspecto simples da série animada.
Mas isto não era novidade pois a Mattel, em 2015 já tinha posto no mercado o He-Man 2.0, que tenho na minha colecção e a Super 7 queria ter também um He-Man com a sua marca.
Assim aparece esta que foi a última figura de He-Man produzida na linha Masters of the Universe Classics.

Ultimate Filmation He-Man no blister original

Sendo uma figura igual no molde do He-Man 2.0 seria esperado que não houvesse grande novidade para os ávidos colecionadores.
No entanto a Super 7, com experiência de produzir tão celebres variantes, inclui nesta Ultimate Filmation He-Man um conjunto de extras que vão valorizar em muito uma aquisição que poderia ser mais do mesmo!


Este é um He-Man ligeiramente diferente da versão Club Grayskull da Mattel.
A articulação segue os mesmos parâmetros da versão anterior, com grande diferença nas articulações dos pés.
É feito num material mais rígido (característica da produção Super 7) apresentando uma cor mais pálida e brilhante.


Outra das grandes diferenças está nos acessórios.
A Espada Filmation (ou tipo Filmation!) está lá, o local para a armazenar atrás das costas, está lá e até o machado, mas desta vez o He-Man vem com um escudo e um conjunto de cabeças extra para o transformar noutra personagem e para lhe dar outro aspecto que estava em falta e que, a meu ver, era essencial!



O escudo é enorme, em comparação a outras versões e feito para a defesa do Homem mais Poderoso do Universo!
O design segue o já familiar escudo a que estamos habituados nas figuras de acção, implementando-lhe um aspecto Filmation tendo em conta que o escudo aparece apenas uma vez na série original (vejam por favor o episódio 5 "The She-Demon of Phantos"), embora aqui apresente o fundo vermelho característico das figuras.

Adam com a versão mais simples do famoso escudo no episódio "She-Demon of Phantos"

As cabeças extra, como escrevi mais acima, podem transformar este He-Man noutra personagem que, até então, nunca tinha sequer sido considerada para esta linha Masters of the Unverse Classics.
Para perceber uma destas cabeças extra teremos de ver os episódios "The Shapping Staff" e "Desappearing Act". 

Faker no episódio "The Shapping Staff"

No primeiro destes episódios aparece, pela primeira e única vez, a personagem conhecida hoje como Faker, um He-Man de olhos brilhantes que é uma cópia robótica fabricada por Skeletor para enganar a Sorceress.


Outra das cabeças extra refere-se ao episódio seguinte e é, nada mais do que o falso Adam que Man-At-Arms concebe para enganar Skeletor.
Uma cabeça descarnada e que mostra os mecanismos interiores desta falso Adam que acaba por dar algum trabalho a Man-At-Arms.

Robô descarnado de Man-At-Arms no episódio "Desappearing Act"


Penso que nesta versão poderia ser uma peça ainda mais detalhada mas tendo em conta o design Filmation, o objectivo foi conseguido.
A ultima cabeça extra é o He-Man/Adam a rir.
Quantas vezes vimos esta expressão nos diversos episódios?
Penso que é um dos mais interessantes extras desta versão Ultimate Filmation.


Com esta excelente aquisição temos então a possibilidade de ter 4 "He-Mans" diferentes e para que teve a sorte de conseguir 4 figuras destas, tem excelentes variantes na sua colecção!
A figura vem ainda acompanhada por um pequeno cartão, a servir de mini comic, com um desenho de He-Man (arte de Axel Giménez e cores de Val Staples), que tem escrito "By the Power of Grayskull" e que vem com uma nova biografia com a assinatura do sábio Scrollos.


Este é um daqueles tesouros MOTU.
Uma daquelas figura incontornáveis que, como tantas outras vão engrandecendo as nossas colecções.
O desafio de encontrá-las depois de alguns anos é sempre grande mas lá vão aparecendo, mesmo que os preços não sejam os desejados.

Em comparação, versão Mattel da esquerda, Super 7 da direita.